terça-feira, 10 de março de 2015

AUTODIDATAS: 7 dicas para quem quiser aprender qualquer coisa sozinho(a)

    Ser autodidata é, sem dúvida alguma, um grande desafio para qualquer pessoa! Mas, afinal, o que vem a ser um "autodidata"? Para esclarecer qualquer dúvida de alguém que talvez nunca tenha ouvido falar nisso, um autodidata é alguém que busca adquirir conhecimentos por conta própria, alguém que pesquisa, que vai atrás por vontade própria com o objetivo de alcançar determinado aprendizado. Em outras palavras, alguém que aprende sozinho, sem ter um professor ou orientador.
     Tudo bem, mas como assim aprender sozinho, do nada? Para falar a verdade, um autodidata não aprende do nada, ele é apenas um indivíduo que busca pelo conhecimento por si mesmo, o que, obviamente, demanda muito esforço e muita vontade de aprender, pois o próprio indivíduo é quem vai atrás de tudo que precisa a fim de adquirir o aprendizado que deseja.
     Como também sou uma autodidata (em relação a diversos aprendizados que adquiri e venho adquirindo), venho hoje trazer uma série de dicas que considero de grande utilidade para qualquer pessoa que também seja, ou venha a ser, um autodidata. Mas não apenas para essas pessoas, essas dicas também servem para qualquer pessoa que esteja aprendendo algo, mas que queira ampliar seus conhecimentos buscando aprender mais por iniciativa própria. Lembrando que não são dicas muito específicas, mas que se encaixam no aprendizado de qualquer nova habilidade. Vem conferir as dicas!!

     Apenas para trazer alguns exemplos próprios, antes de apresentar as dicas... Eu, na verdade, sou também uma autodidata - e de diversas coisas. Por exemplo, do inglês. Estudo inglês há 3 anos, por conta própria (desde que decidi que iria fazer Letras e soube que iria aprender uma língua estrangeira). Obviamente, não sei tudo da Língua Inglesa (e há alguém que sabe?!), mas já tenho um bom domínio e grande facilidade com o idioma, conseguindo, inclusive, ler livros em inglês, sem qualquer ferramente de tradução como auxílio, e também falar fluentemente. Agora, também estou fazendo faculdade de inglês para aperfeiçoar ainda mais o conhecimento que já tenho. Além disso, quero dar início (na verdade, já dei) ao meu estudo como autodidata da estrutura da belíssima língua alemã e, após, do espanhol (do qual também pretendo fazer faculdade).
     Outra coisa em que sou autodidata, para exemplificar também, é com o violão. Meu irmão fez curso de violão e aprendeu a tocar - também há uns 3 anos. Desde o início, me interessei pelo instrumento e comecei a observar tudo atentamente e, depois, comecei a tentar minhas primeiras notas. Quando comecei a entender como aquele instrumento funcionava, tudo se tornou muito mais fácil. Comecei a praticar por conta própria, a esclarecer eventuais dúvidas com meu irmão e a buscar por vídeo aulas e, principalmente, a observar tudo o que podia em relação ao instrumento quando via profissionais tocando.
     Um último exemplo baseado em minha experiência: até mesmo para o Enem (há dois anos atrás) eu estudei por conta própria durante um ano, sem buscar por cursinhos e coisas semelhantes. Fui autodidata em relação a isso e o resultado de meu esforço foi que consegui o 1º lugar para uma bolsa 100% para a faculdade que eu queria.
     Destaco que, com isso, não estou pedindo por elogios ou apenas querendo me vangloriar, nada disso, estou apenas dando exemplos baseados em minha própria experiência e mostrando com isso que qualquer pessoa pode se tornar um autodidata e ampliar seus conhecimentos, buscando alcançar seus objetivos, sejam eles passar no vestibular, aprender a tocar um instrumento, ou qualquer outra nova habilidade.
     Qualquer pessoa pode ser um autodidata de sucesso, até mesmo quem já possui certo conhecimento de algo, seja uma língua estrangeira, um instrumento, habilidades com canto, dança, artesanato, enfim... As possibilidades são inúmeras e ilimitadas... Basta querer aprender! E, aliás, tem algo melhor do que aprender coisas novas?! xD
     Então, explicações e justificativas dadas, vamos as dicas!!

1. Dedicação e esforço

É essencial, para quem é ou busca ser um autodidata, possuir muito esforço e dedicação para que não desista no percurso do aprendizado. É claro que, como em qualquer outro aprendizado que se inicia do zero, o início pode parecer assustador e, até mesmo, parecer de certa forma impossível. Então aí entra a importância de não desistir de maneira alguma e, por mais que o início possa ser duro, seguir em frente, pois a dedicação e o esforço acabam vencendo.
Um exemplo, é com qualquer língua estrangeira. Quando o indivíduo nunca teve grande contato com a língua, seja ela qual for, o início do aprendizado é tremendamente complicado e, muitas vezes, dá vontade de desistir. Mas para quem segue em frente e continua se esforçando, por fim começa a entender como funciona a estrutura daquele determinado idioma e, a partir daí, tudo torna-se mais fácil.

2. Aproximar-se o tanto quanto possível do que se quer aprender

Não adianta, de maneira alguma, querer aprender a tocar violino, por exemplo, se você nunca viu alguém tocando. Ou, querer aprender um novo tipo de dança, se você não tenta dançar também. Daí surge a importância de estar próximo daquilo que se quer aprender. Aproxime-se de tudo aquilo que tiver a ver com o seu aprendizado. Quer aprender a tocar violino, por exemplo? Veja vídeos de pessoas tocando, acostume-se ao som, enfim... Quer aprender a dançar? Observe pessoas dançando, note os movimentos, os passos, a maneira como se desenvolve... 
Observar... Em qualquer aprendizado, este é outro passo importante. Ao observar profissionais ou pessoas que já possuem um domínio daquilo que você deseja aprender, você acaba percebendo algumas coisas e nestas se incluem até mesmo os "truques" que facilitam o aprendizado para quem está começando. Um exemplo? Quando se estuda inglês e você passa a ouvir (seja em músicas, filmes ou séries) nativos falando a língua, você passa a perceber maneiras mais fáceis de pronunciar (um exemplo muito simples, o I am = I'm; ou o Nice to meet you too, que ao ser pronunciado acaba juntando o meet com o you).

3. Busca de conteúdo por iniciativa própria

Qualquer autodidata deve ser bom (ou tornar-se bom) nisso. Um autodidata (ou também qualquer estudante), quando está adquirindo determinado conhecimento, deve buscar por novas informações o máximo que puder e, além disso, questionar e buscar entender aquilo que está aprendendo.
Por que se deve fazer algo de determinada maneira e não de outra? Por que isso se chama assim? Qual a diferença deste para aquele? Dá para fazer dessa maneira? São algumas questões que o autodidata pode levantar e buscar esclarecer no decorrer de seu aprendizado.
Os livros, a internet, o youtube, vídeo aulas, tutoriais, dicas... Estes são alguns exemplos de lugares e maneiras onde você pode buscar por informações. A internet, hoje em dia, é uma ferramente de mil utilidades e que, quando você sabe onde e como buscar o que precisa, acaba sendo extremamente importante na busca de qualquer pesquisa ou conhecimento. Existe alguma "enciclopédia" mais ampla e repleta de informações do que a própria internet?
Mas é claro que, você deve buscar por boas fontes, pois além das boas informações, a internet muitas vezes pode trazer informações sem fundamento.

4. A humildade de admitir não saber

Quando estamos aprendendo algo, seja o que for, é comum cometermos erros ou até mesmo não sabermos algo que eventualmente alguém pode nos pedir. É importante termos a humildade de saber reconhecer nossos erros e, principalmente de aceitar ajudas e conselhos de alguém que já passou por isso ou que já tem um domínio melhor daquilo que buscamos aprender. Também não devemos ter medo de errar, pois aquele velho ditado clichê que diz "é errando que se aprende" está mais certo do que podemos imaginar.

5. Esclarecer todas as dúvidas

Esta é uma dica essencial! Não adianta querer aprender seja lá o que for, se você guarda suas dúvidas consigo e não busca esclarecê-las. Isso vale não apenas para os autodidatas, mas para qualquer um que esteja estudando qualquer coisa. Não tenha medo de perguntar, de questionar, de pedir por explicações, apenas não guarde quaisquer dúvidas consigo.

6. Praticar (e muito)!

Gosto de afirmar que praticar é, de forma geral, o segredo do aprendizado de qualquer nova habilidade. Quando se pratica, se afirma o que já se aprendeu e o aprendizado se desenvolve, possibilitando uma maior facilidade com o que se está aprendendo. Por exemplo, não há como aprender a pronúncia de qualquer língua apenas ouvindo ou escrevendo, é preciso que o autodidata também pronuncie, treine a própria fala, a fim de alcançar uma boa pronúncia.
O mesmo se dá com instrumentos musicais, com danças, confecções artesanais, enfim... Quanto mais você treinar e pôr em prática aquilo que está aprendendo, mais facilidade você vai ter em aprender o que virá em seguida, irá fixar melhor aquilo que já aprendeu e irá adquirir uma boa prática e, consequentemente, uma certa facilidade com aquilo que você aprender. Um segredo para isso é a imitação. Se você imitar a pronúncia de um nativo de determinada língua ou se você quiser aprender uma dança e começar a imitar os passos de um profissional, por exemplo, você aos poucos irá desenvolvendo suas próprias habilidades e novos conhecimentos. Não é à toa que a maior parte do que aprendemos quando crianças vem por meio da imitação.

7. O aprendizado nunca tem fim

É importante ter em mente que nunca se aprende determinada coisa em sua totalidade. Você pode conseguir um bom domínio, alcançar boas habilidades e ter muita prática e até um grande conhecimento naquilo que busca aprender, mas sempre haverá algo novo. Ninguém conhece por completo uma língua, por mais que a fale pela vida toda; ninguém domina por completo algum instrumento, sempre há algo novo para acrescentar; e também ninguém conhece uma arte em sua totalidade, pois há sempre novas técnicas surgindo. Desse modo, o aprendizado na verdade nunca tem fim, pois a todo momento você pode descobrir coisas novas e se aperfeiçoar mais e mais. E, afinal, qualquer novo aprendizado é sempre bem-vindo.

______________________________________

Bem, essas são algumas dicas que formulei, baseando-me em minhas próprias experiências, e espero pode auxiliar outros autodidatas, especialmente os iniciantes. Obviamente, as dicas não se encerram apenas nestas, com certeza existem muitas outras que podem ajudar a quem encara o grande (e recompensador) desafio de ser autodidata. Talvez, inclusive, surjam outros posts em breve aqui no NMW, trazendo novas dicas - não apenas sobre ser um autodidata - mas também sobre dicas acerca dos aprendizados específicos, como o estudo para o Enem e vestibulares, o aprendizado de uma nova língua, de um instrumentos, de artes manuais, enfim...
Qualquer sugestão e comentário é bem-vindo!
Ficarei contente em saber o que acharam. Até breve.
Por Lerissa Kunzler

7 comentários:

  1. Oi Lery!
    Que legal suas dicas, assim como você aprendi a tocar violão sozinho, sem frequentar aulas, mas acabei deixando o instrumento de lado, aí já viu; abandone o instrumento por 3 meses e ele te abandona por três anos kkk.
    Estou pensando em começar a estudar o Francês e vou me guiar pelas suas dicas.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paulo, amei sua frase: "Abandone o instrumento por 3 meses e ele te abandona por três anos"
      kkkkk Aconteceu comigo também! Parar de praticar e parei de aprender.

      Vou começar a aprender o francês por conta própria também. Boa sorte para nós!
      Beijos.

      Blog Imperfeição Literária

      Excluir
  2. Eu gosto de ser autodidata, e uso isso principalmente com o Inglês. Depois que saí da escola, e até antes, eu praticava muito em casa, eu não estou nem perto de onde quero chegar, mas continuo, até porque, é algo que eu gosto. Também tentei aprender html, css, e java, para programar meu blog, não surtiu muito efeito (risos), mas estou no caminho. Tem diversas coisas que eu pratico sozinha, e até prefiro assim, sempre fui um pouco disso. Na escola, não era muito de fazer exercícios e tudo mais, gostava de chegar em casa e me enterrar nos livros e aprender ao máximo sozinha. Eu adorei as dicas e a ideia do post.
    Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  3. Oi Lery,
    Adorei as dicas, também pretendo fazer Letras, mas diferente de você eu ando procrastinando bastante, vou seguir suas dicas para aprimorar meu inglês (que é extremamente fraco)
    Grande abraço!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  4. Hey, Lerissa!

    Amei seu post com as dicas!
    Eu adoro estudar e aprender coisas novas, o que me falta mesmo é um pouco de disciplina. No entanto, este ano eu estou com a ideia firme de estudar italiano sozinha. Quero muito aprender e estou determinada!
    Vamos ver no que vai dar.

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Lerissa,

    Muuito obrigada pelas dicas. Amei cada uma e parabéns por conseguir e nunca parar de querer aprender. Desistir é a coisa mais fácil de se fazer quando está aprendendo por conta própria, mas ir até o final (se é que ele existe) é o caminho mais difícil mas com os melhores resultados.

    Beijos blogueira!
    Blog Imperfeição Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a aprender a desenhar assim. Mas com o tempo fui deixando de lado.
    Preciso trabalhar mais minha dedicação e praticar mais.
    Gostei bastante do post, acho que vou tentar novamente.

    Beijos.

    Ana - http://okaygrandesobsessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...