Título: O Tempo entre Costuras
Autor: María Dueñas
Editora: Planeta do Brasil
Edição: 1
Ano: 2010
Nº de páginas: 480
Sinopse: Poucos meses antes da guerra eclodir na Espanha, Sira troca sua pacata rotina em Madri pelo desconhecido Marrocos, seguindo uma avassaladora paixão. Ela e seu amado Ramiro, um aventureiro em busca de dinheiro, vivem momentos de romance, glamour e futilidade. Mas o sonho vivido por ela acaba quando, de uma hora para outra, é abandonada.Sira Quiroga é a encantadora costureira que protagoniza esta aventura. Um dia, Sira se apaixona loucamente e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Porém, se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos.
Avaliação do NMW:
Conhecendo a história...
Este foi o livro mais longo que li em 2015 e também a leitura que eu levei mais tempo para concluir, embora esse fato não tenha nada a ver com a quantia de páginas que o livro possui. É uma história longa, pode-se dizer a "história de uma vida" e, por isso, acaba sendo, em momentos diferentes, lento, empolgante, divertido, romântico e até cheio de suspense. Mas é uma história que vale a pena ser lida, pois é a história de uma jovem forte, que venceu e superou todos os obstáculos que se puseram em seu caminho.
Sira Quiroga é, como já se disse, uma jovem forte, uma lutadora e O Tempo entre Costuras conta sua história, sua trajetória ao longo de uma mudança de vida repleta de percalços e problemas. No começo da história, Sira, uma moça da década de 30, é uma jovem inocente que vive com sua mãe em Madri, na Espanha. Sua mãe auxilia no trabalho do ateliê de costura de D. Manuela e Sira, ajudando em pequenas coisas, aprende um pouco também.
Tudo estava bem, até o dia em que um tal de Ramiro surge na vida dela. Sira, ainda inocente, logo cai nos encantos do aventureiro e este consegue convencê-la a deixar sua vidinha para trás. É então que Sira parte para Marrocos, terra africana, pouco antes da guerra dominar a Espanha. Ela deixa tudo para trás, sua mãe, seu antigo namorado e sua pequena vida e parte em direção a uma vida nova, cheia de luxo e glamour.
Porém, tudo logo acaba e a vida luminosa de Sira se escurece. Ela é abandonada por Ramiro, grávida e infeliz, roubada, sem eira, nem beira e sem conhecer nada nem ninguém. E, como se não bastasse, ainda é cobrada por uma tremenda dívida no hotel luxuoso em que vivia e também acaba perdendo o bebê. Mas Sira recebe uma nova chance, o delegado que a tinha sob custódia deixa-a na pensão de D. Candelária. Esta é uma comédia, uma ótima personagem e é quem tira Sira da lama.
"Um dos efeitos da paixão louca e obcecada é que anula os sentidos para perceber o que acontece à sua volta. Corta rente a sensibilidade, a capacidade da percepção. Obriga-nos a concentrar tanto a atenção em um ser único que nos isola do resto do universo, nos aprisiona em uma couraça e nos mantém à margem de outras realidades, mesmo que transcorram a dois palmos do seu nariz. [...] Por isso, tive de aprender a viver sozinha, a pensar em mim e a lutar para que o peso de sua ausência fosse se tornando, pouco a pouco, menos desolador. Como dizia o folheto das Academias Pitman, longo e escarpado são os caminhos da vida."
É D. Candelária quem descobre o talento que Sira tinha com a costura e, a partir disso, Sira começa a fazer pequenos trabalhos com costura e começa a se reerguer, empurrando suas mágoas para debaixo do tapete e deixando seu passado e suas dores para trás. Porém, D. Candelária tem planos maiores. Juntas as duas passam por um perigo grande e, por meio de um negócio obscuro, conseguem verba suficiente para o que têm em mente.
"E, então, aconteceu o inesperado. Nunca poderia ter imaginado que a sensação de ter de volta uma agulha nas mãos fosse tão gratificante. Aquelas colchas ásperas e aqueles lençóis de tecido grosseiro nada tinham a ver com as sedas e musselinas do ateliê de dona Manuela, e os remendos de suas imperfeições distavam do mundo dos pespontos delicados que em outros tempos eu fazia para as roupas das grandes senhoras de Madri. [...] Mas o movimento do punho era o mesmo, e a agulha voltava a correr veloz diante de meus olhos, e meus dedos se empenhavam em dar a pontada perfeita, como durante anos eu havia feito, dia a dia, em outro local e com outros destinos. A satisfação de costurar de novo foi tão grande que durante duas horas me devolveu a tempos mais felizes e conseguiu dissolver temporariamente o peso de chumbo de minhas próprias misérias. Era como estar de volta a casa."
Assim, Sira acaba construindo um grande ateliê no centro de Marrocos, passando a costurar para a elite, formada principalmente por estrangeiros, que ali vive. Mas essa não é a mesma Sira. Esta é uma nova Sira, uma Sira praticamente irreconhecível, que mudou não apenas por fora, mas que também possui um grosso casco ao redor de si. Para seus clientes, é uma espanhola bem de vida, que fugiu da guerra e veio trabalhar ali.
A partir daí, sua vida muda totalmente. Sira passa a fazer grande sucesso com seu talento e mantém uma parceria com D. Candelária, dirigindo-lhe parte dos lucros. Sira também conhece novas pessoas e uma nova forma de vida. Sua vida vai mudando cada vez mais e, antes de chegar ao final da história, sua vida está cheia de suspense, romance e ação. Ao longo da história, chega a Segunda Guerra Mundial, que terá um grande impacto sobre a vida de Sira, colocando-a sobre caminhos nunca antes trilhados.
Analisando a obra...
Por um lado, Sira é sim uma personagem um tanto egoísta por deixar toda sua vida antiga para trás, pensando apenas nela mesma, mas, por outro, ela é também uma lutadora, que não deixou que suas dores e quedas lhe deixassem no chão. É uma personagem corajosa e determinada e pode-se perceber seu próprio crescimento ao longo da história, passando de uma jovem inocente para uma mulher dona de si.
O enredo do livro é muito bem feito e os acontecimentos da história estão bem costurados entre si, com uma linha bem apertada, dando pontos aqui, arrematando ali. A vida de Sira é interessante, não é um mero conto de fadas em que tudo acaba bem. É uma história cheia de quedas, dores e cicatrizes, mas também de força própria e determinação.
A história, apesar de ser um pouco lenta em alguns momentos, também passa por uma transição. Começa com uma narração simples e vagarosa, por assim dizer, mas, em seu decorrer, vai se enchendo de acontecimentos e situações cada vez mais cheias de ação e suspense e, ao se encaminhar para o final, a vida de Sira é eletrizante e você acaba se prendendo, enfim, à história.
Em muitos momentos o leitor se pergunta: E agora? O que vai acontecer? Como que isso vai acabar? E a história também guarda um amplo leque de surpresas em seu decorrer.
Em suma, é um bom livro, uma boa história, que mostra o quanto nossa vida pode nos levar a caminhos diversos, dependendo das escolhas que fazemos e das decisões que tomamos. Somos sim, como diz a velha frase, a soma das nossas próprias escolhas.
Por Lerissa Kunzler
Muito interessante, eu não conhecia esse livro. Criei interesse pelo mundo literário faz pouco tempo, e ainda não criei o famigerado "hábito de leitura" kkkk
ResponderExcluirMas um dia eu chego lá! :)
Conheci teu blog agora, achei interessante...conheci ele por meio do seu texto sobre o filme "Anjos da Vida" (e gostei muito, por sinal!). Parabéns pelo blog, é muito rico e interessante, me despertou ainda mais o interesse por literatura :D
Vou dar uma olhada em outras postagens kkk
Felicidades a tí!! ;)
Olá! O hábito de leitura é mesmo algo que vamos criando aos poucos. Comece lendo aquilo que é de seu interesse e, aos poucos, você terá esse hábito! :D
ExcluirQue bom que você gostou do blog, fico muito feliz! xD
"Anjos da vida" é um filme fantástico, eu adoro!
Fico mesmo muito feliz que tenha gostado do blog, fique à vontade para voltar sempre que quiser.
Felicidades a você e obrigada pela visita!! :D
Realmente, o começo desse hábito fica mais fácil quando é pelo q se gosta kkkk
ExcluirGosto muito de Dostoievski. Digo isso tendo lido apenas um livro dele (Notas do Subsolo, pela L&PM), o q me envergonha um pouco, mas já comecei o segundo!! Kkkkk
E sim, gostei muito do blog! Nunca fui muito ligado em blogs e coisas do tipo, mas de uns tempos para cá, ando pensando até em ter um, mas isso fica sendo uma meta a longo prazo, quero primeiro desenvolver o habito de leitura msmo kkkkk
Agradeço pela atenção, pelo carinho e consideração com as quais vc trata seus leitores, e saiba q esse foi um dos pontos q mais gostei no seu blog =]
Não perca esse costume, e continue se dedicando assim, e vc vai longe =D
Felicidades para vc tbm, e tudo de bom, sempre!! ;)
É verdade!! Que legal, eu tenho muito o que ler ainda sobre Dostoiévski (sempre há o que se ler kkk)!!
ExcluirMas que legal que você gostou, fico muito feliz mesmo! E se você tiver o que dizer, seja lá sobre o que, vale a pena sim criar um blog, ainda mais se for sobre algo que você gosta.
Nossa, muito obrigada!! Fico muito feliz em ver o blog sendo acompanhado por pessoas como você!! :D
Nem sempre é fácil manter o blog, mas vale a pena!! xD
Obrigada, felicidades e tudo de bom para você também!! :D
Hahaha
ExcluirVou pensar na possibilidade de ter um blog...
Mas de qualquer forma, quero criar uma conta pra poder comentar com meu nome, pq sair comentando posts como "anônimo" não é o ideal, se eu for acompanhar alguns blogs kkkk
Com uma conta fica melhor tbm pra eu poder seguir o blog, pq vou sendo notificado pelos posts kkk
Em todo caso, agradeço novamente por tudo!! E que vc receba em dobro o q desejou a mim!!
Até mais! :)
É verdade, fica bem melhor!! xD
ExcluirIgualmente, até!! :D
Olá Olá !
ResponderExcluirEm primeiro lugar , gostaria de felicitar o blog fantástico, eu amo todas as mensagens que são uma inspiração para o nosso blog.
Em segundo lugar, você poderia nos ajudar a seguir o nosso blog, porque não chega nem perto do famoso , lol ? Eu tenho que seguir .
Grato pela atenção, muito bem sucedido e abraços! < 3
Obsesión por la lectura <3
Opa, que bom saber disso, muito obrigada!! xD
ExcluirCerto, vou lá dar uma olhada no seu blog e conhecê-lo.
Obrigada pela visita!! Abraço!! :D
Não conhecia essa obra, mas parece bastante interessante!
ResponderExcluirParabéns pela resenha e pela ótima dica! ;)
Aproveitando a oportunidade, vim avisar que te indiquei para responder a Tag "Perguntas Literárias". Dá uma olhadinha http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/02/respondendo-tag-perguntas-literarias.html
Um beijo!!!
Opa, obrigada!! xD
ExcluirE muito obrigada pela indicação da tag, adoro tags!! xD
Valeu mesmo, em breve estarei respondendo!! :D :D
Vendo assim não acho que seja egoísmo se mudar da forma que ela fez, mas não li o livro então não sei né haha
ResponderExcluirFiquei interessada na leitura, só não agora, isso de o livro ter partes lentas me desanimou um pouquinho... mas um dia eu leio!
Beijo
http://youtube.com.br/tayrodriguesreality
É, do mesmo jeito que cada pessoa tem uma opinião diferente, quando se analisa um personagem também surgem diversos pontos de vista (e isso que é o mais legal!!). :D :D Eu compreendo o seu ponto de vista e, de certa forma, não deixa de estar certo também. Mas, pessoalmente, achei a personagem um pouco egoísta, mas essa foi a minha forma de ver as coisas. xD
ExcluirÉ um livro muito bom, mas essa sensação de lentidão em algumas partes foi o que senti na leitura, mas mesmo assim ela vale a pena!! Justamente por isso eu ia lendo devagarinho, cerca de 1 a 3 capítulos por dia e isso me ajudou.
Obrigada pela visita!! :D :D
Nossa que interessante! Parece ótimo. Gostei muito da resenha! Beijinhos ❤
ResponderExcluirwww.compondoestilo.com.br
Oi Lerissa, tudo bem?
ResponderExcluirFiz uma indicação ao No Matter What. Dá uma olhada nesse post ~> http://blogpaginando.blogspot.com/2016/03/premio-dardos.html
Abraço!