segunda-feira, 10 de março de 2014

Resenha do livro: Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks.

Um Porto Seguro

     Sétimo, mas não último livro de Nicholas Sparks que leio. As obras dele dividem minhas opiniões, algumas são ótimas, outras nem tanto; umas - ou praticamente todas - tocam o leitor e outras estão repletas de clichês. Há quem goste e há quem ache que são todos iguais.
     Sou uma leitora, que na vida toda sempre preferiu os livros aos filmes, por razões óbvias - os livros são muito mais completos e possuem alguns detalhes e sensações que as adaptações simplesmente não conseguem transmitir. Mas finalmente encontrei uma exceção - não que eu andasse procurando. Há algum tempo assisti o filme Um Porto Seguro, porque estava em dúvida se eu lia o livro ou não. Devo dizer que amei o filme e ele entrou facilmente para os meus favoritos, mesmo que contenha algumas mudanças pequenas em relação ao livro.
     Mas sobre o livro... vamos conferir?

Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
     A história - não se pode negar - é muito bonita e possui algumas surpresas que nos surpreendem. Katie é uma personagem admirável, por sua coragem e determinação, que a levam a fugir de seu passado terrível. O que ela não podia imaginar era que, ao chegar em Southport, encontraria muito mais do que jamais imaginara encontrar. Gostei bastante dos personagens, ou melhor, da forma como eles foram caracterizados - tem um certo personagem que simplesmente não tem como você simpatizar (se você ler ou já leu, irá entender), mas mesmo esse foi muito bem construído. Inclusive, a chegada desse em Southport foi tão bem escrita que parecia quase real.
     Vou confessar que o que estragou minha leitura foi mesmo ter visto o filme antes, porque então eu já sabia o que ia acontecer, mas ainda assim continuo preferindo o filme (inédito!!!! hahaha) - e talvez seja por esse motivo mesmo. Demorei uma série de dias para concluir a leitura e tive a impressão de que a história parecia se arrastar em certos pontos, tornando-se lenta. A cena final com Jo, por exemplo, no filme ficou impecável - quero ver você não se emocionar - mas já no livro, me pareceu um tanto deslocada, embora eu não consiga especificar o que faltou nisso.
     Este romance não é muito doce, bem ao contrário, possui uma boa dose de suspense e ação que tornam a história muito boa. Além disso, traz uma bonita lição sobre o amor, mostrando que, quando é verdadeiro mesmo, é capaz de vencer todo e qualquer obstáculo que possa surgir pelo caminho.
     Mas opiniões críticas à parte, recomendo a leitura para quem ainda não tiver visto o filme. O enredo foi bem planejado e fique atento, pois a história vai e volta - leia e você entenderá. E depois que você tiver lido, não perca a oportunidade de ver o filme (confira a dica, trailer e o que achei dele, aqui), pois a adaptação foi realmente fui bem feita e segue o livro quase fielmente - sempre há algumas mudanças, sejam elas pequenas ou não. Além disso, vale muito a pena conhecer a história, pois devem existir muitas realidades como essa nesse mundo.
     E vocês? Já leram e/ou viram o filme? Concordam com o que achei ou tiveram impressões e opiniões diferentes sobre a história? Ficarei contente em saber o que acham.
Por Lerissa Kunzler.

8 comentários:

  1. Um filme melhor que o livro? Necessito urgentemente haha
    Já gostei muito dos livros do Nicholas, hoje dei uma pausa nas ilusões hehe
    beijos!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu achei! hehehe Gostei muito do filme. Eu também, mas não consigo gostar de todos, até porque alguns são mesmo um pouco repetitivos.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  2. Muito legal, sempre vejo esse nas americanas quando vou lá dá uma olhadinha nos livros haha
    bom saber do que se trata, ele tá até barato mas nao vou comprar por causa da edição, muito feia, eles diminuíram o livro, um pecado! hueheuheu

    conheci seu blog pelo recado no skoob, vim aqui dar uma olhada e gostei. Já estou seguindo, sucesso!
    Abraços,
    blog Ananda Maciel ∞̕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, ruim isso né? hahaha Mas quando tiver a oportunidade, leia, talvez você goste da história - já que opiniões nem sempre são as mesmas entre as pessoas.
      Opa, então obrigada por vir conhecê-lo, valeu mesmo! Abraço. :D

      Excluir
  3. Eu nunca assisti o filme. Não consigo ler livro algum se eu assistir a adaptação cinematográfica antes.
    Estou com esse livro aqui em casa e será uma das minhas próximas leituras.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na maioria das vezes isso acaba acontecendo comigo também. Mas nem sempre. hehehe Então boa leitura para você!
      Valeu pela visita. :D

      Excluir
  4. Vi o filme e gostei bastante, pretendo ler um dia, mas acho que não tão cedo!


    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é ótimo! Baah, se eu tivesse esperado mais para ler o livro, acho que eu teria gostado mais. Acho que eu acabei imaginando ele de outra forma.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...