domingo, 12 de abril de 2015

Ouvir... Saber ouvir...


"Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência... sempre."
- Hermann Hesse.

 Ouvir... Será que alguma vez já paramos para pensar, fosse por uns minutos apenas, na importância que possui essa simples ação? Quantas são as pessoas de nossa realidade, crianças, jovens, adultos e velhos, que gostariam apenas de ter alguém com quem conversar, nem que fosse para trocar apenas poucas palavras, uma única palavra amiga?!
     Desde crianças, somos acostumados à nossa própria realidade, à nossa própria maneira de ver o mundo e, conforme vamos crescendo, vamos nos deparando com novas realidades, com coisas completamente diferentes daquilo a que estamos acostumados. Porém, muitas vezes estamos tão fechados em nosso "próprio mundo" que não nos damos conta de que as pessoas que estão ali, ao nosso lado, precisam de nós. E precisam muito mais do que podemos imaginar.
     Paremos nós para pensar um pouco em nossa vida, em nós mesmos e nossas atitudes... Quando foi a última vez que tiramos um pouco de nosso tempo - que é muitas vezes curto - para ouvir alguém? Será que estamos ouvindo o que as pessoas estão querendo nos dizer? Será que estamos dialogando o suficiente com as pessoas com quem convivemos? Será que sabemos ouvir?
     Pode parecer uma coisa muito simples e até insignificante, mas com certeza não é. Ouvir e saber ouvir ao outro, ao próximo, é algo de uma importância tão fundamental que nem sempre somos capazes de imaginar. Se todo mundo tivesse alguém que o ouvisse no final de cada dia, que ouvisse seus problemas, seus medos, suas dores, seus sonhos... será que as coisas não seriam diferentes? Será que muitas realidades não seriam um pouco menos dolorosas?
     É importante pensar nisso. É fato inquestionável que todo ser humano precisa do outro, pois os seres humanos são seres de natureza sociável, não existem para viver sozinhos. Como seria se tivéssemos que enfrentar os problemas do mundo e não tivéssemos ninguém a quem recorrer em um momento de necessidade? Esta, infelizmente, é a realidade de muitos.
     E nós... Será que muitas vezes nós não estamos dando as costas a quem precisa de nós? Será que muitas vezes não estamos deixando de ouvir aquele que tem algo a nos dizer? Será que não estamos utilizando mais a boca do que os ouvidos?
    Ouvir. Ouvir não exige esforço, não tem prejuízo nem gasto algum, toma apenas um pouco de nosso tempo - e quantas vezes temos tempo sobrando para coisas desnecessárias!
 É comum acontecer das pessoas se perderem em meio à correria do dia-a-dia e acabarem "esquecendo" de algumas coisas tão importantes e significativas, como a atitude de ouvir.
     Que saibamos mudar nossas atitudes, que possamos sempre tirar alguns minutos de nosso tempo para ouvir às pessoas próximas a nós, especialmente aqueles que mais precisam.

Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Saber ouvir é uma arte e um dom que poucos tem.

    http://armazemdochef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, como minha mãe diz: Temos uma boca e dois ouvidos, devemos ouvir mais e falar menos! rs
    Abraços ^^

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...