sábado, 23 de abril de 2016

"A Menina que Odiava Livros"
uma animação cheia de sentidos
Especial do Dia Mundial do Livro (23 de abril)

     Era uma vez uma menina que odiava livros... Que os odiava até que os conheceu.
     São muitos ainda os que não gostam de ler ou simplesmente não compreendem a dimensão dessa maravilhosa aventura. E, sendo hoje uma data muito especial para os leitores, o blog No Matter What traz um vídeo muuito legal que ilustra um pouco de toda essa mágica incomparável que é a leitura.
     Você já sonhou em ser um detetive e desvendar um mistério louco? Ou em viajar para todos os cantos do mundo? Ou em ter muitos amigos, ou nenhum? Ou em ir para a guerra e lutar como um soldado nas linhas de frente? Ou então em voar? Ah, mas com certeza você já sonhou em fazer magia... Em fazer uma descoberta fantástica! Em ser famoso. Ou em conhecer um mundo fantástico e cheinho de segredos a serem descobertos. Confesse... Você já quis viver uma aventura, um romance, uma história de terror, um drama, ou um suspense!

     E, com um livro em mãos, todas essas possibilidades se abrem para você, como um mundo gigante, cheio de segredos, aventuras, revelações absurdas, risadas e acontecimentos terríveis, todos simplesmente escondidos por trás de uma porta. Ou devo dizer... uma capa?
     A leitura faz com que o leitor sonhe, viaje, conheça realidades completamente diferentes da sua, viva aventuras únicas, adquira conhecimentos diversos e, é claro, se torne mais humano, mais inteligente e mais feliz. A cada nova leitura você embarca em uma nova viagem. E o melhor de tudo é que você nem mesmo precisa sair do lugar. Tem algo melhor? E as melhores histórias de fato dão a impressão de que você está realmente vivenciado-as.
     A leitura também desenvolve sua imaginação e faz com que você passe a ver coisas incríveis por todo lado e quando todos estiverem completamente de saco cheio com uma viagem sem fim, você abre um livro e, pronto, ela passa em instantes. Além disso, um livro te modifica, você nunca mais é o mesmo de antes após uma boa leitura. E os livros te fazem enxergar mais longe e ver até os que os outros não são capazes de enxergar.
     Que leitor nunca se assustou com a velocidade com que o tempo passou quando estava com um livro em mãos? Ou que de repente nem mesmo sabia mais onde estava ou o que estava acontecendo ao seu redor? E que leitor nunca fez uma careta estranha ou deu uma gargalhada e atraiu para si olhares estranhos? É, também conheço a sensação.
     Ler é maravilhoso. Quem não gosta de ler é pelo simples fato de que nunca encontrou a sua própria aventura, o tipo de leitura que gosta (e que lhe serviria de porta de entrada para um mundo ainda maior). É óbvio que o Darth Vader não iria se dar bem na história de Branca de Neve e os Sete Anões, por exemplo (ou talvez sim, vai saber).
     Enfim, sem mais, sem menos, vejam esse vídeo tão bacana:


Primeiro, quero dizer que essa casa parece a minha, são livros por todo lado - o que muitas vezes acaba irritando mesmo os outros. É linda essa animação e repleta de significados. Nina se torna outra pessoa ao encontrar o mundo dos livros e, inevitavelmente, se encantar por ele. É brilhante ver sua atitude se modificando.
Quem aí se identifica?
Certamente quando se fala de livros para leitores têm-se dezenas de histórias para contar.
Feliz Dia Mundial dos Livros!
E tem maneira melhor de comemorar do que... lendo?
Por Lerissa Kunzler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...