sábado, 23 de novembro de 2013

Pegue Suas Pipocas: Escritores da Liberdade.

     Hoje a nossa dica de filme é muito especial. É sobre uma história extraordinária e muito tocante, bem daquelas que nos deixam a refletir por horas a fio depois que o assistimos. O filme mostra um pouco sobre a dura realidade de muitos jovens, que enfrentam diariamente a muitos problemas, como desigualdades, injustiças e preconceitos. Além disso, é também uma grande motivação para sermos diferentes, corajosos para mudar aquilo que não está bom ou correto e jamais nos conformarmos com as injustiças.
     Seria difícil encontrar apenas uma palavra para descrever o filme, mas se fosse necessário a palavra seria: inspirador!

     Basicamente, o filme mostra a história de uma professora novata, chamada Erin Grunwell, que começa a lecionar para uma turma em que a violência é algo comum, inclusive entre eles mesmos. Alguns estão até mesmo envolvidos em gangues, eles não tem vontade nenhuma de estudar ou aprender algo e enfrentam problemas dos mais variados. Inicialmente, Erin sente-se perdida e até mesmo um pouco apavorada, por não saber como agir, pois os alunos a detestam visivelmente.
     Mas ela busca por alternativas inovadoras e métodos criativos para incentivá-los e por fim, acaba conseguindo uma transformação incrível e quase inacreditável, fazendo com que os jovens passem a acreditar em si mesmos e a enfrentarem seus problemas, respeitando aos seus próximos. Afinal, todos nós somos iguais.
     O filme é incrível e mostra o papel essencial que a educação possui na formação do caráter de um cidadão e como a criatividade e a motivação podem fazer a diferença, ou nas palavras do próprio filme, acender uma pequena luzinha.
     Mas sabe o que é mais incrível acerca desse filme? É que ele é inspirado em fatos reais (eu fui descobrir isso apenas no final do filme). O livro "O Diário dos Escritores da Liberdade" realmente existe (embora não possua tradução no português, ao que tudo indica) e essa história também é verdadeira. Ou seja, realmente existiu uma pessoa como Erin, que fez toda a diferença para vários jovens problemáticos. O que de certa forma nos motiva também a sermos diferentes, a buscarmos maneiras de mudar a realidade e jamais perdermos a esperança.
Por Lerissa Kunzler.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...