sábado, 29 de novembro de 2014

Uma vida ao estilo hobbit: Conheça o Projeto Lammas

    Quem é fã de Tolkien, em especial de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, certamente já se sentiu fascinado pelo Condado e pelo maravilhoso estilo de vida dos hobbits. Uma vida tranquila, sem complicações e preocupações, apenas desfrutando tudo de bom que a vida tem a oferecer. Lares aconchegantes, boa comida e bebida, bons amigos sempre por perto, caminhadas e uma vida natural, cercada pela natureza, sem nenhum prejuízo ao meio-ambiente... Que estilo de vida seria melhor?
     Eu, particularmente, desde que tive o primeiro contato com as obras de Tolkien, me senti fascinada especialmente pelo Condado e pela vida maravilhosa do Povo Pequeno. Mas não sou a única. Em todo o mundo, há muitas pessoas que também admiram e sonham com uma vida ao estilo hobbit.
     E foi então que, um dia desses, lendo A Sabedoria do Condado, de Noble Smith (em breve teremos resenha desse livro fantástico aqui no blog) encontrei em um dos primeiros capítulos, uma nota na margem que falava sobre o Projeto Lammas, que se trata de uma forma de vida ecológica, semelhante à dos hobbits. Fiquei interessada e acabei pesquisando mais sobre isso e é justamente o que venho apresentar à vocês hoje.
     Os hobbits, criados por JRR Tolkien, possuem um estilo de vida bem peculiar. Amam de coração seus lares e a vida em meio à natureza, de modo que fazem o possível para preservá-la. Amam jardins, flores, árvores, o simples verde dos campos... E, justamente por isso, os hobbits são ótimos exemplos para nós hoje.
     Nós, atualmente, vivemos em um mundo que, de modo geral, não está preocupado com a preservação do planeta. Pensa-se apenas no lucro imediato e nos benefícios à curto prazo, esquecendo-se de que, a longo prazo, nosso planeta sofrerá com todas as consequências de nossas ações atuais. Se fôssemos como os hobbits, nosso mundo seria bem diferente.
     Pensando em criar um estilo de vida mais ecológico, com pouquíssimos impactos ao meio ambiente, foi que surgiu o Projeto Lammas, um modo alternativo de vida, criado no norte de Pembrokeshire, no País de Gales. Lá, o pessoal cultiva seus próprios alimentos de maneira natural, constroem suas casas com seus próprios materiais, coletando recursos e vivendo de um modo sustentável.
     Além disso, eles produzem flores, frutas e ervas tão naturais quanto possível, cestas e produtos feitos à mão, cosméticos à base de flores e muito mais. As pessoas também podem visitar o local, contando com guias turísticos.
     O projeto tem seu site na internet, onde se pode conferir mais informações, além de fotografias e mais detalhes (porém, está em inglês): PROJETO LAMMAS (clique aqui para ir ao site). O projeto em si demonstra que alternativas de um modo de vida mais sustentável existem e estão disponíveis sim, no aqui e no agora.
     É muito bacana conhecer esse projeto e perceber como há modos de vida que, além de trazer mais benefícios à saúde e à qualidade de vida da população, também não trazem prejuízos ao meio-ambiente. É sim um modo mais primitivo, por assim dizer, bem ao estilo hobbit, o que o torna fascinante.
     Bom seria se, a exemplo de tudo isso, começássemos a mudar nosso estilo de vida por nossas pequenas atitudes no dia-a-dia e que, ao redor do mundo, existissem mais iniciativas como essa.


     Para quem não conhece as obras de Tolkien e quiser ter uma pequena noção sobre os hobbits e o estilo de vida deles, deixo o vídeo aqui acima (que eu mesma montei), e que é bem curto e feito com as cenas de O Senhor dos Anéis, além de ter uma das melhores trilhas sonoras. Dá para sentir bem a paz, a alegria contagiante e a tranquilidade que o Condado transmite, não é mesmo?!
     E aí, o que acharam do Projeto Lammas?
Por Lerissa Kunzler

7 comentários:

  1. Oi, Lerissa!
    Menina, não conhecia isso não!!! Que demais!
    Confesso que um dos meus sonhos é viajar até Hobbiton, na Nova Zelândia, para viver ao menos um dia como um Hobbit!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show né??! hahaha Eu me surpreendi!!
      Baah, esse é um sonho incrível! Os hobbits são demais!! xD
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  2. Não sabia sobre esse projeto e achei muito interessante. Apesar de adorar morar na cidade,tenho plena consciência de que as pessoas precisam ter mais consciência do que estão fazendo com o planeta e não me importaria em viver como os Hobbits.
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante mesmo né?! Concordo com vc, não importa o local onde as pessoas vivem, o importante mesmo é ter-se consciência da situação e, especialmente, das atitudes.
      Obrigada pela visita!! :D:D

      Excluir
  3. Super gostei da musiquinha do vídeo hhehe O projeto também me parece interessante, retornar a essa vida mais simples e tal. Na verdade, isso me lembra o modo de vida de meus avós que vivem em um sítio. Eu também sou do interior do RS, então essa vida de Hobbit não se distancia tanto do que percebo por aqui ueuheeu.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das melhores trilhas sonoras de OSdA! hahaha xD
      Vou confessar que a minha vida aqui (eu também sou do interior do RS) também não se distancia muito desse tipo de vida ao estilo hobbit, mas eu admiro muito! hahaha
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  4. Outra coisa que eu também não conhecia e, se você permitir, gostaria de postar no blog também.
    To vendo que preciso ter uma aula de Tolkien com vc!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...