Dias atrás fui indicada para um desafio que respondi no Facebook, que consistia em listar 10 livros que marcaram de alguma forma. E foi então que eu decidi compartilhá-la também com vocês aqui no blog, explicando um pouco mais sobre as minhas escolhas.
Todo bom leitor tem aqueles livros que lhe marcaram de algum modo especial, com os quais ele se identificou, se emocionou, aprendeu lições, ou que o transformaram de alguma forma. Um bom livro sempre faz com que as pessoas terminem a leitura diferentes de como estavam quando começaram. Como diz uma citação de Amos Alcott:
"O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito."Então vamos a minha lista dos 10 livros que me marcaram de alguma maneira e, dessa vez, coloquei-os em forma de contagem regressiva:
10. O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
(RESENHA AQUI).
Livro que li em setembro de 2014 e que resenhei no blog há poucos dias. Esse livro não pôde deixar de entrar para essa lista, pois me marcou bastante. Lembro que eu sempre queria lê-lo, mas ia adiando a leitura porque não sabia se eu iria gostar ou se a leitura iria fluir mesmo, ao invés de se arrastar. Até o dia em que me vi com ele em mãos e comecei a lê-lo. Foi um livro que me prendeu desde as primeiras linhas e uma história que me tocou bastante. Um livro que mostra como até mesmo as nossas pequenas atitudes possuem consequências enormes e que sempre podemos recomeçar, pois nunca é tarde demais para pedir perdão.
9. O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
(RESENHA AQUI).
Outro livro marcante pela sua história, que também nos faz pensar. Como eu disse na resenha que fiz dele, é um livro não muito extenso, mas que traz consigo mais lições e reflexões do que muitos outros livros que são o dobro ou o triplo de seu tamanho. O livro é marcante em muitos aspectos, mas o que mais chama a atenção é a simplicidade infantil com que o menino Bruno tenta compreender tudo o que acontece em sua vida e à sua volta - em meio àquela realidade tão terrível -, e a belíssima amizade que surge entre ele e o menino judeu chamado Shmuel.
8. Um Hotel na Esquina do Tempo - Jamie Ford
(RESENHA AQUI).
Até aqui apresentei livros que tratam também de temas históricos e este é outro, embora a história central - como também nos anteriores - se foque mais na vida de seus personagens. O livro traz consigo uma realidade totalmente diferente e que era desconhecida por mim até então. A história se passa nos EUA e trata também de um romance entre um menino chinês e uma garota japonesa, fato totalmente contra as tradições das famílias. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os EUA entram na guerra, após o bombardeio de Pearl Harbor, todos os japoneses que vivem em território americano acabam sofrendo as consequências, sendo mandados aos milhares para os campos de concentração no interior dos EUA. Os dois amigos acabam sendo separados um do outro, mas o amor que sentem continua o mesmo.
Esse livro me surpreendeu muito, porque tanto se fala dos campos de concentração que existiam na Alemanha para exterminar os judeus e pouco se faz menção que um fato semelhante ocorria nos EUA. Até então eu não fazia ideia do quanto os japoneses que viviam em território americano também sofreram naquela época. Sem dúvidas, um livro marcante.
(RESENHA AQUI).
Ao contrário dos anteriores, esse livro é marcante para mim pela forma com que a história foi elaborada, contendo um enredo incrível e surpreendente. O cenário da história é belíssimo e se passa na Região dos Lagos, mais especificamente, emThirlbeck. O livro contém uma trama fabulosa e o enredo mais bem construído que eu já tenha visto. É uma história que por si só já é uma trama fantástica, mas a autora conduz tão bem a história e, nos momentos certos, presenteia o leitor com grandes revelações totalmente inesperadas, - quase como "bombas" na história - que é impossível não sentir-se fascinado. Mas é um livro bem antigo (sim, de 1974), o que eu li já estava todo amarelado - o que não impediu a história de ser incrível.
(Resenha em breve!!!)
"Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."
Narrado de maneira inusitada, é um livro que também trata de temas históricos: a Segunda Guerra Mundial e a questão dos judeus (já deu para notar que eu gosto bastante de ler sobre esses temas, não é?!). Não é possível ler o livro e não se afeiçoar a Liesel Meminger, a rir com as travessuras dela e seu melhor amigo e vizinho Rudy, a admirar a sua maneira de ver a vida, de se encantar com a maneira que ela aprendeu a ler... Tantas lições que esse livro carrega consigo. Não tenho muito a dizer, talvez nem sei exatamente o que dizer sobre esse livro (e além disso faz um bom tempo que o li e pretendo relê-lo em breve). Mas saiba você, pegue-o (ou roube-o, talvez), ponha-o debaixo de seu braço e vá para a Rua Himmel, exatamente na época da Segunda Guerra Mundial. Lá você encontrará essa garota, conhecerá quase tudo sobre a vida dela e se emocionará com as lições que somente essa criança poderia nos ensinar.
(RESENHA AQUI).
Essa é uma daquelas histórias que nos trazem grandes reflexões a partir de poucas palavras e seu encanto está na simplicidade. Como não sorrir e se encantar com as descobertas de Tistu e seus pensamentos tão puros? A história nos conta que Tistu era um menino diferente, vivia em uma casa sempre brilhante e seus pais eram muito ricos. Mas quando foi mandado para a escola, Tistu descobriu que era diferente das outras crianças e foi mandado embora. Tistu acabou descobrindo o seu "dedo verde", o seu dom, aquilo que realmente o tornava feliz e passou a fazer o que podia para melhor utilizá-lo. Esse livro é um livro infanto-juvenil, mas pode - e deveria - ser lido por pessoas de todas as idades, pois é escrito com uma doçura e uma simplicidade tal que nos encanta e nos faz pensar naquilo que realmente vale a pena na vida e o que estamos cultivando em nosso dia-a-dia.
4. Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter
(RESENHA AQUI).
Ah esse livro certamente não poderia deixar de fazer parte dessa lista. Uma história de amor verdadeiro, muito emocionante e, o melhor de tudo, baseado em uma história real. Conta a história de um casal que acaba sofrendo um grave acidente. Krickitt, a esposa, sofreu uma grave lesão cerebral e ficou em coma por semanas. Apesar de seus próprios ferimentos, Kim passava todo tempo que podia próximo à Krickitt e mesmo com os médicos dizendo que as chances de sobrevivência eram de somente 1%, ele não desistiu. Krickitt conseguiu sobreviver, mas com uma grave consequência: devido à uma de suas lesões cerebrais, ela não conseguia lembrar de nada que havia acontecido nos últimos 1 ano e meio: justamente o tempo em que ela havia conhecido, se apaixonado e casado com Kim. É uma história linda e emocionante sobre o amor, a fé e o comprometimento.
3. Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo
(RESENHA AQUI).
Outra história belíssima e cheia de lições, além de ser uma obra que também prova o quanto a literatura brasileira possui obras incríveis. É um livro marcante que nos faz pensar muito na vida e naquilo que realmente vale a pena para cada um de nós. Será que vale a pena perseguir apenas suas ambições, sua sede pelo sucesso e deixar de lado aquilo que realmente vale a pena? Será o dinheiro tudo na vida de uma pessoa? São estes apenas alguns dos questionamentos que o livro nos propõe e sobre os quais nos faz refletir. E, assim como em O Caçador de Pipas, Olhai os Lírios do Campo também nos mostra que nunca é tarde para se arrepender e consertar os próprios erros.
(RESENHA AQUI).
Um grande clássico da literatura inglesa que eu já li no mínimo três vezes e me encantei em cada uma delas. Não é apenas uma simples história de romance, é um livro que trata das relações entre as pessoas e, por se passar no século XIX, também mostra um pouco da vida das pessoas naquela época, especialmente no que se refere à vida das mulheres. Percebemos o quanto o nome e a reputação eram tudo na vida de uma família, o preconceito que havia entre os níveis sociais, a importância do casamento para uma mulher e quão poucos direitos estas possuíam naquela época. É então que entra em cena uma das heroínas mais incríveis da literatura: Elizabeth Bennet. Corajosa e inteligente, Lizzy não teme os que se consideram "superiores" e nem se considera tão inferior a ponto de não ser capaz de conquistar o coração do nobre Mr. Darcy.
1. O Senhor dos Anéis - JRR Tolkien
(Resenha e novidades em breve!!!)
Claro, este não poderia deixar de fazer parte dessa lista! Tudo bem, ele acaba quebrando o sentido da lista, pois não se trata de um único livro, mas de uma trilogia. Porém, vamos considerá-lo como um todo. O Senhor dos Anéis são os livros mais marcantes que li em toda minha vida e por inúmeros motivos. É fascinante a forma como Tolkien criou todo o Universo da Terra Média, as novas raças e, inclusive, as novas línguas presentes na obra (como o élfico, por exemplo). Mas não é apenas isso que torna a trilogia incrível, pois são inúmeras e valiosas as lições que podemos tirar dela. O valor de uma amizade e o fato dos mais pequenos serem aqueles que definem o destino de todos os outros, são apenas alguns dos fatores que podem ser destacados, de uma maneira bem geral. (Estou começando a reler a trilogia e, em breve, teremos as resenhas e outras novidades por aqui. Aguardem!! :D)
______________________________
Bem, estas são minhas escolhas! Quando eu respondi ao desafio (que se tratava de apenas listar os livros) eu fiquei com uma vontade imensa de comentar sobre eles, de explicar minhas escolhas. Resultado? É esse aí que você viu acima! hahaha
E aí, o que acharam? Espero que tenham gostado! Até breve. ;)
Oi! ^^
ResponderExcluirEu fui desafiada no Facebook também, mas não pensei em trazer o desafio para o blog. Gostei da sua ideia.
Eu nunca li nenhum dos livros da sua lista. Comecei a ler "A Menina que Roubava Livros", mas ainda não tive oportunidade de terminar. Espero poder fazer isso em breve.
Beijussss;
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Eu trouxe para o blog porque tinha muito para comentar sobre e o desafio era apenas listar! hahaha
ExcluirAMQRL é ótimo!!
Obrigada pela visita e boas leituras! :D
escolheu livros marcantes, que quem lê não esquece!
ResponderExcluirtemos atualmente duas promos no ar! venha participar
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
É, muitos desses livros são marcantes não apenas para mim!! xD
ExcluirVou conferir! Obrigada pela visita! :D
Oi Lery!
ResponderExcluirA menina que roubava livros e O menino do pijama listrado também foram livros que me marcaram.
Eu preciso ler Orgulho e Preconceito, parece ótimo.
Beijão
LiteraMúsicas
São dois livros bem marcantes mesmo!
ExcluirOrgulho & Preconceito é um clássico e só por isso já vale a pena ser lido. Mas além disso, traz uma bela história, vale a pena a leitura!
Obrigada pela visita!! :D
O Menino do Pijama Listrado me marcou muito também, é uma história linda apesar de curta.
ResponderExcluirBeijos - lendocomabianca.blogspot.com
Exatamente! Marcante demais! xD
ExcluirObrigada pela visita! :D
Oláaa! Achei bem interessante sua lista, pois tem alguns livros que não conheço.
ResponderExcluirFiquei super curiosa com O Menino do Dedo Verde... Achei bem fofo!
Super beijo
Seguindo aqui :D
http://estoulendoo.blogspot.com.br/
Opa, que bom saber disso!! xD
ExcluirO Menino do Dedo Verde é uma daquelas histórias tipo O Pequeno Príncipe sabe, são curtas e leves, mas muito marcantes!
Opa, muito obrigada! E valeu pela visita! :D
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirDa sua lista eu já li O Menino do Pijama Listrado e AMQRL e ambos foram incríveis. Adorei!
Tenho o Caçador de Pipas aqui e estou pensando em lê-lo. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Olá, tudo ótimo e vc??
ExcluirÉ, esses dois são livros muito marcantes mesmo, duas histórias lindas, apesar de tristes! xD
O Caçador de Pipas também é um livro que vale muito a pena ler!
Obrigada pela visita e boas leituras! :D
Que linda a capa de Um hotel na esquina do tempo! É muito apaixonante. Desses, já li Para Sempre e é mesmo bem envolvente, ainda mais por ser um fato real. Deve ter sido uma barra e tanto :/
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!
Linda mesmo, não?! xD
ExcluirBah, é verdade, o que mais me impressionou em Para Sempre foi mesmo o fato de ser uma história real. É mesmo um amor verdadeiro e impressionante!
Vou conferir sim, obrigada pela visita! :D
Lerissa, os únicos que li foi A menina que roubava livros e O caçador e simplesmente amei, foi um dos melhores que li.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.
Os dois são ótimos mesmo, e são histórias que também possuem acontecimentos históricos, o que torna eles ainda mais interessantes!
ExcluirObrigada pela visita! xD
O menino do pijama listrado é ótimo e muito emocionante mesmo , e eu tenho curiosidade em ler O caçador de pipas
ResponderExcluir⋙ Um beijo, te espero no blog
♥ blog Livros com café ♥
Também sempre tive curiosidade a respeito de OCdP, até o dia em que deixei tudo de lado e comecei a lê-lo. Vale muito a pena.
ExcluirVou passar lá! ;)
Obrigada pela visita! :D
Incrível como O Menino do Pijama Listrado marcou tanta gente né? Chorei muito com o livro, depois chorei mais ainda com o filme. Pra mim A Menina que Roubava Livros é um livro pra refletir, um livro maravilhoso.
ResponderExcluirbibliotecacolorida.blogspot.com.br
Realmente, um livro muito marcante!
ExcluirHahahaha Tanto o livro quanto o filme são muito emocionantes!
Ahh, sem dúvidas! :D
Obrigada pela visita! xD
Sou perdidamente apaixonada por O Senhor dos Anéis e Orgulho e Preconceito.
ResponderExcluirSão as histórias mais lindas que já li na vida. <3
Imagine a minha felicidade na semana passada, quando perguntamos aos nossos alunos (sou professora de inglês numa escola de idiomas) qual era o tema que eles queriam para o Natal deste ano e eles escolheram O Senhor dos Anéis! Não é pra cair de amores por eles? rsrs
Resta agora descobrir onde encontraremos enfeites de natal com esse tema.
Beijos e ótima semana pra vc!
Olha só, primeira vez que me deparo com alguém com gostos tão semelhantes aos meus! hahaha OSdA e O&P também são as duas histórias mais lindas que já li, os meus favoritos! xD
ExcluirHahaha Que amores esses alunos, você com certeza vai adorar trabalhar com o tema! :D
Opa, muito obrigada! Ótima semana para você também!
Obrigada pela visita!! :D:D
Gostei bastante dessa tag os dez livro que me marcaram de alguma forma, bem eu concordo plenamente com você com orgulho e preconceito =)
ResponderExcluirTambém respondi essa Tag, vc encontra na lista de posts desse mês lá no blog.
ResponderExcluirGostei de conhecer suas escolhas e percebi que suas escolhas foram livros com histórias bem intensas e sérias. Parabéns pelas leituras viu!!!
Dessa lista pretendo ler Orgulho e preconceito, Para sempre e Um hotel na esquina do tempo (não sabia que esse livro era tão interessante e não sabia desse fundo histórico dele).
Leituras, vida e paixões!!!!