domingo, 3 de abril de 2016

Série + Quotes: GRIMM 1ª temporada

E se os contos de fadas não fossem simplesmente contos de fadas?
E se por trás deles e de suas histórias, houvesse muito mais, que nem fôssemos capazes de imaginar?
E se a vida real escondesse coisas que só certas pessoas fossem capazes de ver?

Esses simples questionamentos estão enlaçados de forma surpreendente em uma intricada e fabulosa série que hoje venho apresentar a vocês... GRIMM.
Grimm é uma série americana que estreou em outubro de 2011. Como o próprio nome já sugere, é uma série baseada e inspirada nos contos dos Irmãos Grimm. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, da Chapeuzinho Vermelho, dos Três Porquinhos? Pois é. Mas o mais incrível da série é que ela retrata os contos de uma maneira diferenciada e muuito interessante. Vale a pena ver a série só para ver isso, imagina então com todo o resto junto. Sim, sim, venha conhecer, você precisa conhecer.

Sinopse: Lembra dos contos de fadas que seus pais contavam quando você era criança? Aqueles contos não eram meras alegorias, eram avisos. Nick Burkhardt (David Giuntoli) achou que estava preparado para a realidade de trabalhar como detetive policial até ele começar a ver coisas inexplicáveis. Tudo fica ainda mais complicado quando ele descobre ser um dos últimos descendentes de um grupo de caçadores sobrenaturais chamados “Grimms”.
O enredo central da série...

A série retratada a vida de Nick Burkhardt. Ele era um policial, um jovem normal, vivia com sua namorada, havia perdido seus pais na infância e fora criado por sua tia. Tudo normal até aí. Mas, de uma para outra, ele começa a ver coisas estranhas e foras do normal. Ele vê, por alguns instantes, as pessoas se transformando em certos monstros.
A princípio, naturalmente, ele imagina estar enlouquecendo, mas então sua tia lhe revela tudo: ele é um dos últimos Grimms, havia herdado o dom que outras pessoas em sua família também possuíram, o dom de enxergar as pessoas pelo que elas realmente eram.
A partir daí, Nick descobre que ser um Grimm é estar em um beco sem saída: ele não tem opção, apenas aceitar a nova situação e lidar com ela, o que, por sinal, ele precisa fazer urgentemente, pois a realidade o persegue.

Como diz sua tia Marie, Nick logo percebe também que ele não é um policial por mero acaso, pois é por meio disso que ele pode lidar com as criaturas que surgem. Digamos que cada um dos "monstros" retratados pelos Irmãos Grimm nos contos de fadas realmente existem e são talvez piores ou nem tão ruins como foram retratados. E eles foram justamente retratados nas histórias, porque os Irmãos Grimm possuíam esse dom de enxergar as criaturas por trás das máscaras que usavam, não podendo se esconder deles.
Isso tudo desenvolve nas mais diversas criaturas um grande ódio e ao mesmo tempo um grande temor pelos Grimms, pois estes tinham o papel de exterminar essas criaturas.


E agora o detetive Nick Burkhardt é um desses Grimms e se vê em frente a um mundo completamente novo, além de ser obrigado a manter duas identidades e conciliar duas vidas diferentes uma da outra, pois como que ele poderia chegar para sua namorada e dizer: "olá, eu enxergo criaturas estranhas que na verdade são monstros e os contos de fadas são reais." Esse é, inclusive, um grande dilema do personagem, que se vê dividido, pois gostaria mais do que tudo de poder contar isso a ela, mas, ao mesmo tempo, sabe que ela não teria meios de acreditar nele e não há nada que ele possa fazer para provar tudo a ela.

Analisando...

A série em si é simplesmente maravilhosa. O primeiro episódio, por exemplo, é sensacional, as peças se encaixam perfeitamente e deixam um grande suspense, além da grande sacada do episódio ter sido muito bem bolada. Na sequência dos episódios, nos deparamos com uma boa sequência de casos semelhantes ao primeiro, embora tratando de outras criaturas e realidades.
É, na verdade, do meio para o final que a série esquenta mesmo e se torna completamente viciante e surpreendente.
Há quem diga que a série é ruim, tendo visto somente metade da 1ª temporada, o que acaba gerando uma opinião incompleta, além de sem fundamentação, pois não se compreende a necessidade dessa pequena fase. Nick precisou sim solucionar e encarar diversos casos como esse primeiro, o que sim acabou tornando tudo um pouco repetitivo até mais ou menos a metade desta temporada. Mas se, isso não tivesse ocorrido, não teria sentido, pois, levando-se em conta o fato de que Nick precisou se adequar a uma nova realidade totalmente diferente da sua e encará-la, todo esse "treinamento" torna-se estritamente necessário. E também é bom porque o próprio espectador já está acostumado a essa nova realidade e pronto a melhor compreender os novos lances.
Bem, mais ou menos a partir da metade, a série dá um salto enorme, trazendo muito mais suspense e mistério, muitas situações intrincadas e enredos fantásticos. Você literalmente não consegue desgrudar os olhos da telinha,

Desfazendo algumas críticas...

Uma delas já desfiz acima. A outra que é um mito dito por aqueles que não analisaram a série de maneira profunda é o fato de alegar que muitas pontas soltas são deixadas. Na realidade, não são. Pode ser sim que algum fato fique sem resposta lá no episódio 3, por exemplo, mas muito provavelmente antes do final desta mesma temporada a pergunta estará respondida, ou então será solucionada ainda mais adiante.
O fato é que a série é realmente intrincada e repleta de muita informação, o que acaba gerando algumas confusões, mas se você for ver bem a fundo, tudo faz sentido e nada está lá simplesmente para "encher linguiça".

Aspectos a serem destacados...

A série é, como já mencionado anteriormente, repleta de suspense, mistério e fantasia. O suspense, por sinal, é muito bem feito e, por vezes, acabam realmente por te deixar um arrepio na espinha. Outro ponto destacável é o humor, que está presente na série de uma maneira única. Você está lá, indo atrás de um monstro assustador e, de repente, se vê rindo de um comentário, de uma ação ou até mesmo da própria cena que se desenrola ante seus olhos. O humor da série é de primeira.
Outra questão que merece destaque é a quebra de expectativa que também pontua a série favoravelmente. Você está lá, no maior suspense, e de repente... PA! Acontece bem o oposto do esperado. Um exemplo fantástico disso? O momento em que Nick conhece Monroe. Não preciso dizer mais.

Personagens...

Falando em Monroe, não posso deixar de comentar sobre os personagens. Este, inclusive, é o meu favorito. Monroe é um Blutbad, nos faz rir com suas piadas, seus comentários, seu fusca amarelo, seu jeitão atrapalhado e pior ainda quando ele está envolvido em algum acontecimento assustador. Ele e Nick juntos? Uma parceria de primeira e super divertida.
Juliette, a namorada de Nick, é a típica princesa de contos de fadas. Linda, delicada e apaixonada. Nesta primeira temporada, ao menos no início, ela possui um papel mais secundário, estando mais presente apenas no que envolve a vida pessoal e os conflitos de Nick em conciliar sua dupla identidade, por assim dizer. Mais ao final, no entanto, veremos seu papel crescer dentro da série, o que acaba gerando uma divisão de opiniões a respeito dela.
Hank, o companheiro de Nick como detetive, é um personagem bem construído também. Está sempre com Nick em seus casos policiais e, por vezes, também nos traz situações bem peculiares, especialmente quando se depara com algo que não consegue explicar.
Outra personagem que vale a pena destacar é Rosalee, uma Fuchsbau, que vai surgir apenas mais do meio para o final da série. Simpatizei com ela logo de cara, é uma personagem que, de minha parte, tem muito potencial a ser desenvolvido nas temporadas seguintes.
Já o capitão Renard... Bem, ele se insere perfeitamente no tópico seguinte.

O mistério...

A série guarda um grande mistério a respeito de vários pontos da série.
Um deles é justamente sobre o capitão Renard, o chefe dos policiais, digamos assim. Sabe-se que ele tem uma ligação direta com o lado "mau" da história, mas sabe-se também que ele defende Nick, o que gera uma posição contraditória e misteriosa. Qual será, afinal, sua verdadeira identidade? Quais são seus propósitos e intenções?
E quanto àquela chave misteriosa que a tia Marie deu a Nick? O que vem a ser realmente e para que serve?
Essa são apenas algumas das inúmeras questões que a série traz consigo.

As criaturas...

 

As criaturas são muito interessantes. Digamos que há até mesmo uma hierarquia entre elas e pode-se dizer que cada uma pertence à sua espécie, ou seja, possui suas próprias características e especificidades. Elas são retratadas na série com efeitos simples, mas que não deixam de serem bons e cumprirem suas funções. Além do mais, a série é tão ampla e suas possibilidades inúmeras, de modo que, vendo-se deste ponto, os efeitos são extremamente secundários.
Outro fato legal é de que os nomes das criaturas estão todos em alemão (e a criatura aqui nem gosta da língua alemã, não é?! Digamos que é mais um ponto para o Monroe!) e... caramba, o trailer que a tia Marie deixou para Nick é fabuloso! Não, não estou mudando de assunto. O fato é que, neste trailer, encontramos muito material reunidos por inúmeros Grimms, inclusive certas "Grimmopedias", ou seja, livros que trazem tudo a respeito de todas - ou quase todas - as criaturas fantásticas.

Enfim...

Grimm é uma série simplesmente fantástica, além de envolvente e viciante. Se você terminar essa primeira temporada, tenho certeza de que será difícil parar por aí, até porque o desfecho da temporada é extremamente fabuloso, deixando um gancho enorme para a sequência.

Separei, abaixo, o trailer dessa primeira temporada. Ele diz mais respeito ao primeiro episódio, mas, mesmo assim, dá para se ter uma noção do todo.


OS MELHORES QUOTES...

"We have the ability to see what no one else can. When they loose control, they can't hide and we see them for what they really are." 1.1
(Nós temos a habilidade de ver o que ninguém mais pode. Quando eles perdem controle, eles não conseguem se esconder e nós os vemos pelo que eles realmente são.)

"You are one of the lasts Grimms." 1.1
(Você é um dos últimos Grimms)

"Well, you have to respect your ancestors." 1.2
(Bem, você tem que respeitar seus ancestrais)

" - Don't doubt yourself.
- I've seen so much.
- And you'll see more. You have a responsability that you cannot ignore.
- I couldn't ignore it if I tried.
- You have to hunt down the bad ones, just like your ancestors did." 1.2
(- Não duvide de si mesmo.
- Eu tenho visto muito.
- E você verá mais. Você tem uma responsabilidade que você não pode ignorar.
- Eu não poderia mesmo se eu tentasse.
- Você tem que perseguir os maus, bem como seus ancestrais fizeram.)

"It isn't easy to give up your history." 1.2
(Não é fácil desistir de sua história)

"Remember who you are. Trust your instincts and nothing else." 1.2
(Lembre-se de quem você é. Confie em seus instintos e nada mais)

" - Hank said you did the right thing.
- Sometimes it's not that simple.
- If it was simple, they wouldn't need you.
- I don't think I made any difference. I tried to stop it. But I didn't.
- I think you made a pretty big difference to Hank and the woman whose life you saved." 1.3
(- Hank disse que você fez a coisa certa.
- Ás vezes não é tão simples assim.
- Se você simples, eles não precisariam de você.
- Eu não acho que fiz alguma diferença. Eu tentei parar isso. Mas eu não parei.
- Eu acho que você fez uma enorme diferença para Hank e a mulher cuja vida você salvou.)

" - Nice house.
- Nice cars.
- And bad things still happen." 1.5
(Ótima casa.
Ótimos carros.
E coisas ruins ainda acontecem.)

" - You're the outsider. No one understands the world the way you do. 
- Maybe you shouldn't expect them to." 1.5
( - Você é o estranho. Ninguém entende o mundo do jeito que você entende.
- Talvez você não deveria esperar que entendessem.)

"Sometimes our lives collide in the most bizarre ways." 1.5
(Ás vezes nossas vidas colidem nas maneiras mais bizarras)

"Sometimes being a cop gets in the way of what you have to do." 1.5
(Ás vezes ser um policial entra no caminho daquilo que você tem de fazer)

"Don't ever let anybody tell you what you can't do." 1.9
(Jamais deixe alguém lhe dizer o que você não pode fazer)

"I'm saying that my time with you has been the best three years of my life, and I wouldn't chande a second." 1.12
(Estou dizendo que meu tempo contigo tem sido os melhores três anos da minha vida, e eu não mudaria um segundo)

"When life is not treating you so good, you blame the first guy you see, but it seems to me, we're kind of in the same boat here." 1.12
(Quando a vida não está te tratando bem,você culpa o primeiro cara que você vê, mas ao que me parece, nós estamos meio que no mesmo barco aqui)

"The way to a man's soul is through his friends." 1.15
(O caminho para a alma de um homem é por meio de seus amigos)

"In order to make an omelet, you got to break a few eggs." 1.16
(Para poder fazer um omelete, você tem que quebrar alguns ovos)

"Real love is hard to find." 1.17
(O amor verdadeiro é difícil de ser encontrado)

"Sometimes it's hard to know what the right thing is." 1.18
(Ás vezes é difícil de saber qual é a coisa certa)

"Sometimes it doesn't go away, unless you make it go away." 1.19
(Ás vezes isso não se afasta, até que você faça com que se afaste)

"Alles hat ein ende, nur die wurst hat zwei." 1.21
(Tudo tem um final, apenas as linguiças têm dois.)

Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Eu nunca vi a série, mas já ouvi falar muito bem dela ^^

    http://garotasliterais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu a conheci por acaso e fui ver e acabei adorando!! xD
      Realmente está à altura do que comentam sobre ela!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...