quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sobre o livro: A Garota da Capa Vermelha, de Sarah Blakley-Cartwright.

 Acreditem na lenda, cuidado com o lobo!
     Li esse livro nas férias de verão do ano passado, emprestado da minha prima, durante a viagem para a praia. Foi um passatempo ótimo e a narrativa é tão envolvente que eu não conseguia desgrudar os olhos do livro antes de terminar a leitura, ou melhor... antes de descobrir quem era o lobo que tanto atormentava a todos. Esse livro é uma ótima escolha para quem curte romance, suspense e claro, muuuito mistério! Bem, antes que eu acabe falando demais, vamos conferir a sinopse:
O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.
     A Garota da Capa Vermelha?! Ao ouvir esse nome, certamente vocês irão recordar daquele velho clássico infantil da Chapéuzinho Vermelho, não é mesmo? Bem, é verdade que há algumas semelhanças entre as histórias, mas não julgue o livro antes de conhecê-lo. Imagine que a autora resolveu um dia escrever um livro, e então pegou os ingredientes do clássico infantil, colocou-os para ferver em um caldeirão até ficarem bem fortes, sombrios e medonhos, adicionou uma dose de romance e outra talvez um pouco maior de mistério, acrescentou alguns detalhes góticos e muito, mas muito suspense. Agora sim dá para se ter um mínimo de noção de como é o livro. Ok, mas do que se trata a história?
     Bem, o livro narra a história de Valerie, uma jovem que morava com sua família no vilarejo de Daggorhorn e vivia à sombra de sua irmã Lucie, uma moça muito bela. Valerie era apaixonada por Peter, sua paixão de infância e seu melhor amigo, que agora havia voltado à aldeia e ambos planejavam fugir juntos, mas...
     Os habitantes de Daggorhorn viviam em uma trégua com o temido lobo - o lobo mau? sim, exatamente! - há anos. Mas certa noite a trégua é quebrada e a paz acaba para os habitantes, pois o lobo ataca outra vez e na manhã seguinte, o corpo de uma moça é encontrado num campo de trigo. Valerie fica desolada quando se dá conta de que o corpo encontrado é o de sua irmã Lucie, que fora assassinada pelo terrível lobo.
     Naquela época era comum existirem casamentos arranjados e para piorar tudo ainda mais, os pais de Valerie acabam querendo que ela se case com Henry, o filho de um ferreiro local. Os dois se tornam noivos, mas o coração de Valerie continua batendo mais forte por Peter.
     O terror e o medo se espalham pela aldeia e isso se acentua ainda mais com a chegada de Father Solomon - um famoso caçador de lobisomens - que acaba revelando que o lobo não se trata de um animal, mas de um ser humano. Esse ser humano poderia ser qualquer pessoa, o que acaba gerando uma atmosfera de muita suspeita e desconfiança entre os habitantes da aldeia.
     Valerie se vê rodeada de intrincadas situações, ainda mais quando descobre que somente ela possui uma ligação particular com o lobo. Quem seria o terrível lobo? E se o lobo fosse alguém que ela ama? Se fosse Peter? Ou Henry? Ou sua estranha avó? O mistério acerca de quem seria o lobo é muito bem trabalhado e não há como descobri-lo através de uma ou outra evidência. A identidade do lobo é surpreendente e o final vai te surpreender mais ainda, se é que é possível.
Ah, e tem o filme de mesmo nome, que é baseado no livro e que conta com as atuações de Amanda Seyfried e Gary Oldman (potterheads irão lembrar do Sirius hehehe). O filme também é muito bacana, vale a pena conferir!
E aí, quem de vocês tem medo de lobo mau? hahahaha O que acharam da resenha? Espero que tenham gostado. Alguém já conhecia o livro e/ou o filme?
Por Lerissa Kunzler.

4 comentários:

  1. Eu assisti o filme, mas ainda não li o livro. Deve ser ótimo, pois o filme já é muito interessante. A Amanda arrasou, como sempre. haha
    beijos!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, o livro consegue ser ainda melhor que o filme! hehehe Vale a pena conhecer a história. Realmente!
      Obrigada pela sua visita, beijos! :D

      Excluir
  2. Olá, Lerissa! Li seu recado no Skoob e vim conhecer seu blog. Primeiramente, parabéns pelo trabalho, tá muito legal!

    Falando sobre a resenha... Confesso que fiquei com medo de que Blakley estragasse a personagem e o conto, mas, felizmente, saiu tudo perfeito! Os personagens, a trama, os mistérios e a ansiedade de descobrir o que vai acontecer, fazem o livro simplesmente maravilhoso!

    Beijo, Miguel. Parágrafos e Capítulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vindo! Obrigada, que bom saber disso!
      Verdade, acho que não poderia ter sido melhor e se fosse, com certeza não seria tudo tão brilhante. hehehe Obrigada por sua visita ao blog, beijos! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...