domingo, 20 de setembro de 2015

Trecho de "Iracema", de José de Alencar

"Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque  como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
[...] Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
[...]  Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.
[...] O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara."
p. 12-13-14

2 comentários:

  1. Olá.... bem legal colocar trechos de livros clássicos, apesar de não lê-los mais confesso que ele fizeram parte de minha adolescência e eu os li demais... gosto muito de Iracema... essa parte em si da leitura... com essa bela descrição, dá vontade de voltar no tempo... Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que você gostou!! xD
      Ultimamente ando descobrindo tesouros entre os clássicos e Iracema é um deles! É um livro belíssimo, não tive como não compartilhar este trecho :D
      Eu também gosto muito!! xD
      Obrigada pela visita!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...