domingo, 10 de janeiro de 2016

RESULTADO: Desafio Literário 2015

     Olá galera amada do meu coração!
     Voltei de férias há pouquinho e estou com a corda toda... O NMW vai ficar recheado de novidades!!! E não há nada melhor que descansar um pouco, inspirar-se e ser feliz, não é?!
     Mas então vamos lá! No ano passado, em fevereiro, o NMW foi indicado para o Desafio Literário 2015, confira mais detalhes AQUI. Ao longo do ano, fui cumprindo o desafio na medida do possível e hoje venho contar para vocês um pouco sobre os livros que li e como foi o desafio.
     Já ressalto que não consegui cumprir o desafio por completo, pois 2015 foi o ano mais agitado que tive em minha vida, contando com as matérias da faculdade, a bolsa de iniciação científica, os estudos autodidatas de línguas, a catequese, o trabalho com meu projeto de livro e mais 8 turmas de inglês (e esse ano, com TCC pela frente, só quero ver).
     E, mesmo com tudo isso, ainda consegui ler 24 livros (fora os livros de estudo e outros)! Basicamente a metade dos livros lidos em 2014. Mas o estudo só aumentou, então continua tudo na mesma balança. Mas, enfim, vamos lá!!
     Aqui está a lista dos livros do desafio... Como comentei logo que entrei no desafio, foi um desafio de leituras bem variado e completo, que faz com que o leitor saia de sua área de conforto - fato que sempre traz vantagens.




Com mais de 500 páginas:  
Neste item, um livro com mais de 500 páginas, acabei relendo A Casa das Sete Mulheres, da autora gaúcha Leticia Wierzchowski. É um livro que narra a Revolução Farroupilha que ocorreu de 1835 a 1845 aqui no RS. O grande inusitado da obra é que ela é narrada do ponto de vista feminino e não o contrário, como geralmente se encontra. Uma obra maravilhosa, que mostra o sofrimento que a guerra traz não só nos campos de batalha, mas também para as mulheres.
Um clássico: 
Aqui li um dos maiores clássicos de todos os tempos, Romeu & Julieta, de W. Shakespeare. Mas o fato mais interessante é que li esta obra em seu formato original, ou seja, em versos. O que certamente só aumenta o charme desta trágica história.
Simplesmente encantador. Como não podia deixar de ser.
Que virou filme: 
Escolhi para este item mais uma obra da literatura brasileira: Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Era uma obra que muito provavelmente eu não teria lido se não fosse a faculdade, mas confesso que acabei adorando a obra, que mostra todo o sofrimento e a vida no sertão nordestino. Essa obra, inclusive, virou filme e este é muito fiel a obra.

 
Publicado esse ano (2015):  
Aqui eu pretendia ler O Gigante Enterrado, de Kazuo Ishiguro, que inclusive já adquiri.
Mas, ainda não li, embora pretenda fazer isso agora em 2016.
Com um número no título:  
Neste item, eu pretendia ler Dois Rios, de T. Greenwood. Meta que também pretendo passar para agora em 2016.

  
Escrito por alguém com menos de 30 anos:  
Escolhi a obra da autora parceira aqui do NMW, Viviane L. Ribeiro: Coração Artificial. É um livro que me surpreendeu positivamente, uma história muito bacana. Conheça mais sobre a obra.
Com personagens que não são humanos:  
Que tal um dos maiores clássicos? Sim, comecei a ler ainda em 2015 e terminei há poucos dias a leitura de um pequeno volume de bolso de Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o Que Alice Encontrou Por Lá, de Lewis Carroll. E, convenhamos, personagens que não são humanos é o que mais encontramos nessa obra.
Escrito por uma mulher:  
Aqui, embora eu tenha lido uma boa porção de livros escritos por mulheres, encaixei  O Duque & Eu, de Julia Quinn, o primeiro livro da trilogia Os Bridgertons, que eu andava curiosa para conhecer. Como mencionei na resenha, ainda não sei se lerei os próximos, mas este foi ótimo. Confira AQUI.

  
De mistério ou suspense: 
O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman foi um dos livros que mais me surpreendeu positivamente em 2015. Eu ainda não conhecia as obras de Gaiman, mas foi um ótimo meio de começar. Certamente lerei mais. Resenha AQUI.
Cujo título só tenha uma palavra: 
Outro clássico brasileiro que me surpreendeu positivamente foi Iracema, de José de Alencar. Eu não conhecia a obra, mas agora a tenho como uma das mais encantadoras que já li. A maneira como descreve a natureza e a própria forma como o livro é escrito o tornam único e maravilhoso. Confira um trecho da obra AQUI.
De contos: 
Outro que infelizmente acabei não conseguindo ler é o livro que selecionei para este item: Contos dos Irmãos Grimm, da autoria dos Irmãos Grimm, é claro. Sempre há algum conto novo que não conhecemos e é isso que quero descobrir. Já estou com o livro, inclusive, e em breve vou lê-lo também.
  
De não-ficção: 
O Penúltimo Capítulo, de Clarice Pessato. Uma história de vida real e que nos ensina muito, um exemplo de força e coragem. Confira a resenha AQUI. E inclusive tive a oportunidade de conhecer esta escritora como contei AQUI.
O primeiro de um autor popular: 
Eu pretendia conhecer um pouco mais acerca da Clarice Lispector, lendo sua primeira obra: Perto do Coração Selvagem. Mas acabou sendo um dos livros que não consegui ler, então continua na minha lista.
Que um amigo recomendou: 
Se eu ficar, de Gayle Forman me foi recomendado, mas foi uma experiência negativa para mim. Não gostei da obra por diversos motivos, que relatei na resenha que você pode conferir AQUI.

  
Publicado há mais de 100 anos: 
Outra obra que eu não me imaginava lendo e que me surpreendeu: O Uraguai, de Basílio da Gama. Apesar de trazer presente o forte ponto de vista dos portugueses a obra narra todo o sofrimento dos índios e também a disputa entre os portugueses e jesuítas. Uma obra em versos. Confira mais AQUI.
Escolhido pela capa: 
Selecionei A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, de Jennifer E. Smith. Uma história belíssima, talvez um dos livros mais encantadores que li em 2015. Infelizmente, o NMW não publicou a resenha dele, porque estava salva nas notas do celular e acabou se perdendo, sem ter como ser recuperada, infelizmente.
Que relate memórias: 
Invencível,  de Laura Hillenbrand é um livro que me chama muito a atenção, mais ainda por se tratar de uma história real. Ainda não o li, mas farei isso em breve. O livro promete e tem tudo para ser uma obra excelente.
  

Escrito por um autor com as mesmas iniciais que seu nome: 
Não tive muitas opções... Era ou Lauren Kate ou Lisa Kleypas. Acabei optando por esta última e de seus livros, aquele que eu leria é o Uma Chance para Recomeçar, que, além de ser uma história natalina, parece ser bem interessante. Vou lê-lo agora em 2016, muito provavelmente na época do Natal. Nada melhor...
Cuja história aconteceu na sua cidade: 
Aqui também não tive muitas opções ou, melhor dizendo, não tive opção e acabei tendo de adaptar. Como a minha cidade é muito pequena e não há nenhum livro que conte uma história propriamente dita sobre ela, escolhi outro livro cuja história se passa em uma cidadezinha pequena onde todos se conhecem: A Pousada Rose Harbor, de Debbie Macomber. Confira a resenha AQUI.
Uma trilogia: 
Na verdade, esta leitura ainda está em andamento pelo seu tamanho. Escolhi para este item uma trilogia que há muito andava me espreitando: O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, a obra épica de toda a história rio-grandense. Ainda estou lendo o primeiro volume O Continente, que é enooorme, pois reúne os dois primeiros volumes da obra.

 
Que foi lançado no ano de seu aniversário: 
Olha só, essa foi uma surpresa para mim. Eu imaginava que a publicação de A Guerra dos Tronos, de George RR Martin fosse bem mais recente, mas, ao que parece, data do ano em que nasci. Este livro, inclusive, eu já havia lido há algum tempo, mas pretendo relê-lo. Infelizmente acabei não conseguindo fazer isso em 2015, mas 2016 está aí.
Cujo autor está na ABL: 
Aqui selecionei um dos clássicos brasileiros mais memoráveis e geniais: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Um livro simplesmente fantástico e se quiser saber mais sobre ele, você pode conferir a resenha AQUI.

 
Da lista de mais vendidos do mês de seu aniversário: 
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry sempre está entre os mais lidos e os mais vendidos. Eu separei o meu nesta linda edição para relê-lo agora no final de 2015, mas acabou que o final do ano foi mais corrido que o esperado. Ficou, então, para ser relido agora em 2016. Resenha breve AQUI.
Que você pode ler todo em um dia: 
As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira é um livro maravilhoso que trata de uma situação muito triste e comovente. Um livro que todos deveriam ler. Conheça mais sobre ele AQUI, na resenha do NMW.
________________________________

Bem, este foi o fechamento do Desafio Literário do Ano de 2015 do qual participei. Embora eu não tenha conseguido cumprir todas as metas, infelizmente, foram ótimas leituras e adorei participar do desafio. O que vocês acharam do desafio e de minhas obras lidas?
Em breve mais postagens. Fique de olho.
Por Lerissa Kunzler

6 comentários:

  1. Adorei que voce mostrou o resultado!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me conhecer to esperando la no blog!

    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/
    REDES SOCIAIS:
    https://www.youtube.com/channel/UCWSAtzYMUy8ePiioUN_I8cw
    https://www.instagram.com/juliana_margarida/
    https://www.facebook.com/fazsuamoda/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que você gostou!! :D
      Vou lá te conhecer sim, pode deixar!!
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  2. Muito legal o post!
    Adorei este desafio, uma pena você não ter conseguido ler todos os que selecionou, mas mesmo assim, fez ótimas leituras em 2015!

    Beijos
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada!! xD
      É verdade, mas valeu a pena igual, com certeza!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  3. Oi, Lerissa!
    Eu gosto de desafios literários, porque eles nos incentivam a ler mais.
    Não importa que você tenha lido "apenas" 24 livros, o importante é que você leu!
    Eu tenho "A casa das sete mulheres aqui", mas ainda não li. Coisa que quero fazer este ano.

    Gostei do seu desafio!
    Fará outro neste ano novamente?

    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, concordo plenamente com você!! xD
      Não sei se terei metas tão específicas este ano, mas pretendo ler os livros que tenho na minha estante e que ainda não li, além daqueles que ficaram para trás das metas de 2015!!
      Obriigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...