sábado, 28 de maio de 2016

Sobre o livro: A Pequena Bruxa,
de Otfried Preussler


Título: A Pequena Bruxa
Título original: Die Kleine Hexe

Autor: Otfried Preussler

Editora: Martins Fontes
Edição: 1ª ed
Ano: 1997
Nº de páginas: 141

Sinopse: Era uma vez uma bruxinha que tinha 127 anos, o que não é muito para uma bruxa. Ela morava numa casinha solitária bem no meio da floresta.A bruxinha tinha um corvo que sabia falar. Era o corvo Abraxas. Além de grasnar "bom dia " e "boa noite", como qualquer corvo normal que aprendeu a falar, ele sabia dizer tudo o mais. Cerca de seis horas por dia a bruxinha passava treinando bruxarias. Fazer bruxaria não é fácil.
Avaliação do blog NMW:
 
   Algumas histórias são tão marcantes que anos podem se passar e elas ainda estão ali, firmes na memória e lembradas com muito carinho. É o caso deste livro que resenho hoje. Foi um dos livros que mais marcou minha infância, li e reli muitas vezes. Eu andava com ele para todos os lados, era uma história que me fascinava e que me inspirava muito. E, o melhor de tudo, marcou meus invernos da infância, quando eu o lia em torno do fogão.


     Foi uma alegria imensa quando, há alguns meses, comprei esse livro, exatamente na mesma edição que eu lia quando criança. Reler uma história que você lia quando pequeno, relembrar aquela época e as ideias que passavam pela cabeça naquele tempo não tem preço. É por isso que esse livro possui um lugarzinho tão especial em meu coração (e em minha estante) e hoje vou tentar explicar o porquê de ele ser tão encantador.


     Encantador. É essa mesma a melhor palavra para definir esse livro e essa história. É uma história deliciosa de ser lida e, como dito anteriormente, é uma história infantil, mas que, sem dúvidas, pode ser muito bem apreciada por todas as idades. 


     O livro conta a história de uma bruxinha muito simpática, que tinha 127 anos. Pode parecer muito para você, mas se comparado à idade que as outras bruxas possuíam, ela era apenas uma criança. Tudo o que a bruxinha queria era poder ter o seu lugar entre as bruxas maiores e ser valorizada. Assim, na companhia de seu corvo Abraxas, a bruxinha passava dias e dias treinando e treinando.


     E assim foi até o dia em que a bruxinha recebeu um grande desafio. Se em um ano ela conseguisse se tornar uma boa bruxa, ela teriam, enfim, seu valor e seu lugar entre as maiores. Feliz com a grande oportunidade, a bruxinha não perdeu tempo e então é que a aventura começa.
    A maior - e a melhor - parte da história é justamente essa, quando a bruxinha passa a fazer o possível e até o impossível para ser uma boa bruxa. Encontramos cenas incríveis e profundamente inspiradoras e belas. Aquela do vendedor de castanhas, por exemplo, foi uma das que mais me marcou quando criança, eu lia a história em torno do fogão à lenha, no mais frio do inverno e aquela cena do vendedor de castanhas se tornou inesquecível para mim. Mas uma das mais belas de fato é a cena da vendedora de flores de papel (que você pode encontrar um trecho aqui). Não há como não se inspirar!

     É uma história que contagia. Você termina de ler e sente uma vontade imensa de simplesmente sair por aí fazendo o bem e ajudando as pessoas, assim como a bruxinha e então você se dá por conta da beleza que há em fazer o bem e em ajudar simplesmente por fazer o bem ao próximo, sem esperar nada em troca. E, como mencionado anteriormente, é uma história deliciosa, dá para ler rapidinho - você nem vê o tempo passar.

     Além disso, as ilustrações do livro são belíssimas! Até mesmo os desenhos das páginas foram parte integrante da minhas infância. E a criatividade que a história possui - aquela cena de ficar grudado (hahaha!).
     Enfim, é incrível ver como as histórias nos marcam e como são importantes para o desenvolvimento de uma criança e na formação de sua identidade. E o melhor de tudo é relembrar... não há como não se encantar!
     E você? Tem alguma história que também lhe marcou na infância?
Por Lerissa Kunzler

4 comentários:

  1. Não conhecia mas parece um bom produto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderExcluir
  2. Ah... oslivros da infância!!! <3
    Adorei sua resenha e eu mesma relembrei dos livros que marcaram minha infância!
    Amei as ilustrações, super fofas!!
    Parece ser uma historia super fofa!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da infância são sempre maravilhosos, não é?! <3
      Opa, que bom que gostou! É sempre ótimo relembrar! :D
      São apaixonantes estas ilustrações!!
      Obrigada por sua visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...