sábado, 14 de junho de 2014

Sobre o livro: A Culpa é das Estrelas, de John Green.

A Culpa é das Estrelas"Alguns infinitos são maiores do que outros."
Ok. Ok.
     Utilizando um dos dizeres da própria Hazel, alguns escritores são tão bons que seria bom ler até mesmo a lista de compras deles e John Green não se escapa dessa.
     O livro conta a história de Hazel, uma garota de 16 anos que possui uma metástase nos pulmões e não consegue ficar respirando por muito tempo, sem utilizar Felipe, o seu cilindro de oxigênio. Sua mãe reclama que ela passa muito tempo em casa e que ela precisa sair mais e fazer amizades. Certo dia, enquanto frequenta o Grupo de Apoio contra o câncer, ela conhece um jovem ex-jogador de basquete chamado Augustus de 17 anos, que na verdade possuía apenas uma perna verdadeira, pois a outra fora amputada devido ao osteossarcoma, uma espécie de câncer ósseo. Os dois acabam se tornando amigos e com o tempo, se apaixonam. Mas o que eles não esperavam é a voadeira que a vida lhes dá, pois como dizia Augustus, a vida não é uma máquina de realização de desejos.
     A Culpa é das Estrelas é um livro fantástico e muito bem escrito, os diálogos são incríveis, fazendo com que simpatizem logo de cara com a Hazel e o Augustus, como se fosse possível ser de outra forma. Ambos tem uma afinidade incrível e é inevitável não torcer pela felicidade deles, não importa se eles estejam aqui ou em Amsterdã (quem é que não ficou com vontade de dar uma chacoalhada no Van Houten também?!).
Mas além de tudo, esse é um livro realista e talvez esse seja um dos motivos pelos quais gostei tanto dele, afinal, a vida não é mesmo um conto de fadas e finais felizes como normalmente se espera nem sempre são possíveis.
     Quando se chega ao fim desse livro, além de querer ler mais e de pensar 'ahh, pena que acabou!", você também se sente mais ou menos como a Hazel e o Augustus se sentiram ao ler Uma Aflição Imperial, pois o livro também nos deixa curiosos e com vontade de saber o que acontece depois. Mas claro, dá para se imaginar. Que atire a primeira pedra quem não se emocionou com a história!
     Recomendo a leitura, até porque muitas vezes nem valorizamos nossa própria saúde e a vida que temos, reclamamos de coisas fúteis ou até mesmo de coisas simples, mas não somos capazes de imaginar o quanto seria pior se também tivéssemos alguma limitação.
     Por isso que tanto admiro a Hazel e o Augustus. Hazel era uma menina simpática, maravilhosa e além de tudo, era forte. Se preocupava com os seus pais e sobre como as coisas ficariam depois que ela se fosse. Ela não queria que as pessoas tivessem pena dela, ela simplesmente queria ser quem ela era, que todos a considerassem como uma pessoa normal quanto qualquer outra, o que ela não deixava de ser.
     Além de ser a história de um amor lindo, é uma lição de vida.

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas."
Por Lerissa Kunzler.

21 comentários:

  1. Nossa me senti do mesmo jeito que você ao ler esse livro, amei muito também, ao terminar senti que tinha levado um tapa na cara, a gente sempre reclamando de coisas bobas, e eles em situação muito pior! Nossa o Van Houten, é um, que se eu visse pessoalmente, daria todos os tapas na cara que ele merece rsrs ( mas quem não ? ) Adorei a resenha =D me deu vontade de reler o livro !!!

    Beijos

    http://asongofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não se deixar tocar pelo livro, não é? Livros assim fazem muitas vezes a gente "acordar". hehehe Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela visita! Beijos. :)

      Excluir
  2. O livro é perfeito, chorei do começo ao fim!!!!

    Amei a resenha flor! <3

    Hey, ta rolando promoção no meu blog http://tresvezesporsemana.blogspot.com.br/2013/11/primeira-promocao-no-blog.html Espero que tu participe e boa sorte!!!

    E pode ter certeza que vou voltar aqui mais vezes, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, fico feliz que tenha gostado! Pode deixar que vou conferir a promoção, obrigada!! Sim, volte sim, vou ficar muito feliz. Beijos! :D

      Excluir
  3. O livro é perfeito, a história é linda, simplesmente apaixonante e John Green sendo John Green encheu o livro com belíssimas frases que nos fazem refletir sobre a vida. Minha única frustração foi que não consegui me emocionar tanto como a maioria das pessoas que amaram o livro por conta de spoilers que vi diversas vezes em um grupo do facebook para leitores, contaram inclusive o que acontece no final. :/ De qualquer forma eu amei o livro.

    livroseoutrasalegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você disse, John Green foi brilhante e arrisco dizer que esse é um de seus melhores livros! Que pena sobre ter visto spoilers, isso é realmente frustante, mas que bom que gostou do livro mesmo assim!
      Obrigada pela sua visita! :D

      Excluir
  4. Acho difícil alguém dizer que não gosta dessa história (apesar de já ter ouvido isso), é uma história linda e como você ressaltou com uma ótima lição de vida, com certeza foi o livro que mais me fez chorar (seguido perigosamente de perto pelo A Guardiã da Minha Irmã) mas também é um livro que me fez rir muito.... sei que vou parecer um retardado bipolar, rindo descontroladamente e chorando copiosamente no cinema quando finalmente sair a adaptação...

    parabéns pelo blog ;)

    http://leitorantissocial.blogspot.com/
    [tá rolando sorteio desse livro tá galera :) ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! hehehe Não conheço esse A Guardiã da Minha Irmã, mas vou procurar mais sobre ele. Acredite, mas sei bem como é se sentir bipolar por causa de um livro. hahaha
      Obrigada e valeu pela visita! :D

      Excluir
  5. Ainda tenho receio de ler esse livro, por estar famoso demais, sempre fico com um pé atrás com livros assim. E outra que eu não costumo gostar muito de romances, então não sei o que pensar desse livro. Sempre prefiro aventuras. Você acha que eu poderia gostar mesmo deste?
    http://devaneiosdemia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo:http://devaneiosdemia.blogspot.com.br sorry!

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro. Chorei como um bebê e Peter Van Houten é um babaca, diga-se de passagem. O relacionamento entre Hazel e Gus só é tão puro e verdadeiro porque eles nunca sabem se vão ter o dia de amanhã, e essa é uma das coisas que eu mais amei no livro. Eles são intensos! E sofri demais com o filme. Geralmente comigo é o contrário, sempre choro mais lendo o livro do que vendo o filme, mas dessa vez foi diferente. Inegável o fato de que John Green escreve com maestria, não é a toa que o livro demorou dez anos para ficar pronto. Você sente o tempo inteiro as dores de uma pessoa com câncer e todos os familiares do mesmo. E apesar de ter sofrido demais por esse garoto (Gus, por que faz isso?), é um livro que vale muito a pena.

    Adorei a resenha.
    https://www.facebook.com/oficialparadaniel

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari, obrigada pelo convite para conhecer seu blog.
    Gostei muito da sua resenha! Ainda não consegui resenhá-lo, porque me faltam palavras... Confesso. Preciso relê-lo eu acho. Parabéns pelo blog e pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Morro de vontade de ler os livros do John Green, mas ainda não tive a oportunidade rsrs. Entretanto, já sou fã desse cara em virtude de tantos elogios.

    Parabéns pelo trabalho e sucesso para você!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Lery amei a resenha. É quase impossível esse livro não te envolver e te emocionar,né!?
    Fui assistir o filme nos cinemas, e não esperei que fosse ser tão fiel ao livro, já que muitas adaptações não são. Mas com certeza é a melhor adaptação que eu já vi. Já estou louca para ler outros livros do John :3
    Beijos.

    www.nossaestante.com (Brenda)

    ResponderExcluir
  11. AMOOOOOO esse livro ♥
    Nunca consigo ter um livro favorito, vivo mudando, mas esse me marcou muito !
    Perfeito ...
    Adorei
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu me apaixonei pelo livros e pelas personagens, John Green foi incrível, e nem preciso dizer o quanto chorei, no livro e no filme. =)

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Ao ler sua resenha... Me deu mais vontade ainda de ler o livro.
    Pois como pode entender ainda nem li o livro! Mais o filme eu vi "é muito muito muito legal", que até fiz uma resenha dele em meu blog.

    Parabéns! Sucesso.
    Marcio Silva: deolhonaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do livro...

    Agora tenho que fazer uma resenha dele para um trabalho de escola!!


    Parabéns pelo blog!!

    Beijos.
    Ludy
    euemeuviciochamadoleitura@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curioso com a história. Estou em uma época mais de literatura brasileira, mas acho que um dia vou ter que separar um tempo pra esse livro. Afinal, além de escritor eu também trabalho em uma biblioteca voltada para literatura jovem!

    Abraço,
    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OIIIII

    Adorei a resenha e espero conseguir incluir ele em minha próxima lista de compras literárias rs Abraços

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha está perfeita como o livro!!! rs
    Parabéns!
    Não vou falar mais porque já estou emocionada, rsrs aiii gente esse livro é tudoooo!
    bjooos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...