quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha do livro O Penúltimo Capítulo, de Clarice Pessato

Título: O Penúltimo Capítulo
Autora: Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Edição: 1
Ano: 2014
Nº de páginas: 208

"Não sei porque alguns morrem, mas estar vivo é o primeiro requisito para que no sofrimento tenhamos paciência e possa existir a esperança do melhor. Só através da vida temos oportunidade de lutar..."                                            Classificação do NMW:
Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós. O livro pode ser encontrado com a autora.

     Trago hoje para vocês leitores do NMW, a resenha de O Penúltimo Capítulo, um livro comovente, uma autobiografia cheia de superação e de muitas lições. Espero que gostem de conhecer um pouco sobre a história de Clarice, que ela mesma conta nesse livro especial.
"Isso ocorre com quase todo ser humano: posses, poder e aparência são o que contam e nos julgamos fortes, belos, poderosos, invencíveis, inabaláveis e eternos, porém nossos valores se desfazem, pois eles não são eternos. É um momento e tudo pode desabar ou desfazer." p.25
     Em "O Penúltimo Capítulo", a autora gaúcha Clarice Pessato nos apresenta sua autobiografia, uma história emocionante e cheia de bons ensinamentos. Clarice, aos 18 anos, era uma jovem alegre, barulhenta e cheia de sonhos. Mas o inesperado subitamente acontece: ela acaba sofrendo um acidente de carro e, com isso, uma lesão grave na coluna cervical, que resulta em tetraplegia.
     A partir de então, no decorrer da história, vamos acompanhando toda a trajetória de Clarice: a confusão até compreender o que havia acontecido; a dificuldade em aceitar sua nova condição; as perdas e incapacidades que surgiram em sua vida; tudo o que teve de deixar de lado; a superação; enfim.
    Além disso, Clarice é vítima do preconceito e da discriminação de uma sociedade que tem seus padrões pré-determinados e encontra seu conforto nas crianças e em outras pessoas que passam por situações semelhantes. A autora fala sobre essa questão muitas vezes no decorrer da história, porque desde que nascemos já somos acostumados a esses padrões com os quais convivemos e, por essa razão, muitas vezes é difícil pensarmos no próximo como um igual.
"Em nossa rotina, poucos param para olhar ao redor e avaliar com atenção os próprios passos. Não temos tempo para apreciar as pequenas coisas e sentir empatia para com as pessoas que estão bem perto de nós. Mas, ao sermos sacudidos pelas perdas e frustrações, somos obrigados a parar. Então, olhamos ao redor em busca de conforto, de forças que nos deem esperança para continuar." p. 130
     "Mas por que isso teve de acontecer? Por que comigo?" Clarice buscava por respostas, por uma razão para tudo aquilo estar acontecendo com ela. E ela encontrou. Encontrou isso em algo que muda toda a vida da qualquer pessoa, que dá um sentido novo e traz as respostas buscadas: a fé em Cristo. Por meio dessa descoberta, Clarice encontra um novo sentido para sua vida e encontra a força de que precisa - e que, aliás, todos nós precisamos - para superar os obstáculos de sua vida. Sua vida se transforma por completo e ela passa a encarar a vida de outra maneira e encontra a felicidade em cada um de seus dias, mesmo em sua condição.
"Deus não olhava para minha condição, nem para minha aparência, mas para o meu coração." p.113
     Muitas pessoas se fecham à fé, justamente pelo fato de não a compreenderem. Porém, em algum momento em nossas vidas, Deus nos chama e precisamos apenas acolher o seu chamado e estarmos dispostos a mudar de vida.
     Clarice nos narra sua história de vida com muita sensibilidade em um relato emocionante e comovente. Clarice é corajosa, é alguém que enfrentou os obstáculos de seu caminho e venceu as barreiras. A força de vontade e a determinação de Clarice são inspiradoras. Sua história é, nas próprias palavras da autora, um testemunho claro, vivo e transformador de vidas.
"Gostava de ensinar sobre a borboleta, comparando o ciclo de vida deste inseto com a nossa vida. Antes de se tornar borboleta ela é uma lagarta. Nós somos pecadores e precisamos nos transformar, como uma lagarta. Quando aceitamos Jesus, um casulo é construído para ocorrer a metamorfose, a mudança de vida, então saímos do casulo como borboletas." p.126
     A comparação que Clarice faz em relação às borboletas é uma das coisas que mais gostei no livro e que também explicam o sentido da capa deste.
     Clarice não impõe sua religião e nem mesmo menciona sobre ela em seu livro, apenas fala de Deus e das maravilhas que descobriu através da fé. Esse é um ponto de destaque em seu livro, pois, dessa maneira, ele é um livro para todos que creem em Deus e que querem ouvir falar dEle. Ela traz um testemunho muito bonito, baseado em sua própria mudança de vida. Mas, muito além disso, o livro de Clarice também nos faz refletir sobre muitos outros pontos além da fé, como sobre o que somos como pessoas, sobre a inclusão, o amor ao próximo, para citar apenas alguns exemplos.
     Se pararmos para pensar, veremos que, desde crianças,  somos incentivados a crer que tudo sempre terá um final feliz, como nas novelas, nos romances, na televisão, nas inúmeras influências às quais nos submetemos... Mas na vida as coisas nem sempre acabam bem e muitas vezes nós somos pequenos demais para entender que o final feliz que imaginamos nem sempre é o que merecemos - e que muitas vezes acaba superando nossas expectativas.
"Eu queria um final feliz. Mas qual seria o final feliz? A nossa história não acaba no ponto final de um livro. O final feliz é muito mais profundo e vai muito além do: '...e foram felizes para sempre'." p.174
     É um livro lindo, emocionante e comovente. Clarice é um exemplo para cada pessoa e, assim como ela, também somos convidados a encontrar o sentido de nossa vida. É um livro repleto de lições, uma história de vida que faz pensar e que serve de inspiração para cada um de nós.
     Que saibamos ser livres de preconceitos e, à exemplo das crianças, acolher de coração aberto a cada ser humano. Que saibamos aceitar as derrotas, enfrentar os mais diversos obstáculos que se interpuserem em nossa vida, arrependermos de nossos erros e buscar novos acertos... mas que saibamos acima de tudo, acolher nossos problemas e, por meio da fé, encontrar a força necessária para superá-los.
     A história de Clarice é um exemplo de força e determinação e também de aceitação, pois muitas vezes o nosso final feliz pode ser muito melhor daquilo que esperamos.

Sobre a autora...

Nasci em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. No ano de 1981 com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, vi minha vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica.
Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, mas a angústia de ter que me adaptar com a nova realidade, suportar o peso de tantas perdas, frustrações, decepções, falta de respostas somente foi superado pelo auxílio divino, Deus veio em meu socorro e através da fé recebi forças para prosseguir. Com muito amor Deus ia me ensinando a cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos. 
Na caminhada de reabilitação fui testada com as muitas decepções. Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé.
Após o acidente, formei-me em Letras, bem como fiz Curso de Inglês. Cursei o Seminário de Especialização em Teologia e o Curso de Missões. Sou professora da Escola Bíblica além de escrever artigos para o jornal local e anuncio a palavra de esperança e salvação do evangelho on-line e off-line. E em Novembro de 2013 foi lançado o livro que escrevi ‘O Penúltimo Capítulo’.
Espero oferecer esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão.
____________________________________

Clarice, mais uma vez, agradeço de coração pela oportunidade de ler seu livro! Continue sendo sempre essa pessoa iluminada, esse exemplo de vida para cada um de nós.

E vocês, queridos leitores e amigos do NMW, espero que tenham gostado da resenha e de conhecer um pouco sobre a Clarice, sua história e seu livro. O que acharam? Até breve.
Por Lerissa Kunzler

4 comentários:

  1. Olá, Lery.

    Nossa, a história da Clarisse parece coisa de cinema, mas infelizmente somos propensos a estes acontecimentos. Gostei muito da sua resenha, acho que você conseguiu explicar bem o enredo.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem emocionante e comovente, parece de cinema mesmo!! xD
      Opa, que bom que você gostou da resenha, obrigada!! :D
      E valeu pela visita!! :D

      Excluir
  2. A capa do livro é linda.
    O estilo do livro não é muito o meu. Mas talvez eu dê uma chance futuramente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo, né?! E ela se encaixa perfeitamente com a história do livro!! xD
      Bom, se um dia você der uma chance, espero que goste!! :D
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...