terça-feira, 30 de setembro de 2014

Resenha do Livro: O Caçador de Pipas,
de Khaled Hosseini

O Caçador De PipasTítulo: O Caçador de Pipas
Autores: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Edição: 1
Nº de Páginas: 368
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


Eleito Melhor livro do ano pelo San Francisco Chronicle.
Selecionado entre os Dez melhores do ano, pela Entertainment Weekly.
Destacado como Livro notável, pela American Library Association.

     Acima estão algumas das premiações que este livro, que hoje resenho, já recebeu. E, se tem algo que posso afirmar sobre isso, é que, com toda certeza, nenhum destes prêmios foi em vão. Este é um livro com uma história envolvente e que, em determinado ponto, todo leitor acaba se identificando com algo. Quem nunca cometeu algum erro? Quem nunca se arrependeu? Todos nós somos humanos e, por isso, erramos, mas são justamente as nossas atitudes que determinam nossa essência. Como a própria história que O Caçador de Pipas nos traz, percebemos que sempre é possível mudar, e que nunca é tarde demais para se arrepender e pedir perdão.
“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira.”
     O Caçador de Pipas conta a história de uma amizade. Uma amizade entre dois meninos que cresceram juntos, mas que são muito diferentes um do outro. Amir e Hassan. Hassan, o menino de coração bondoso e corajoso, sempre disposto a sacrificar tudo por sua amizade com Amir. E Amir, um menino que é bem diferente de Hassan e que sempre faz de tudo para orgulhar o próprio pai - este parece gostar muito mais de Hassan e pensa em Amir como um covarde.
"Só sei que aquela lembrança vivia dentro de mim como um pedaço gostoso de passado, perfeitamente encapsulado; uma pincelada de cores naquela tela cinzenta e árida que as nossas vidas tinham se tornado."
     Mas a chance de provar a seu pai que é valente e corajoso chega e, ajudado por Hassan, Amir a agarra com ambas as mãos. Mas Amir não consegue driblar totalmente sua covardia e acaba cometendo uma atitude, da qual se arrepende muito.
"...descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo.Porque,de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."
     Anos e páginas depois, Amir - que havia deixado o Afeganistão para trás e ido para os EUA  -recebe uma última oportunidade de se reconciliar com seu passado e redimir seus erros. Dominando seus temores de uma vez por todas, Amir vai para o Afeganistão, que agora está muito diferente daquele que ele havia conhecido. E é então que, enfrentando muitos perigos e problemas, Amir consegue reparar seus erros.
"Por você, faria isso mil vezes"
     Este é um livro lindo pela lição que passa e pela história em si, que é praticamente uma história de vida. É um livro repleto de lições com inúmeras possibilidades, ou seja, você pode relacioná-lo a sua realidade e interpretá-lo de muitas maneiras. Percebe-se também o quanto as nossas próprias atitudes podem influenciar o dia de amanhã e o quanto é essencial aproveitar as oportunidades quando elas estão diante de nós, sem deixá-las passar em branco.
     Enfim, é um livro do qual poderia se falar por muitas e muitas linhas, mas vou parando por aqui para não estragar as novidades para os que pretendem ler.
     Alguém que já leu o livro também, o que achou??
Por Lerissa Kunzler

15 comentários:

  1. Oi, Lerissa.
    Eu li Caçador de Pipas há algum tempo, e gostei muito. Claro, mostra um drama na história que em partes é forte, mas a leitura é ótima. Me parece muito real a forma como o autor expõe os fatos, e isso é o mais interessante. Mas fiquei um pouco triste com a vida que o Hassan levou... mas chega de spoiler... hihihi

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei o livro, imaginando que seria uma leitura um tanto cansativa, mas me surpreendi! O livro me prendeu totalmente! hahaha
      É realmente uma história um tanto forte e triste, mas que com certeza vale a pena ler!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  2. Olá
    Amoooooooo esse livro de paixão, meu Deus, é simplesmente lindo.
    Que bom que você gostou também e ele realmente passa uma lição linda, todos deveriam ler esse livro.
    Ótima dica e ótima resenha.

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/09/top-5-filmes-de-terror.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! :D
      Concordo plenamente com você sobre ser um livro que todos deveriam ler, é aquele tipo de livro que faz com que você termine a leitura sendo alguém diferente de quando havia começado.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Lerissa!
    Já tive oportunidade de ler O caçador de Pipas e realmente tem muitos ensinamentos e muitas lições de vida, embora para mim, tenha sido uma leitura arrastada e lente.

    Seguindo o blog, parabéns e sucesso!

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a velocidade da leitura, acaba dependendo da realidade de cada um, mas não deixa de ser um ótimo livro por tudo o que transmite.
      Opa, muito obrigada! :D
      E valeu pela visita, volte sempre que quiser!!

      Excluir
  4. Oi Lerissa!
    Já faz um bom tempo que eu li esse livro, mas me lembro como se fosse hoje os sentimentos que ele provocou em mim.
    Chorei muito, mas mais que chorar eu aprendi várias lições de vida!!
    É um ótimo livro!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um livro que tem a capacidade de mudar a gente, de emocionar e de nos fazer refletir. É isto o que o torna tão bom!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. Oi Lery!
    Sem palavras para descrever esse livro.
    É uma linda história, cheia de valiosos ensinamentos. Muito amor por esse livro!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é verdade, um livro muito bom e que eu recomendo! Os melhores livros sempre passam ótimos ensinamentos!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  6. Este é um outro livro que prometo ler e não li ainda. Mas vi o filme. Não gostei da forma que Amir é representado. Ficou a sensação de que deveria ser "domesticado", "americanizado". Quem sabe se lendo o livro, eu tenha uma visão diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi o filme ainda, então não tenho como comentar sobre.
      Porém, no livro, não tive essa sensação - ao menos não tão claramente quanto parece ser expressa no filme, pelo que você relatou. Acho que vou assistir para poder comparar! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Olá, tudo ótimo e vc??
    Hahaha Comigo acontece o contrário, já ouvi falar bastante de A Cidade do Sol também, mas acabei decidindo por ler primeiro O Caçador de Pipas. Gostei bastante do estilo do livro, então provavelmente vou ler o outro também. xD
    Obrigada pela visita! :D

    ResponderExcluir
  8. Aiii eu já assisti o filme e putzz , me debulhei em lágrimas !! (hehehe) mas a sua resenha me deu AQUELA vontade de ler!!! vou acabar chorando de novo kkkkk! parabéns pelo Blog já estou seguindo:)))http://serendyzworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, eu quero mesmo ver o filme! hahaha
      É, o livro é mesmo muito emocionante também!
      Opa, muito obrigada! Seja sempre bem-vinda! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...