domingo, 23 de agosto de 2015

Playlist especial: Músicas Nativistas

Olá pessoal, como estão?? 
     Hoje resolvi diversificar um pouco nossa coletânea de playlists e, por isso, resolvi trazer esta playlist super especial!! Ela está recheada de belas músicas nativistas, escolhi dentre as melhores que conheço. Para quem não conhece o gênero, as músicas nativistas são músicas bem comuns aqui no Rio Grande do Sul, suas letras são carregadas de sentimento e de amor pela terra em que vivem e os seus elementos. Além do mais, em sua maioria, também costumam ser músicas mais lentas, feitas para serem ouvidas e apreciadas.
     Para muitos, pode ser um gênero totalmente novo e até estranho, mas, para quem é aqui do sul, é algo bem mais comum e é bem capaz que alguns de vocês gostem dessas músicas também!! Para quem não conhece, vale muito a pena conhecer, pois a cultura, seja ela qual for, sempre traz consigo uma riqueza sem igual e vem traçada de características únicas e maravilhosas, marcada pela história e pelo passado.
     Algumas delas não possuem só uma melodia bonita, mas vão muito além, trazem consigo letras lindas que nos fazem pensar e também refletir.
     Com certeza vale a pena conferir!!
     Espero que gostem!!

Desgarrados - Joca Martins


Essa música é belíssima em todos os sentidos, tanto pela letra, pela melodia e pela emoção que carrega. "Sopram ventos desgarrados, carregados de saudade; Viram copos, viram mundos, mas o que foi... nunca mais será" <3

No meu mate, os teus olhos - Os mateadores


Essa é uma das minhas favoritas, sem dúvida alguma. Ela fala exatamente daquilo que o nome da música já anuncia, fala do mate e fala da saudade. Parece que dá para a gente ver a pessoa sentada tomando seu mate e deixando as lembranças, as memórias e a saudade lhe inundarem... Belíssima! E nem vou comentar sobre a melodia, perfeita.

Pilares - Miro Saldanha



Mais uma música nativista simplesmente apaixonante... (eu trouxe esta na versão acústica, mas tem a original também, CONFIRA AQUI). Essa me traz uma emoção ao coração, um aperto no peito, lágrimas aos olhos e um sorriso no rosto, só assim consigo descrever minha sensação ao escutá-la e ao tocá-la então, nem se fala... Mas além de tudo, a letra dela é uma reflexão sem par; fala do mundo, da vida nos dias atuais, das coisas que tornam, muitas vezes, a vida difícil de ser vivida. Ela é uma música cantada para Deus, uma prece, como alguém que pede ajuda, que vê as coisas do mundo e busca pela melhor saída. Emocionante.
"Tentei falar do amor e do respeito
Do tempo em que se amava uma vez só
Disseram que eu revisse os meus conceitos
Pois tudo que está velho vira pó"


Mercedita - Os Serranos
 

Se essa música não fizesse parte da playlist, com certeza ela estaria inquestionavelmente incompleta. Como se pode notar ao ouvir, a letra é em espanhol, o que traz um pouco da riquíssima cultura gaúcha, já que em muito foi influenciada pelo castelhano dos países vizinhos, como neste caso, pelos argentinos. A música em questão também foi trilha sonora da minissérie A Casa das Sete Mulheres, produzida pela rede Globo.

Ave Sonora - João Chagas Leite
 

Um compositor e músico nativista que gosto muito é João Chagas Leite. As letras de suas músicas tem uma profundidade e uma delicadeza sem igual. Gosto principalmente das músicas Longa Jornada, Ave Sonora e Desassossegos. Esta última, por sinal, era a que eu teria trazido para a playlist por ser uma música belíssima em todos seus sentidos e que eu sempre apreciei muito, mas, para muitos, é motivo de saudade e tristeza e ela vem carregada lembranças, então decidi trocá-la por esta que eu trouxe, que eu também gosto muito, pois também é muito bonita e recheada com uma bela melodia.

______________________________________
Bem, espero que tenham gostado dessa playlist "diferente"! A cultura gaúcha, como tantas outras, é muito rica e cheia de encantos. Hoje, quem não conhecia, teve a oportunidade de perceber isto por meio das músicas, que com certeza não se resumem apenas a estas - inclusive, tem muitas outras que eu gostaria de ter acrescentado aqui. E quem já conhecia as músicas nativistas, teve oportunidade de desfrutá-las ou até de conhecer novas.
Espero que tenham gostado!
Em breve novidades na área das playlists!
Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Eu não conhecia mas confesso que ameii! como você falou que gostaria de ter acrescentado vários outros faz outro post heheh o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou!! xD
      Hahaha Posso fazer sim, obrigada pela sugestão!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...