quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sobre o livro: A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken,
de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup.

Título: A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken
Autores: Jostein Gaarder, Klaus Hagerup
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Nº de Páginas: 180
Sinopse: Quando Nils e sua prima, Berit, voltam de férias, os dois decidem escrever um diário conjunto para manter contato, que seria mandado pelo correio sucessivamente, já que moram em cidades diferentes. Quando Nils vai comprar o livro, ele tem um estranho encontro com uma mulher que ambos conheceram nas férias, e que faz questão de ajudá-lo a escolher o diário certo. Intrigado, Nils começa a seguir a mulher e "furta" uma carta de sua caixa de correio que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa "biblioteca mágica". A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo - e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes.
    Ahh, adoro essa história! Eu li esse livro pela primeira vez há um bom tempo, e me diverti bastante pela forma dinâmica e entusiasmada com que é escrito. Agora, aproveitando que estou de férias, resolvi relê-lo. É um livro curto e leve e, certamente, qualquer pessoa que goste de livros irá adorá-lo. Por que, adivinhe só do que o livro fala? Sim, exatamente! De livros, ler, escrever, leitura... enfim, acho que já deu para sacar a ideia, não?!
     A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken narra a história de Nils e Berit, dois primos que resolvem escrever um para o outro, sempre contando as novidades que surgem em suas vidas. Porém, coisas estranhas começam a acontecer... Uma mulher misteriosa, um cara estranho de sorriso zombeteiro, uma biblioteca mágica... Nils e Berit logo se veem envolvidos em um mistério que, no entanto, estão bem dispostos a decifrar, bancando os detetives por entre muitas confusões.
     O livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira consiste em uma série de cartas trocadas entre os dois primos, Nils e Berit, acerca da misteriosa Bibbi Boken. A segunda parte é desenvolvida em forma de narração, em que todos os personagens se encontram e todo o mistério e as questões são então resolvidas e respondidas.
     A história é desenvolvida de forma que, enquanto lê, o leitor mal vê o tempo passar, envolto pela forma como a história vai se desenvolvendo, por meio de uma escrita bem-humorada. Além disso, o livro possui dois trechos belíssimos sobre os livros e a leitura (veja a postagem de domingo passado, não deixem de conferir!!!)

     Não há muito mais que dizer, apenas que é um livro curto e divertido, em que o leitor logo acaba se envolvendo nas aventuras e encrencas das duas crianças. Com certeza uma ótima dica de leitura para quem quer relaxar, ou que talvez procure ler algo mais leve entre uma leitura e outra. E, claro, é uma dica especialmente direcionada aos bons leitores. Vale a pena conferir!
Por Lerissa Kunzler

16 comentários:

  1. Oi Lerissa, tudo bem?
    Ah, eu nunca li esse livro, mas sua resenha fez com que eu ficasse com uma vontade enorme de lê-lo, a história parece ser ótima, bem leve e divertida, gosto de fugir um pouco dos suspenses policiais.
    Adorei seu blog e por sinal já estou seguindo!
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e vc??
      Pois é, o livro é exatamente assim, bem leve e divertido! Com certeza uma boa leitura para ler entre leituras mais densas para relaxar.
      Obrigada!! :D
      Que a força esteja com você também! hahaha

      Excluir
  2. Desconhecia esse livro, mas como adorei a sua resenha, certamente daria uma oportunidade para a leitura. Adorei a premissa da obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o conheci por acaso, mas foi uma ótima descoberta! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Olá Lerissa!
    Eu não conhecia esse livro, mas logo me interessei pelo fato de ser sobre uma biblioteca mágica. Adoro esse estilo de fantasia e mistério, pois é um livro infanto juvenil não é mesmo?
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é um livro infanto-juvenil que trata sobre aquilo que mais gostamos, os livros! hahaha É uma ótima leitura.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Oi Lery!
    Nossa, preciso ler isso.
    Obrigado pela dica, acabei de comprar o e-book ;)

    Abraços!
    literamusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, espero que goste!
      É uma ótima leitura, você vai se divertir bastante!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. Li O Mundo de Sophia do Jostein e curti, embora seja o livro que mais demorei pra terminar de ler na vida! Depois que fiquei sabendo desse livro, quis muito lê-lo, ele até chegou nas minhas mãos, mas acabei rejeitando-o por outro :( Agora sei que eu deveria ter lido, porque é mais que magnifico ler sobre livros. RsRs :D

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li O Mundo de Sofia ou, na verdade, tentei, mas fui demorando tanto que acabei desistindo! hahaha É que Filosofia não me atrai muito.
      É, é realmente ótimo ler livros sobre livros! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  6. Oi Lery!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante.
    Parece ser uma história bem gostosa de se ler!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br
    PS: Confira a resenha de Círculo de Fogo: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/09/resenha-circulo-de-fogo-elysanna-louzada.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma história bem leve e gostosa de se ler!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  7. Adoro esse livrinhos curtinhos e divertidos.
    Muito boa a sua resenha, ainda não o conhecia.
    Mas parece ser bem legal. Vou ver se consigo ler ele em breve.
    Beijos e seguindo
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então é bem provável que você goste desse! hahaha
      Obrigada, e valeu pela visita! :D

      Excluir
  8. Fala mais características da berit e do nils e não se esquece de falar do smiley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não me detive muito nos personagens, porque isso o próprio leitor já vai descobrindo no decorrer da leitura - e muitas vezes os leitores enxergam os personagens de maneira diferente.
      Então, me detive mais nas características da obra e em sua relevância para o cenário infanto-juvenil.
      Obrigada por sua visita!:D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...