sábado, 25 de abril de 2015

Resenha do livro: Crônica de uma Morte Anunciada,
de Gabriel García Márquez

     Galera, hoje trago para vocês a resenha de um livro fascinante! É uma história muito bem construída e interessante e, além disso, é o livro que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, então com certeza é um daqueles livros que vale a pena ler.
     O livro é composto em um esquema de "investigação", em que o narrador busca os que presenciaram os acontecimentos daquela época, buscando testemunhos, provas, palavras e respostas para aquele acontecimento terrível: a morte de Santiago.

Título: Crônica de uma morte anunciada
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Edição: 13
Ano: 1981
Nº de páginas: 177

Sinopse: «No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã». Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida.Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e “o espelho quebrado da memória” dos envolvidos?


     Um livro fascinante que vai, aos poucos, encaixando as peças de um acontecimento terrível, já anunciado no próprio nome do livro: a morte de Santiago Nasar. O livro, narrado do ponto de vista de um personagem observador, vai recolhendo vários testemunhos e informações, buscando encontrar respostas que esclareçam o nefasto acontecimento.
     "- Vamos matar Santiago Nasar!"
     Era isso que os irmãos Vicário espalhavam por onde estavam e à qualquer pessoa que encontrassem naquela manhã. Tinham um dever de honra para cumprir: Santiago Nasar deveria ser morto, pois comprometera a honra de Angela Vicário, irmã dos gêmeos Pedro e Pablo.
     A história se passa em um pequeno vilarejo, daqueles onde todos se conhecem. Santiago Nasar é o personagem central dessa narrativa fantástica e é um personagem que, mesmo após a leitura completa do livro, continua sendo misterioso para o leitor. Quem realmente seria Santiago Nasar?
     Desde o início, o leitor fica sabendo que ele será morto por Pedro e Pablo Vicário.
     Porém... Será que Santiago era realmente o culpado pelo fato da honra de Angela estar perdida e de ela ter sido devolvida à casa dos pais na mesma noite de seu casamento? E se fosse, será que ele andaria tranquilo e calmo pela cidade no dia seguinte?
     Quando amanhece, Santiago levanta cedo, tendo dormido pouco após a festança do casamento de Angela e Bayardo, e sai de casa. Aí então é que a parte mais intrigante da história começa. Um número enorme de pessoas sabia que Santiago Nasar seria morto naquele dia e os irmãos Vicário continuavam anunciando o fato para todos que quisessem ouvir. Por que então ninguém foi capaz de avisá-lo de sua morte iminente?
     A história é narrada por alguém que conheceu Santiago e que resolvera recolher testemunhos das pessoas que presenciaram os acontecimentos daquele dia, para a montagem da crônica. Inclusive, ele conversa com todas as pessoas que poderiam ter avisado Santiago - algumas que chegaram até mesmo a falar com ele, ou passaram ao seu lado - e as pessoas lhe explicam os motivos do porque não o fizeram.
     Alguns, que o viram caminhando sereno e tranquilo, deram por certo que já estava tudo resolvido e não o avisaram. Outros, diziam que em uma questão de honra ninguém tem o direito de se meter, e não o avisaram. Outros tinham seus motivos particulares contra Santiago, ou se esqueciam que tinham de avisá-lo, ou tentavam, mas não conseguiam. Outros correm quando já é tarde demais.
     O fato mais absurdo é que, a certa altura, quando todos naquele lugar já sabiam e veem Santiago passando pela praça, não são capazes de correr até ele e avisá-lo. Os gêmeos, Pedro e Pablo Vicário conheciam Santiago desde a infância e haviam até mesmo sido amigos. Os dois anunciavam de forma explícita a morte de Santiago, com o único e simples objetivo de querer que alguém os impedisse ou que simplesmente avisasse Santiago Nasar. Mas ninguém fizera isso.
     Nunca houve uma morte tão anunciada.
Por Lerissa Kunzler

3 comentários:

  1. Oi Lery,
    Nunca li nada do Gabo (e já me acho íntimo o suficiente para chamá-lo assim), tenho Cem Anos de Solidão aqui mas ainda não me permiti lê-lo...
    Fiquei interessado nesse aí também, já vai entrar para a minha lista também...

    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    PS¹: Não sei se já avisei, mas te indiquei pra uma TAG

    PS²: Tá rolando sorteio da saga A Era de Ultron lá no blog, s estiver interessada :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O blog Armazém do Chef traz para os seus leitores e seguidores, mais um sorteio. Dessa vez, o livro sorteado será Culinária Chinesa - deliciosas receitas de sopas, legumes, carnes, frutos do mar, macarrão e sobremesas. E pra participar é fácil, click no link, leia o regulamento, preenche o formulário e pronto.
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/04/sorteio-culinaria-chinesa.html

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Gabriel, Lerissa, mas achei bem legal sua resenha.
    De repente eu leio algum dia desses.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...