quarta-feira, 16 de abril de 2014

Resenha do livro: Persuasão, de Jane Austen.



     Confesso que quando li o clássico Orgulho & Preconceito (resenha aqui), me encantei pelo livro e decidi que leria mais obras da autora, que até então eu não conhecia. E foi o que fiz! Este, Persuasão, foi o segundo livro de Austen que tive a oportunidade de ler e ele não me decepcionou. A leitura não é muito complicada e a história faz com que você acabe percorrendo as páginas rapidamente.

     Como não podia deixar de ser, Austen nos traz presente em sua obra a realidade do tempo em que vivia, os costumes, tradições, maneiras de viver e de pensar da época - século XIX. Persuasão, foi o último livro completo que Austen escreveu e foi publicado postumamente. Vamos conferir a sinopse e a resenha?

Sinopse: Jane Austen (1775-1817) é uma das mais celebradas representantes da literatura inglesa. Ao longo do tempo, sua obra permanece suscitando grande interesse nos meios acadêmicos, gerando estudos das suas várias dimensões, como, por exemplo, a estética e a histórica. Em 2008, a BBC divulgou uma pesquisa na qual o livro Orgulho e preconceito - um dos mais populares, no mundo inteiro, desta autora - foi votado como o preferido dos britânicos, e igual sucesso têm experimentado as inúmeras adaptações para o teatro, cinema e televisão, de toda a obra de Austen. Além de constituir um vívido retrato de época, com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX, Persuasão - o último romance que Austen escreveu, publicado postumamente em 1818 - conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais, oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.
     Como já menciona a sinopse do romance, Persuasão traz a história de Anne Elliot e o capitão Wentworth, que se apaixonaram quando jovens. Devido a alguns fatos que o próprio título da obra já sugere, Anne se viu forçada a recusar o capitão Wentworth naquela época e o destino acabou separando-os. Agora - quando a narrativa do livro tem início - oito anos depois, os dois acabam se encontrando outra vez e Anne, por mais que tente evitar, percebe que seus sentimentos não mudaram. Porém, como as coisas poderão dar certo agora?
     Anne é uma jovem órfã de mãe, doce e meiga que é praticamente excluída e de certa forma desprezada por sua família - seu pai Walter e sua irmã Elizabeth. 
     Como eu já disse em outras oportunidades, resenhar uma obra de Jane Austen é sempre um pouco difícil, porque não é tão simples encontrar as palavras certas que estejam à altura de suas obras. É incrível a forma como ela descreve perfeitamente esse retrato de sua época, com tamanha a riqueza de detalhes. Os personagens também são muito bem construídos e não há como não se encantar por eles. Se comparado à Orgulho & Preconceito, Persuasão possui uma história bem menos complexa, mas não menos encantadora. Além disso, este último possui uma descrição de sentimentos bem mais acentuada, que já é perceptível logo no início da história.
     Em resumo, é um romance doce e simples que vale a leitura para quem gosta do gênero.
Por Lerissa Kunzler.

6 comentários:

  1. Ainda não li nada de Jane Austen e sempre fico me cobrando isso. Valeu pela dica! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fazia isso, até que me decidi por conhecer uma das obras para pelo menos ter uma noção! hehehe Mas vale a pena a leitura. :D

      Excluir
  2. Oi Lery!
    Não li nada de Jane Austen, mas tenho aqui tanto Orgulho e Preconceito quanto Persuasão. Só está faltando tempo para ler!
    Mas sempre vejo críticas tão positivas sobre a autora, que não vejo a hora de conseguir ler.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é um clássico e eu gostei muito, já Persuasão contém uma história mais simples do que o primeiro, mas não menos interessante. Vale a pena ler se você gostar do gênero!

      Excluir
  3. Estou louca para ler!
    Orgulho e Preconceito é realmente de mais :D
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie linda,
    Eu estava até minutos atrás assistindo ao filme persuasão. ..o filme acabou e eu romantica incurável chorava e vibrava pois sofri junto com eles para que eles (anne e o capitão) se entendessem rsss..
    Eu, não conhecia a autora mas vou correndo comprar os livros..amei suas dicas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...