sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resenha do livro: A Metamorfose, de Franz Kafka.



    Olá pessoal, como estão? O NMW andou meio parado essa semana porque minha vida anda parecendo uma corrida de fórmula 1!! hahaha Mas estou aqui hoje e trago uma resenha ainda do ano passado, tem uma série de resenhas do blog que ainda não foram publicadas e essa é uma dessas.
     É clichê dizer isso, mas esse é um daqueles livros que todos deveriam ler e parar um pouco para refletir. É uma obra riquíssima, mesmo sendo curta, pela ampla variedade de interpretações que são possíveis a partir dela.

Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Rideel
Edição: 1
Ano: 2007
Nº de Páginas: 32
                  Avaliação do blog NMW:
Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
     É um livro que pode ser definido como uma grande metáfora, pois ele se encaixa em uma série de situações que ainda estão presentes em nossa realidade atual. O livro é composto por parágrafos longos, narrador em terceira pessoa e uma narrativa completamente angustiante que faz com que, a todo momento, o leitor sinta vontade de interferir na história e fazer algo que possa mudar aquela situação.
     A Metamorfose conta a história de Gregor Samsa, que ao acordar em uma manhã aparentemente comum, olha para si mesmo e percebe que se transformou em um inseto horrível, uma enorme barata. Gregor era o responsável pelo sustento de sua família e trabalhava com muita dedicação, a fim de poder pagar uma dívida de sua família e lhes dar uma vida confortável. Mas e agora? Como Gregor iria trabalhar daquela maneira? O que faria para sair daquela situação?
"Uma pessoa pode estar temporariamente incapacitada, mas essa é a altura indicada para recordar os seus serviços anteriores e ter em mente que, mais tarde, vencida a incapacidade, a pessoa certamente trabalhará com mais diligência e concentração. [...] Estou a passar por uma situação difícil, mas acabarei vencendo."
     Apavorados com a aparência assustadora de Gregor, sua família tem dificuldade em aceitá-lo após sua transformação e, a partir de então, ele que antes sustentava toda sua família, passa a ser desprezado por esta e não tem mais serventia alguma. Sua aparência causa horror e repulsa a todos que o veem e Gregor se encontra sozinho, sem ninguém capaz de ajudá-lo ou simplesmente se compadecer dele.
     Gregor era agora um inseto asqueroso. A partir desse ponto, pode-se desenvolver inúmeras reflexões e interpretações, sob variados pontos de vista. Por que havia ele se transformado em um inseto? O que representava essa transformação? Por que justamente uma barata? O que faria ele agora, estando naquele estado inútil, onde seu único passatempo era rastejar pelas paredes ou pelo teto e espernear involuntariamente?
     A simples transformação de Gregor em um inseto pode ser pensada de diversas maneiras. Como mencionei anteriormente, eu realmente gosto de dizer que esse livro é uma grande metáfora e que, inclusive, sua história é perfeitamente atual. Quantas vezes nós mesmos "transformamos em inseto" as pessoas próximas a nós, excluíndo-as e desprezando-as por serem inferiores, por possuírem limitações ou por simplesmente não serem como nós mesmos? Existem muitos "Gregors" por aí, em nossa sociedade.
     Este é um livro cujo final entristece e, ao mesmo tempo, faz refletir. Uma leitura importante, que faz pensar em como as vezes as escolhas das pessoas não são aceitas pelos outros e como isso pode trazer consequências, especialmente ao próprio indivíduo.
Por Lerissa Kunzler

6 comentários:

  1. Oi, Leri!
    Esse livro também me impactou bastante. Em algum lugar eu li que o Gregor na verdade já era esse inseto, com sua vida medíocre e tudo mais, mas com essa metamorfose ele apenas se tornou fisicamente um. Ah, no mesmo lugar em que eu li isso, vi uma crítica a dizer que o inseto em questão era uma barata, pois em lugar nenhum teria-se dito que era essa a espécie em que ele se tornou; creio que estamos com essa mensagem subliminar tão fortemente impressa na gente que já deduzimos logo que é uma barata... Mas enfim, é mesmo uma leitura que deveria ser obrigatória.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade, em nenhum momento o livro deixa explícito que o inseto em questão é uma barata, mas nós leitores, acabamos por deduzir isso (até por que a barata é um inseto que causa grande repulsa, não é mesmo?!).
      É um livro muito impactante mesmo e faz a gente pensar muito!
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  2. Esse livro me deixou muito curioso, realmente esse vai entrar na minha lista desse mês e a resenha está muito boa.

    Aproveitando passando aqui pra deixar um convite da promoção do blog do armazém, estaremos sorteando o livro seleção gastronômica no dia 08 de março e pra participar é muito simples, só entrar e cadastrar.
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Lery!
    Eu não li o livro, mas só de ler sua resenha fiquei pensando nos inúmeros significados que o fato do protagonista ter se transformado em inseto, pode ter.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lerissa, apesar de gostar do seu post e achar bastante interessante sua visão da história, esse não será um livro que eu vá querer ler. Principalmente porque não sou fã de insetos! ahahahaha

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  5. Oi :)
    Fiquei bem curioso... Parece ser um livro interessante, sua resenha me fez querer ler haha'
    Ah, te marquei em uma TAG, se puder responder... fique a vontade para recusar. :)

    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/2015/04/tag-7-coisas.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...