domingo, 9 de agosto de 2015

Poema: Além da Imaginação, de Ulisses Tavares

E aí pessoal, como estão?! Espero que estejam bem! Lembrem que tem um sorteio muito bacana rolando no blog e você pode participar (e, obviamente, ganhar, está muito fácil) então CONFIRA AQUI! As regras são extremamente simples, basta apenas estar seguindo o blog e curtindo a página no Facebook. O resto são todas chances extras. Não fique de fora!

Hoje, então, eu trouxe uma poesia muito linda para compartilhar com vocês, é uma poesia que reflete sobre a realidade do mundo em que vivemos, de uma maneira delicada e simples. A poesia foi retirada do livro Viva a poesia viva!, de Ulisses Tavares. Por sinal, este é um ótimo livro para quem gosta de poesias e até para quem não gosta, pois é aquele tipo de livro que faz com que você passe a ver a poesia de outra forma e a gostar dela como nunca gostou antes.
O livro é recheado de ótimos poemas, a maioria deles bem curtinhos e alguns até bem engraçados, o que torna impossível não gostar. E o melhor é que os poemas falam das coisas com profundidade, embora de maneira muito simples. Um exemplo? Então vem conferir o poema de hoje!


Além da Imaginação
poema de Ulisses Tavares
Tem gente passando fome.
E não é a fome que você imagina
entre uma refeição e outra.
Tem gente sentindo frio.
E não é o frio que você imagina
entre o chuveiro e a toalha.
Tem gente muito doente.
E não é a doença que você imagina
entre a receita e a aspirina.
Tem gente sem esperança.
E não é o desalento que você imagina
entre o pesadelo e o despertar.
Tem gente pelos cantos.
E não são os cantos que você imagina
entre o passeio e a casa.
Tem gente sem dinheiro.
E não é a falta que você imagina
entre o presente e a mesada.
Tem gente pedindo ajuda.
E não aquela que você imagina
entre a escola e a novela.
Tem gente que existe e parece
imaginação.

Encontrei também este vídeo abaixo com o mesmo poema, ilustrado por uma série de imagens, além de trazer consigo algumas frases e dados que se relacionam com o poema.

     Este é, sem dúvidas, um poema lindo e, ao mesmo tempo, carregado de tristeza, pois nos faz pensar na realidade de muitas pessoas que estão ao redor, embora, muitas vezes, não as vemos. Com a vida que geralmente levamos, não temos do que reclamar e não somos capazes de imaginar realidades como essa. Será que sabemos ver ao próximo? Ajudar a quem precisa?
    O poema tamém nos faz pensar nas desigualdades e nos problemas sociais que existem em nossa sociedade e que ferem a dignidade humana. Vivemos tantas vezes fechados em nosso próprio mundinho, que realmente parece que realidades como estas são apenas imaginação. Mas não são e é importante que tomemos consciência disso e que passemos a fazer o possível, mesmo em pequenas atitudes, para fazer a diferença no que estiver a nosso alcance.
     É a reflexão que deixo para hoje, por meio deste lindo poema. O autor o escreveu com uma linguagem simples, assim como em todos os seus poemas, porém, suas palavras são carregadas de uma profundidade marcante.
     Um belo poema para refletirmos, pensarmos na vida e mudarmos nosso pensamento, nos afastando da indiferença infelizmente tão comum nos dias atuais.
Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Estudei sobre esse poema se não me engano no ano passado na escola, é um poema lindo e triste msm :/ faz você refletir bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lindo poema mesmo e é ótimo para ser trabalhado na escola!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...