sábado, 9 de agosto de 2014

Pegue Suas Pipocas: A Menina que Roubava Livros

     Ahh, a dica de filme hoje é sensacional! Apesar de dividir muitas opiniões (há quem tenha adorado o filme, enquanto outros não viram nada demais), é um filme fantástico. Para mim, um dos meus favoritos, sensacional!
     Trata-se da adaptação do livro de mesmo nome, do autor Markus Zusak. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhando a vida da pequena Liesel. Também aborda a questão dos judeus, da amizade, da descoberta da leitura, enfim... Vale a pena conferir! É um filme um tanto triste (um tanto demais, até), mas muito bem desenvolvido.
Título Original: The Book Thief (A Menina que Roubava Livros)
Duração: 131min
Dirigido por: Brian Percival
Atores principais: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse
Gênero: Drama/Guerra
Ano de lançamento: 2014
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade.
     Liesel é uma garota que sofre com as consequências da guerra. Em meio a tudo isso, da convivência com os pais adotivos e a falta que sente de sua mãe e seu falecido irmãozinho, ela descobre o encanto dos livros. É Hans, seu pai adotivo, quem a ensina a ler e a descobrir o encanto das novas palavras e o prazer da leitura. Além disso, Liesel convive com Rudy, seu melhor amigo e dentre eles surge uma bonita amizade.
     Certo dia, o jovem Max bate à porta deles pedindo ajuda. Os três o acolhem, porém, Max é judeu e se for descoberto, toda a família estará perdida. Em Max, Liesel descobre o irmão que perdera e ambos compartilham histórias e o amor aos livros.
"Se seus olhos falassem... o que diriam?"
     Mas o filme não é apenas isso. A questão dos judeus fugindo do governo alemão também está bastante presente e o filme deixa bem explícito os problemas que qualquer judeu poderia causar aos que estivessem próximos. Podemos acompanhar de primeira mão todo o sofrimento causado por uma guerra, o valor da amizade e a importância da família, além das maravilhas de uma boa leitura e do que uma boa história pode fazer. Confesso que adorei a forma como o filme começou e, para mim, a amizade entre Liesel e Rudy foi uma das coisas mais bonitas do filme.
     Li o livro de mesmo nome há mais de um ano e meio (muito antes de criar o NMW) e não lembrava completamente de todos os traços da história, o que fez com que alguns fatos da história voltassem a me surpreender. Por esse motivo também, não posso manifestar minha opinião exata quanto aos cortes e mudanças em relação ao enredo original, mas ao que pude ver, o filme foi muito bem conduzido e acabou se tornando um dos meus favoritos. Inclusive, a narração com a qual tem início o filme segue a linha do livro, deixando aquela espécie de mistério no ar, até que seja entendido por quem está assistindo.
     O filme possui uma ótima fotografia e, em minha humilde opinião, os atores não podiam ter sido melhor escolhidos. Tanto Rosa, Hans, Max, Rudy... estiveram incríveis - exatamente como eu os imaginava quando li o livro pela primeira vez. Aliás, não consigo imaginar atores melhores que Geoffrey Rush e Emily Watson para os papéis de Hans e Rosa. Mas a própria Liesel merece um destaque especial, pois sua atuação foi muito bem-feita, e a garota conseguiu passar a mesma emoção que a personagem do livro também transmite. A trilha sonora é encantadora, mas, como eu já disse, o que impressiona mesmo é a fotografia do filme.

     Enfim... é um filme emocionante e eu, inclusive, me vi chorando baldes quando o filme terminou. hahaha Vale muito a pena assisti-lo e o filme me deu ainda mais vontade de reler o livro (o que quero fazer ainda esse ano). Com certeza, um dos meus favoritos!
Por Lerissa Kunzler

21 comentários:

  1. Ei!
    Eu vi esse no cinema e adorei. Chorei feito boba. Ainda não li o livro, mas quero muuuito.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também chorei, mesmo conhecendo a história, o filme me pegou despreparada! hahaha
      Leia sim o livro, se gostou do filme, vai gostar ainda mais!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  2. Foi meio que o "primeiro" livro que li, me emocionei no final. Mas o filme, não foi essas "GRANDE" coisa, mas foi bom. É um filme emocionante, e adorei a atuação.

    XOXO
    http://nathlovebook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os livros sempre conseguem transmitir mais do que o filme!
      Mas eu gostei do filme também, muito emocionante.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Oi Lery,
    demorei muito para assistir a esse filme, o livro é um dos meus favoritos e tinha muito medo de estragarem a história quando adaptassem para as telonas, apesar de ter ficado muito diferente, e algumas coisinhas desnecessárias eu adorei o filme, que só assisti ontem na verdade, já li o livro duas vezes mas não chorei em nenhuma, já o filme conseguiu me arrancar algumas lágrimas...
    Grande abraço!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quando a gente gosta de um livro, dá esse medo da adaptação, não é?! hahaha
      Eu gostei do filme e aconteceu o mesmo comigo, o filme me fez chorar, mas o livro não.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Oi Lery!
    Super suspeita para falar desse filme/livro. Amei os dois, e chorei com os dois...rs
    Como você disse, é sensacional!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha É, eu também chorei - e também sou suspeita pra falar!
      Só o livro não me fez chorar, mas é que eu não sei porquê, nunca consigo chorar com o livro, enquanto que com o filme ocorre justamente o contrário. hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. "Peguem suas pipocas", adorei hahaha. Esse é um livro/filme realmente muito bom, tanto que foi um dos primeiros que me incentivou a conhecer melhor a literatura, mas quanto à filme/história, acho que nem chega aos pés por exemplo de O menino do pijama listrado, que ocorreu na mesma época

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha de "Atormentada", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para dar minha opinião, ambos são meus favoritos, tanto A Menina Que Roubava Livros, quanto O Menino do Pijama Listrado (e ambos me fizeram chorar hahaha)
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  6. Ei, tudo bem?
    Eu já li A menina que roubava livros umas duas vezes e um dos meus livros preferidos. Apesar disso eu ainda não tive coragem de assistir ao filme com medo de não gostar, mas espero que depois de assistir eu ache o filme tão sensacional quanto você achou.

    Bjs,
    Samira
    http://frappuccinoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é esse medo! hahaha
      Mas olha, pode assistir sim, foi uma ótima adaptação. Claro que, como toda adaptação, tem algumas pequenas mudanças aqui e ali, mas no geral, é realmente sensacional! :D
      Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  7. Eu concordo com você, a fotografia do filme é perfeita. Esperei muito tempo pela adaptação desse filme e superou minhas expectativas.

    http://tire-medotedio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superou as minhas também, tanto que se tornou um dos meus favoritos!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  8. Adorei demais o livro. Já o filme não me cativou tanto. Os atores foram magníficos, principalmente o Geofrey Rush. Estou me devendo fazer mais uma leitura. Gosto muito de reler os livros...

    Bjo,

    Nerito
    http://oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei os dois, mas faz um bom tempo desde que li o livro!
      Pretendo reler em breve, também adoro reler os livros, especialmente os que gosto. :D
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  9. O filme é maravilhoso mesmo! <3
    Eu também chorei no final, ainda mais porque ainda estava com aquela emoção acumulada, já que li o livro de novo antes de ver o filme! rs

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, se eu tivesse feito isso teria chorado ainda mais! hahaha
      Sem dúvidas, filme maravilhoso!
      Obrigada pela visita :D

      Excluir
  10. Ainda não vi o filme mas quero tanto! O livro também está me esperando na estante :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena conferir ambos, é uma visão diferente da Segunda Guerra Mundial e ainda contando com a descoberta dos livros, da leitura, enfim...
      Sou suspeita pra falar! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  11. Eu amei o livro mais ainda não conferi o filme. Acho que vou adiar mais um pouco parta vê-lo.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...