sábado, 13 de setembro de 2014

Sobre o livro: A Esperança, de Suzanne Collins - Último livro da trilogia Jogos Vorazes

A EsperançaTítulo: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Edição: 1
Nº de Páginas: 424
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
     E, finalmente, terminei essa trilogia! Com certeza uma das mais bem escritas e desenvolvidas que já conheci. O primeiro livro já se tornou meu favorito, o segundo me surpreendeu ainda mais e esse terceiro, bem, foi um bom final para a série. Confesso que esse último livro acabou não atendendo a todas as minhas expectativas e nem tudo me agradou, mas não há como não se prender à história e a narrativa eletrizante que percorre todas as páginas.
     Eletrizante. É exatamente esse o ritmo da história. Katniss Everdeen, que já passou pela terrível arena dos Hunger Games por duas vezes e sobreviveu, merecia agora uma realidade mais tranquila e pacífica. Porém, não é nada disso que acontece. A revolução contra o poder opressor do Capitol finalmente começou! Os rebeldes estão planejando toda a reviravolta e, inevitavelmente, Katniss se vê com uma decisão crucial sobre isso. Os rebeldes pretendem que Katniss assuma seu papel na revolução, como o Tordo, o Mockingjay. Todo sucesso da revolução dependerá dessa decisão.
     Os dois primeiros livros se passam na Arena, embora sejam dois cenários completamente diferentes. Esse terceiro trata da revolução em si, embora de certa forma também se trate de uma Arena, contendo muita coisa em jogo. Não tem como não se envolver com a história e a narrativa permite, inclusive, que o leitor possa sentir a angústia e as dificuldades da vida da personagem através das páginas.
     No decorrer da história, inúmeras perguntas vão despertando, mas o enredo é completamente imprevisível, sempre guiando a história de uma maneira completamente diferente do esperado. Apenas o final é um pouco previsível, mas mais que isso não posso dizer.
     Suzanne Collins é realmente incrível, pois conseguiu manter o ritmo da história durante toda a trilogia, sem deixar a história entediante ou previsível em nenhum momento. Aliás, esse terceiro volume também está repleto de acontecimentos surpreendentes! A todo momento, algo novo acontece e o leitor - completo preso à história - se pergunta constantemente "e agora?!" ou "como irão sair dessa?" hahaha
     Eu fiquei fascinada pela trilogia e realmente quase não conseguia parar de ler os livros. Porém, acredito que faltou algo nesse terceiro livro, um pouco do sabor de aventura que os outros dois livros possuíram. Na verdade, isso depende mais do gosto pessoal de cada um, pois esse terceiro livro pode certamente ser considerado bem mais dramático em relação aos outros dois e, por isso, talvez não tenha me agradado tanto. (Além do mais, deve ser terrivelmente complicado arranjar um final para uma trilogia dessas que seja capaz de contentar a todos).
     Enfim, toda a trilogia é marcante e os conflitos e as tramas tocam a cada leitor. É uma luta contra a opressão, uma luta por um mundo melhor, uma realidade mais plausível - o que, de certa forma, também está presente na realidade atual, mas, obviamente, de bem outra maneira. São livros que fazem o leitor se envolver e, principalmente, acreditar! Acreditar que sempre há a chance do amanhã ser melhor.
     Para finalizar, deixo aqui o primeiro trailer de A Esperança - Parte 1:

     A primeira parte de A Esperança será lançada em 21 de novembro de 2014 e a segunda será lançada em 20 de novembro de 2015.
     E aí, o que acharam? Do trailer, do livro, da resenha? Deixem suas opiniões!
PS.: Essa resenha é de julho, de quando terminei a leitura. Ando um pouco sumida do blog, eu sei, mas em breve tudo se normaliza. ;)
Por Lerissa Kunzler

9 comentários:

  1. Oi Lery!
    Nossa! Estou super empolgado com o lançamento do filme.
    Gostei da resenha! Concordo com você que dificilmente a autora conseguiria concluir a trilogia agradando a todos. Eu, por exemplo, achei que o final do livro poderia ser um pouco mais detalhado sabe?

    Tenho duas edições desse livro em casa, uma delas ainda fechada. Pretendo sortear no blog.

    Bejião ;)
    Literamúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu também!! :D
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      É verdade, concordo com você sobre o final, e pode deixar que vou conferir o sorteio se ele sair no seu blog e com certeza vou participar!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Hello, Lerissa! Curti muito a sua resenha e também compartilho da opinião que faltou algo a mais nesse livro que nos outros teve de muito. Quanto ao trailer, curto todos os teasers que vem sendo apresentados ao decorrer do ano! E o melhor é que a estreia será no meu aniversário de 19 anos :D

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    PS: 2014, não 2012! Falha no tempo! Rs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou da resenha! :D
      Ahh eu também, vou conferindo tudo hahaha Vai ser um belo presente de 19 anos, então! hahaha
      Valeu por avisar, eu tinha revisado o post, mas não percebi a falha! Já corrigi. ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá Lerissa!
    Acredita que ainda não li essa trilogia?
    Vi os dois primeiros filmes, mas isso não afetou minha vontade de ler os livros! Vou tentar o impossível para mim, no momento, que será ler os 3 livros até o lançamento de A Esperança parte I. Não sei se conseguirei, mas não custa nada tentar né? rs
    Adorei a resenha :)
    Beijo

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, mas vale a pena dar uma chance, é sensacional! hahaha
      Se você gostou dos filmes, com certeza vais gostar mais ainda dos livros!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Esse livro foi muito sofrido pra mim, eu li em um dia e não queria que acabasse. Sofri muito com Peeta e depois fiquei me sentindo vazia, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu sei bem como é isso!
      A gente fica dividida né, pois quer ler rapidamente para descobrir o que vai acontecer e, ao mesmo tempo, a gente gostaria que não acabasse para continuar desfrutando da história! hahaha
      É bem assim mesmo! Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. Muito boa a resenha .. Parabéns *-*
    Eu também amei o livro, a saga e to na torcida de que o filme será muito bom!!
    Bjs

    Meu Mundinho de Sofia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...