terça-feira, 16 de janeiro de 2018

13 ensinamentos de A Arte da Guerra de Sun Tzu, que você pode trazer para sua vida

     Como eu disse na resenha desse clássico milenar (veja AQUI), quando eu o li não busquei interpretá-lo a partir de meu próprio ponto de vista ou trazê-lo para a realidade e o contexto atual, como pode bem ser feito ao se ler essa obra clássica de Sun Tzu. Ao contrário, eu busquei desfrutar da leitura procurando compreender os estratagemas e conhecimentos do modo como Sun Tzu os apresentou - sob o ponto de vista militar. Mas, ao final da leitura, acabei relendo alguns dos trechos que destaquei - que foram muitos, por sinal - e acabei me dando conta de que alguns deles são quase universais, ou seja, se aplicam aos contextos e realidades mais diversos e não apenas ao contexto de uma guerra propriamente dita. Foi justamente isso que originou essa postagem e, embora deva-se levar em conta o contexto em que a obra foi escrita, é plenamente possível sim trazer muitos dos conhecimentos e ensinamentos milenares de Sun Tzu para nossa realidade atual e nossa vida pessoal - assim como também seria possível traduzir essas noções para o contexto político, esportivo, dentre tantos outros.

     Seguem, então, a partir de alguns dos trechos deste clássico, os 13 ensinamentos que você pode trazer para sua vida a partir da obra - estão na ordem em que aparecem no livro:

1. "Em uma boa negociação, você sai ganhando e a outra parte não sente que saiu perdendo. Quando isso acontecer, essa outra parte estará propensa a negociar mais vezes com você, dando-lhe mais oportunidades de vencer." (p.13)
Ou seja, a negociação - seja qual for o sentido que você der ao termo "negociação" aqui - é boa se as coisas saírem favoráveis para ambos os lados.

2. "...é fácil saber quais são os cinco itens essenciais a uma vitória: 
Vencerá aquele que sabe quando lutar e quando não lutar.
Vencerá aquele que sabe como lidar com forças inimigas superiores e com forças inimigas inferiores.
Vencerá aquele cujo exército está integrado em um mesmo espírito, em todos os níveis de sua hierarquia.
Vencerá aquele que, tendo se preparado, espera para dobrar o inimigo quando ele não estiver preparado.
Vencerá aquele que tem habilidade militar e não sofre interferência do soberano." (p.30)
Ou seja, é preciso saber agir de acordo com as circunstâncias (primeiro ponto) - quando agir e quando não agir, quando dizer algo, ou quando calar-se, quando ir frente e quando aguardar. Saber com quem se está lidando (segundo ponto) e esperar pelo momento certo de agir (quarto ponto) e como fazê-lo (quinto ponto). O terceiro ponto torna-se óbvio se o aplicarmos ao contexto esportivo: vencerá o time que for unido e que tiver o foco em torno do mesmo objetivo.

3. "se conhecer o inimigo e conhecer a si mesmo, você não precisará ter medo do resultado de cem batalhas. Se você conhecer a si mesmo, mas não conhecer o inimigo, para cada vitória conquistada haverá uma derrota. Se não conhecer o inimigo nem a si mesmo, você irá fracassar em todas as batalhas." (p.31)
Aqui se vê claramente que conhecer é a palavra-chave. Saber o que se está fazendo, com quem você está lidando e, principalmente, conhecer a si mesmo.

4."Levantar uma folha caída no chão não é sinal de excepcional força física; enxergar o Sol e a Lua não é sinal de uma visão arguta; escutar o barulho do trovão não significa ter um ouvido particularmente aguçado. O que os antigos chamavam de um bom lutador não é aquele que vence, mas aquele que vence com facilidade." (p.34)
Ou seja, não há motivo para se vangloriar por feitos comuns, nem de exaltar a si mesmo como um fenômeno sem comparação.

5. "Um combatente esperto buscará o benefício de energias somadas e não exigirá muito de indivíduos isolados. Daí ser importante saber escolher os homens certos, para poder utilizar a energia conjunta deles. [...] Assim, a energia desenvolvida por bons combatentes é igual à energia de uma pedra sem arestas que se desprendem de uma montanha a milhares de metros de altura." (p.40)
Seja por que ponto de vista se observe o trecho acima, pode-se dizer que ele ressalta que a união faz a força e que trabalhar em conjunto é melhor, desde que se escolha as pessoas certas - até porque, para que dê certo, é preciso saber trabalhar em conjunto, o que inclui saber ouvir e aceitar posicionamentos e opiniões diversos, que podem, inclusive, contradizer as suas próprias.

6. "Aquele que antecipa sua chegada ao campo de batalha e lá espera pela chegada do inimigo estará descansado para a luta; no entanto, aquele que chega atrasado ao campo de batalha terá de correr para se preparar e ficará exausto." (p.41)
Em outras palavras, administrar seu próprio tempo e não agir na correria e na precipitação - o que se faz na correria muitas vezes não é o mesmo que se faria na calma e na serenidade.

7. "Mantenhamos nossos planos tão invisíveis e impenetráveis quanto a noite e, quando em movimento, caiamos como um relâmpago sobre o inimigo." (p.52)
Isso me fez lembrar um dizer que li há algum tempo, não sei onde ou de quem, que dizia que, se você tem um objetivo ou um sonho, não deve divulgá-lo ao quatro ventos e ele tem então uma maior possibilidade de dar certo.  Ou seja, nem todas as pessoas precisam saber o que você pretende fazer ou que objetivo quer alcançar, e, quando você está em movimento, ou seja, quando sabe o que quer, vá atrás e (como um relâmpago) não pare.

8. "...se, quando cercado de dificuldades, estivermos atentos ao surgimento de uma oportunidade, poderemos nos livrar da desgraça." (p.57)
Simples: abrir os olhos e se manter atento para poder ver "a luz no fim do túnel".

9. "Aquele que não exercita o pensamento e subestima seus oponentes arrisca-se a ser capturado por eles." (p.65)
Há outro ponto também que diz que "precisamos ponderar e deliberar antes de agir" (p.52). Não são poucos os pontos de sua obra em que Sun Tzu destaca a importância da reflexão, do pensar, do ponderar - há outra citação que diz também claramente "refletir muito leva a vitória e refletir pouco, à derrota" (p.20). E é fácil compreender, pois quem não pensa, não reflete sobre os acontecimentos da vida e da realidade se torna alguém fácil de ser manipulado por outros - seja pela mídia ou seja pelas outras pessoas que o cercam.

10. "Em terrenos difíceis, devo manter a pressão na caminhada." (p.81)
Se as coisas estão difíceis - e as dificuldades sempre surgem em algum momento, siga em frente, mantenha-se em movimento e, mais cedo ou mais tarde, isso irá passar - ou, pelo menos, o fardo se tornará mais leve.

11. "Não podemos aceitar alianças com príncipes vizinhos até termos certeza de seus desígnios." (p.81)
Ou seja, conheça com quem você está lidando antes de firmar um negócio, um combinado, o que for. As pessoas não fazem nada sem ter uma intenção e muitas delas só concordam com aquilo que lhes trouxer alguma vantagem. Em suma, conheça o outro.

12. "Infeliz será o destino daquele que tentar vencer suas batalhas e ser bem-sucedido em seus ataques, mas que não cultiva o espírito empreendedor, criador; porque o resultado será a perda de tempo e a estagnação geral." (p.87)
Ou seja, se manter informado, cultivar a criatividade e buscar por novas ideias, novos meios de fazer as coisas - sejam quais forem essas coisas. Em outras palavras, não "estacionar" no meio do caminho.

13. "Se for vantajoso ir em frente, vá em frente; se não for, fique onde está." (p.88)
Ou seja, antes de agir, avalie suas possibilidades. Vale a pena?

Esses são alguns dos ensinamentos de Sun Tzu que, apesar de terem sido escritos há dois milênios, ainda são atuais. Com certeza há muitos outros na obra e certamente também diversas outras interpretações são possíveis a partir dos trechos que destaquei - tudo depende do ponto de vista que você assumir ao olhar para esses trechos. Aqui ficou minha interpretação - de uma forma geral, não me detive em nenhum contexto específico. Cada leitor ao ler a obra poderá refletir sobre esses mesmos pontos de outra maneira, mas não há como negar que esses conhecimentos são universais, mesmo tendo sido escritos em um contexto totalmente diferente e em uma época muito remota.
Por Lerissa Kunzler

2 comentários:

  1. Post maravilhoso, fiquei bem curiosa pra conhecer o livro
    Meu Blog | Meu Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! O livro é um clássico milenar e muito interessante, vale a pena conhecer.
      Obrigada pela sua visita! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...