segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sobre o livro: O Tempo entre Costuras,
de María Dueñas

Título: O Tempo entre Costuras
Autor: María Dueñas
Editora: Planeta do Brasil
Edição: 1
Ano: 2010
Nº de páginas: 480

Sinopse: Poucos meses antes da guerra eclodir na Espanha, Sira troca sua pacata rotina em Madri pelo desconhecido Marrocos, seguindo uma avassaladora paixão. Ela e seu amado Ramiro, um aventureiro em busca de dinheiro, vivem momentos de romance, glamour e futilidade. Mas o sonho vivido por ela acaba quando, de uma hora para outra, é abandonada.Sira Quiroga é a encantadora costureira que protagoniza esta aventura. Um dia, Sira se apaixona loucamente e parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. Porém, se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos.

Avaliação do NMW: 


     Conhecendo a história...
     Este foi o livro mais longo que li em 2015 e também a leitura que eu levei mais tempo para concluir, embora esse fato não tenha nada a ver com a quantia de páginas que o livro possui. É uma história longa, pode-se dizer a "história de uma vida" e, por isso, acaba sendo, em momentos diferentes, lento, empolgante, divertido, romântico e até cheio de suspense. Mas é uma história que vale a pena ser lida, pois é a história de uma jovem forte, que venceu e superou todos os obstáculos que se puseram em seu caminho.
     Sira Quiroga é, como já se disse, uma jovem forte, uma lutadora e O Tempo entre Costuras conta sua história, sua trajetória ao longo de uma mudança de vida repleta de percalços e problemas. No começo da história, Sira, uma moça da década de 30, é uma jovem inocente que vive com sua mãe em Madri, na Espanha. Sua mãe auxilia no trabalho do ateliê de costura de D. Manuela e Sira, ajudando em pequenas coisas, aprende um pouco também.
     Tudo estava bem, até o dia em que um tal de Ramiro surge na vida dela. Sira, ainda inocente, logo cai nos encantos do aventureiro e este consegue convencê-la a deixar sua vidinha para trás. É então que Sira parte para Marrocos, terra africana, pouco antes da guerra dominar a Espanha. Ela deixa tudo para trás, sua mãe, seu antigo namorado e sua pequena vida e parte em direção a uma vida nova, cheia de luxo e glamour.
     Porém, tudo logo acaba e a vida luminosa de Sira se escurece. Ela é abandonada por Ramiro, grávida e infeliz, roubada, sem eira, nem beira e sem conhecer nada nem ninguém. E, como se não bastasse, ainda é cobrada por uma tremenda dívida no hotel luxuoso em que vivia e também acaba perdendo o bebê. Mas Sira recebe uma nova chance, o delegado que a tinha sob custódia deixa-a na pensão de D. Candelária. Esta é uma comédia, uma ótima personagem e é quem tira Sira da lama. 
"Um dos efeitos da paixão louca e obcecada é que anula os sentidos para perceber o que acontece à sua volta. Corta rente a sensibilidade, a capacidade da percepção. Obriga-nos a concentrar tanto a atenção em um ser único que nos isola do resto do universo, nos aprisiona em uma couraça e nos mantém à margem de outras realidades, mesmo que transcorram a dois palmos do seu nariz. [...]  Por isso, tive de aprender a viver sozinha, a pensar em mim e a lutar para que o peso de sua ausência fosse se tornando, pouco a pouco, menos desolador. Como dizia o folheto das Academias Pitman, longo e escarpado são os caminhos da vida."
     É D. Candelária quem descobre o talento que Sira tinha com a costura e, a partir disso, Sira começa a fazer pequenos trabalhos com costura e começa a se reerguer, empurrando suas mágoas para debaixo do tapete e deixando seu passado e suas dores para trás. Porém, D. Candelária tem planos maiores. Juntas as duas passam por um perigo grande e, por meio de um negócio obscuro, conseguem verba suficiente para o que têm em mente.
"E, então, aconteceu o inesperado. Nunca poderia ter imaginado que a sensação de ter de volta uma agulha nas mãos fosse tão gratificante. Aquelas colchas ásperas e aqueles lençóis de tecido grosseiro nada tinham a ver com as sedas e musselinas do ateliê de dona Manuela, e os remendos de suas imperfeições distavam do mundo dos pespontos delicados que em outros tempos eu fazia para as roupas das grandes senhoras de Madri. [...] Mas o movimento do punho era o mesmo, e a agulha voltava a correr veloz diante de meus olhos, e meus dedos se empenhavam em dar a pontada perfeita, como durante anos eu havia feito, dia a dia, em outro local e com outros destinos. A satisfação de costurar de novo foi tão grande que durante duas horas me devolveu a tempos mais felizes e conseguiu dissolver temporariamente o peso de chumbo de minhas próprias misérias. Era como estar de volta a casa."
     Assim, Sira acaba construindo um grande ateliê no centro de Marrocos, passando a costurar para a elite, formada principalmente por estrangeiros, que ali vive. Mas essa não é a mesma Sira. Esta é uma nova Sira, uma Sira praticamente irreconhecível, que mudou não apenas por fora, mas que também possui um grosso casco ao redor de si. Para seus clientes, é uma espanhola bem de vida, que fugiu da guerra e veio trabalhar ali. 
     A partir daí, sua vida muda totalmente. Sira passa a fazer grande sucesso com seu talento e mantém uma parceria com D. Candelária, dirigindo-lhe parte dos lucros. Sira também conhece novas pessoas e uma nova forma de vida. Sua vida vai mudando cada vez mais e, antes de chegar ao final da história, sua vida está cheia de suspense, romance e ação. Ao longo da história, chega a Segunda Guerra Mundial, que terá um grande impacto sobre a vida de Sira, colocando-a sobre caminhos nunca antes trilhados.

     Analisando a obra...
     Por um lado, Sira é sim uma personagem um tanto egoísta por deixar toda sua vida antiga para trás, pensando apenas nela mesma, mas, por outro, ela é também uma lutadora, que não deixou que suas dores e quedas lhe deixassem no chão. É uma personagem corajosa e determinada e pode-se perceber seu próprio crescimento ao longo da história, passando de uma jovem inocente para uma mulher dona de si.
     O enredo do livro é muito bem feito e os acontecimentos da história estão bem costurados entre si, com uma linha bem apertada, dando pontos aqui, arrematando ali. A vida de Sira é interessante, não é um mero conto de fadas em que tudo acaba bem. É uma história cheia de quedas, dores e cicatrizes, mas também de força própria e determinação.
     A história, apesar de ser um pouco lenta em alguns momentos, também passa por uma transição. Começa com uma narração simples e vagarosa, por assim dizer, mas, em seu decorrer, vai se enchendo de acontecimentos e situações cada vez mais cheias de ação e suspense e, ao se encaminhar para o final, a vida de Sira é eletrizante e você acaba se prendendo, enfim, à história.
     Em muitos momentos o leitor se pergunta: E agora? O que vai acontecer? Como que isso vai acabar? E a história também guarda um amplo leque de surpresas em seu decorrer.
     Em suma, é um bom livro, uma boa história, que mostra o quanto nossa vida pode nos levar a caminhos diversos, dependendo das escolhas que fazemos e das decisões que tomamos. Somos sim, como diz a velha frase, a soma das nossas próprias escolhas.
Por Lerissa Kunzler

14 comentários:

  1. Muito interessante, eu não conhecia esse livro. Criei interesse pelo mundo literário faz pouco tempo, e ainda não criei o famigerado "hábito de leitura" kkkk
    Mas um dia eu chego lá! :)
    Conheci teu blog agora, achei interessante...conheci ele por meio do seu texto sobre o filme "Anjos da Vida" (e gostei muito, por sinal!). Parabéns pelo blog, é muito rico e interessante, me despertou ainda mais o interesse por literatura :D
    Vou dar uma olhada em outras postagens kkk
    Felicidades a tí!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O hábito de leitura é mesmo algo que vamos criando aos poucos. Comece lendo aquilo que é de seu interesse e, aos poucos, você terá esse hábito! :D
      Que bom que você gostou do blog, fico muito feliz! xD
      "Anjos da vida" é um filme fantástico, eu adoro!
      Fico mesmo muito feliz que tenha gostado do blog, fique à vontade para voltar sempre que quiser.
      Felicidades a você e obrigada pela visita!! :D

      Excluir
    2. Realmente, o começo desse hábito fica mais fácil quando é pelo q se gosta kkkk
      Gosto muito de Dostoievski. Digo isso tendo lido apenas um livro dele (Notas do Subsolo, pela L&PM), o q me envergonha um pouco, mas já comecei o segundo!! Kkkkk
      E sim, gostei muito do blog! Nunca fui muito ligado em blogs e coisas do tipo, mas de uns tempos para cá, ando pensando até em ter um, mas isso fica sendo uma meta a longo prazo, quero primeiro desenvolver o habito de leitura msmo kkkkk
      Agradeço pela atenção, pelo carinho e consideração com as quais vc trata seus leitores, e saiba q esse foi um dos pontos q mais gostei no seu blog =]
      Não perca esse costume, e continue se dedicando assim, e vc vai longe =D
      Felicidades para vc tbm, e tudo de bom, sempre!! ;)

      Excluir
    3. É verdade!! Que legal, eu tenho muito o que ler ainda sobre Dostoiévski (sempre há o que se ler kkk)!!
      Mas que legal que você gostou, fico muito feliz mesmo! E se você tiver o que dizer, seja lá sobre o que, vale a pena sim criar um blog, ainda mais se for sobre algo que você gosta.
      Nossa, muito obrigada!! Fico muito feliz em ver o blog sendo acompanhado por pessoas como você!! :D
      Nem sempre é fácil manter o blog, mas vale a pena!! xD
      Obrigada, felicidades e tudo de bom para você também!! :D

      Excluir
    4. Hahaha
      Vou pensar na possibilidade de ter um blog...
      Mas de qualquer forma, quero criar uma conta pra poder comentar com meu nome, pq sair comentando posts como "anônimo" não é o ideal, se eu for acompanhar alguns blogs kkkk
      Com uma conta fica melhor tbm pra eu poder seguir o blog, pq vou sendo notificado pelos posts kkk
      Em todo caso, agradeço novamente por tudo!! E que vc receba em dobro o q desejou a mim!!
      Até mais! :)

      Excluir
    5. É verdade, fica bem melhor!! xD
      Igualmente, até!! :D

      Excluir
  2. Olá Olá !
    Em primeiro lugar , gostaria de felicitar o blog fantástico, eu amo todas as mensagens que são uma inspiração para o nosso blog.
    Em segundo lugar, você poderia nos ajudar a seguir o nosso blog, porque não chega nem perto do famoso , lol ? Eu tenho que seguir .
    Grato pela atenção, muito bem sucedido e abraços! < 3
    Obsesión por la lectura <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom saber disso, muito obrigada!! xD
      Certo, vou lá dar uma olhada no seu blog e conhecê-lo.
      Obrigada pela visita!! Abraço!! :D

      Excluir
  3. Não conhecia essa obra, mas parece bastante interessante!
    Parabéns pela resenha e pela ótima dica! ;)

    Aproveitando a oportunidade, vim avisar que te indiquei para responder a Tag "Perguntas Literárias". Dá uma olhadinha http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/02/respondendo-tag-perguntas-literarias.html
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada!! xD
      E muito obrigada pela indicação da tag, adoro tags!! xD
      Valeu mesmo, em breve estarei respondendo!! :D :D

      Excluir
  4. Vendo assim não acho que seja egoísmo se mudar da forma que ela fez, mas não li o livro então não sei né haha
    Fiquei interessada na leitura, só não agora, isso de o livro ter partes lentas me desanimou um pouquinho... mas um dia eu leio!

    Beijo
    http://youtube.com.br/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, do mesmo jeito que cada pessoa tem uma opinião diferente, quando se analisa um personagem também surgem diversos pontos de vista (e isso que é o mais legal!!). :D :D Eu compreendo o seu ponto de vista e, de certa forma, não deixa de estar certo também. Mas, pessoalmente, achei a personagem um pouco egoísta, mas essa foi a minha forma de ver as coisas. xD
      É um livro muito bom, mas essa sensação de lentidão em algumas partes foi o que senti na leitura, mas mesmo assim ela vale a pena!! Justamente por isso eu ia lendo devagarinho, cerca de 1 a 3 capítulos por dia e isso me ajudou.
      Obrigada pela visita!! :D :D

      Excluir
  5. Nossa que interessante! Parece ótimo. Gostei muito da resenha! Beijinhos ❤

    www.compondoestilo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lerissa, tudo bem?
    Fiz uma indicação ao No Matter What. Dá uma olhada nesse post ~> http://blogpaginando.blogspot.com/2016/03/premio-dardos.html
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...