quarta-feira, 31 de julho de 2013

Resenha do livro: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne;

     Hoje concluí a leitura de um livro não muito extenso, mas que traz mais lições e reflexões do que muitos livros que são o dobro ou o triplo de seu tamanho. O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne é um daqueles livros que nos emociona pela sua simplicidade e pela inocência de seu personagem principal, é um livro simplesmente maravilhoso!
     O livro conta a história do menino Bruno que tem apenas 9 anos e mora em uma grande e bonita casa em Berlim, e possui quatro melhores amigos: Karl, Daniel e Martin. Até que certo dia, sem o menino compreender exatamente o porquê, sua família se muda para uma nova casa, muito menor, mais feia e num lugar desolado, onde ele fica longe de seus amigos e de sua avó e onde não tem absolutamente ninguém com quem possa brincar.
     Em sua visão infantil, ele não conseguia compreender os motivos de terem para a família estar ali e seus dias são enfadonhos e a única coisa que ele quer é voltar a Berlim. Até que certo dia, através da janela, ele avista algo muito estranho: centenas de pessoas juntas numa espécie de acampamento e mais estranho ainda, vestindo pijamas listrados. O menino fica curioso e certo dia quando sai para explorar, ele se aproxima da cerca e faz uma descoberta inédita, como mostra esse trecho do livro: 
"(...) prossegui em minha busca, pois havia visto uma mancha do outro lado da cerca, achei que era uma miragem mais não desisti, fui me aproximando e aquilo foi tomando forma, essa forma se transformou em um vulto, que se transformou em um menino."

     E é dessa forma que Bruno conhece seu melhor amigo para a vida toda, o menino Shmuel. Daí para a frente, os dois se tornam grandes amigos e se veem sempre que podem, mesmo tendo sempre a enorme cerca entre eles. A amizade de ambos é pura e bela, de uma simplicidade incrível.
     Mas o que mais nos toca profundamente nesse livro é a simplicidade com que Bruno tenta compreender as coisas à sua volta e tudo aquilo acontece com ele em sua vida, sem nem mesmo imaginar a terrível realidade que o cerca. Vale muito a pena ler esse livro, recomendo-o sem dúvida alguma e até para quem já tinha visto o filme (como eu), o livro é sensacional, pois é de uma profundidade ainda maior do que a história apresentada no filme. A amizade de Bruno e Shmuel é um belo exemplo de uma amizade verdadeira que vêm diretamente dos corações inocentes de ambos.
Por Lerissa Kunzler.

4 comentários:

  1. Eu amei esse livro. É lindo como o autor descreve a amizade. :)
    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci o livro pelo filme, fui ler achando que eu choraria horrores mas como você disse, foi simples e inocente, por isso mesmo me tocou tanto. Depois desse livro eu fiquei com vontade de ler os outros livros do autor.

    Bjs, Milla

    ResponderExcluir
  3. Não li esse livro ainda por medo de chorar, muitos falam que choraram litros haha E livros assim me deixam com uma baita ressaca literária. Mas tenho muito curiosidade em lê-lo, espero que um dia consigo!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha ;)
    Seguindo o blog!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...