quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Resenha do livro: Primeiras Impressões, de LRDO

Hoje trago a resenha de um livro fantástico! Vocês, leitores, já imaginaram o eterno clássico de Orgulho & Preconceito, de Jane Austen, ambientado no século XXI e, inclusive, com parte da história se passando em terras brasileiras? Ou seus personagens, como Darcy, Liz, Jane, Charles, Georgiana, Caroline... usando e-mails, indo à praia, festas, bares e jantares? Seria algo bem inusitado, não é? Pois é exatamente esse o livro que apresento a vocês hoje.

Título: Primeiras Impressões
Autora: LRDO
Editora: Kiron
Edição: 1
Nº de páginas: 234
Sinopse: Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora. 
Não se deixe levar apenas por suas Primeiras Impressões.
   
  Li o livro em pouco tempo, porque ele é simplesmente incrível. A autora foi simplesmente genial ao recriar os personagens e as situações de um dos maiores clássicos da literatura inglesa. Além disso, a linguagem do livro é simples e os diálogos são sempre interessantes e dão movimento à história. O foque maior da história, assim como em O&P, é em Lizzie, agora Liz Benevides, e seu romance com o irresistível Mr. Darcy, agora Frederick Darcy.
     A adaptação moderna dos personagem já tão conhecidos foi muito bem feita, tendo eles novas características que os tornam ainda mais interessantes, sem que, no entanto, percam o essencial. Um exemplo? Collins continua completamente entediante e chato; Jane ainda é doce e inocente; Liz, como sempre, irreverente e ainda mais corajosa; Lídia irresponsável; Charles sempre simpático e Darcy, é claro, irresistível.
     Outro ponto importante à respeito da construção do enredo são os cenários e os ambientes muito bem construídos. O que é mais interessante notar e que foi uma das coisas de que mais gostei no livro, é que a autora, conseguiu fazer com que a história de um clássico desses se passe em parte no Brasil (a outra parte se passa em território americano) - inclusive, as protagonistas Liz e Jane são brasileiras. Os cenários brasileiros são exóticos e muito bem descritos e, além de tudo isso, há uma grande valorização da cultura brasileira, inclusive no que diz respeito a nossa culinária típica.
     É simplesmente fascinante ler esse romance e perceber nele todas as situações de Orgulho & Preconceito, porém, de uma maneira totalmente nova a atual. Claro que, por se passar no século XXI e não mais no século XIX, houve muitas mudanças importantes, já que não há mais bailes como os daquela época, as moças não estão mais tão preocupadas com sua reputação e as propostas de casamento não são mais feitas ao pai - fatos que, no século XIX, eram perfeitamente comuns e, até mesmo, essenciais.
     Qualquer fã da clássica obra de Jane Austen irá amar esse livro, pois é fantástico e, em muitas cenas, completamente engraçado, rever de forma inusitada e nova todos os acontecimentos de um dos maiores clássicos da literatura inglesa. Mas para quem não leu Orgulho & Preconceito ou que, mesmo tendo lido, não o tendo entre seus favoritos, esse livro também é, sem dúvidas, uma ótima recomendação.
     Como sempre, não tem como não torcer pelas personagens, Liz continua fantástica com sua personalidade forte e mais corajosa que nunca. Também há muitas situações engraçadas e muita emoção na história e o final... Ah, o final é emocionante e acredito que não poderia ser melhor construído. E, além de tudo isso, a autora ainda é brasileira - prova de que há muitos bons autores brasileiros na atualidade. Enfim, vale a pena a leitura, super recomendo a vocês!

Sobre a autora...


Laís Rodrigues de Oliveira (LRDO), autora de Primeiras Impressões, inspirada em Orgulho & Preconceito

Laís nasceu em Salvador, em 1986. Ainda adolescente, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez faculdade e mestrado em Direito. Atualmente, trabalha em Brasília em uma multinacional como gerente de Relações Internacionais. Começou a escrever em 2013, mesmo ano em que desenvolveu o blog de cinema LRDO. É também colaboradora do blog Mulheres Ventaneras, onde escreve contos. Amante de literatura clássica e grande fã de Jane Austen, Laís ainda pretende adaptar outras belas obras de sua autora favorita.
Links e contato: www.lrdo.com.br
www.mulheresventaneras.blogspot.com.br / contato@lrdo.com.br

Por Lerissa Kunzler

10 comentários:

  1. Oi Lerisa,
    Vim visitar seu blog!
    Eu fiquei muito interessada no livro, eu amo as obras da Jane Austen e nunca imaginei uma adaptação dela se passando no Brasil, foi um ótima ideia da escritora.
    Adorei sua resenha
    beijos
    entree-virgulas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom ter você por aqui!! xD
      Também adoro as obras da Jane Austen e essa adaptação foi realmente muito bem-feitas, a criatividade da autora é sensacional!!
      Obrigada!!
      Valeu pela visita e volte sempre que quiser. :D

      Excluir
  2. Nossa, a autora apostou bem algo, e digamos que até de forma arriscada também. Tentar modificar um clássico é algo que exige muito esforço e, se acaba não tendo um resultado bom, acaba sendo ruim pro autor. Maas, ainda bem que pelo visto esse não foi o caso. Se ela abordou de maneira apropriada, deve ter ficado bem legal mesmo a história se passando nos dias atuais, algo bem diferente que eu mesma nunca tinha imaginado antes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha É verdade, mas essa adaptação foi muito bem-feita e não perdeu suas características essenciais, o que é muito importante também!!
      Valeu pela visita! :D

      Excluir
  3. Uau! Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito? :O
    Na metade da resenha você já tinha me convencido a por ele na lista de desejados!
    Mais legal ainda é o livro, em parte, se passar no Brasil. Parabéns a autora pela criatividade e a coragem de recriar um clássico de forma tão diferente e que, aparentemente, deu certo!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo!! hahaha
      Sim, a autora foi muito criativa mesmo, com certeza um ótimo livro!!
      Valeu pela visita! xD

      Excluir
  4. Ahh que massa esse livro.
    Eu amo Jane Austen, e Orgulho e Preconceito é o meu livro favorito.
    A resenha me chamou a atenção só pelo nome do livro. Pois quando Jane escreveu O&P, o nome dado foi Primeiras Impressões. Amo o Mr. Darcy... <3

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo O&P e acho que foi mesmo essa a intenção da autora quanto ao nome do livro, porque, realmente, o primeiro nome que Austen deu à O&P foi First Impressions! hahaha
      Mr. Darcy é incomparável!!
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  5. Oi Lery!
    Nunca li nada da Jane Austen :(
    Orgulho e Preconceito está na minha lista o/
    Adorei a resenha e pretendo ler o livro sim! :)

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que O&P está na sua lista, espero que você goste!! xD
      Que bom que gostou da resenha! :D
      Valeu pela visita!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...