sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Resenha do livro: Em Chamas, de Suzanne Collins - 2º livro da trilogia de Jogos Vorazes.

Em Chamas
      Você termina de ler e fica de boca aberta, pensando em como um livro pode ser tão bom e prender tanto você na história. Suzanne Collins é completamente genial por ter criado um enredo tão envolvente, personagens tão bem definidos e uma história de tirar o fôlego! Desde que li o primeiro livro da trilogia (confira a resenha aqui), eu já fiquei louca de ansiosa por ler o próximo e agora, como não poderia deixar de ser, estou mega ansiosa por ler o terceiro.
     Perdi a conta do número de vezes que ouvi dizer que este segundo livro seria ainda melhor que o primeiro e posso dizer que não deixou de corresponder às minhas expectativas. Eu não fazia ideia do que poderia acontecer nesse segundo livro que pudesse fazê-lo ser ainda mais instigante que o primeiro, mas acredite, isso foi completamente possível!
     Cheguei a conclusão que não é somente a personagem que é conhecida como a garota em chamas, mas que o próprio livro pode ser definido dessa maneira, já que a história "pega fogo" em cada capítulo, em cada parágrafo, em cada linha.
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
     Katniss e Peeta venceram os Games e agora poderiam ter finalmente uma vida farta e segura com suas famílias pelo resto de suas vidas. Certo? Não. As atitudes de Katniss na arena desafiaram completamente o Capitol, inclusive ridicularizando-o e fizeram com que as pessoas nos distritos se dessem conta de que talvez nem tudo estivesse perdido e que uma vida independente da terrível opressão Capitol ainda seria possível. Porém, de alguma forma, o governo do Capitol precisa controlar isso e a vida de Katniss e de todos os que ela mais ama entra em jogo.
     Quando comecei a ler o livro, fiquei me perguntando o que poderia acontecer na trama que o tornaria tanto ou até mais instigante que o primeiro, mas como os Games já tinham se findado, eu não entendia motivo para isso. Porém, Collins mais uma vez foi brilhante! A cada nova página, somos presenteados com uma nova surpresa, uma nova reviravolta na história e claro, muita ação.
     Mas não é só isso. No meio dessa história, surge uma terrível bomba, um acontecimento que deixa você totalmente surpreso e que vai dar ainda mais ação à história. A partir de então, tudo passa a se desenrolar de uma forma que deixa você completamente atônito e pensando "caramba, o que vai acontecer agora?". É completamente impossível não se prender à história e não ficar ansioso para ver como tudo aquilo irá acabar. Esse é um daqueles típicos livros que poderiam ter até mesmo o dobro do número de páginas, que as pessoas o leriam mesmo assim sem nem sequer se dar conta, pois a história é tão fascinante que quando nos damos conta o livro já acabou outra vez.
     Outra coisa que me deixou surpresa é a forma como a autora conseguiu fazer uma história tão cheia de detalhes, acontecimentos inesperados e reviravoltas caber em 413 páginas. Pode parecer muito, mas uma vez que você a lê, o número parece reduzir. Ah, e os personagens... Sempre tão cativantes! Sobre Katniss e Peeta é desnecessário comentar, ambos estão sempre impecáveis e possuem características t\tão definidas e marcantes, que é impossível não se admirar. Até o próprio rabugento Haymitch é cativante, não há como não gostar dele. Mas não são apenas esses... Assim que você mergulhar na história, você vai passar a conhecer outros personagens tão marcantes e encantadores como esses que citei, porém, não vou descrevê-los, pois isso tiraria um pouco do prazer de você mesmo(a) conhecê-los. Eu mesma me apaixonei e me encantei por eles!
     A primeira parte (esse livro, a propósito, está dividido em três) decorre mais lentamente do que as duas que se seguem, mas não chega a ser cansativa, pois é perceptível que há algo mais por acontecer logo em breve. Há quem diga que Collins estragou o sabor da trilogia ao repetir alguns acontecimentos no segundo livro (que a meu ver, não são nada repetidos, mas sim renovados e de outra forma) e sou obrigada a discordar, pois foi isso que tornou o livro ainda mais empolgante e excitante. O final também foi bem construído, e como o primeiro livro da trilogia, já deixa você super ansioso para o próximo. Não preciso nem comentar sobre o quanto estou mega ansiosa por ele, mal posso esperar para lê-lo.
Por Lerissa Kunzler.

16 comentários:

  1. Em chamas é muito bom. Um dos melhores que eu li o ano passado.
    Agora estou lendo A Esperança e não deixa a desejar.
    Muito bom.
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, tornou-se um dos meus favoritos. Também estou ansiosa para ler A Esperança, embora eu não consiga imaginar o que ainda esteja por vir nessa história. hehehe
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  2. Depois dessa resenha eu preciso ler!!

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, que bom que gostou! Tomara que goste do livro então. hehehe
      Obrigada pela visita e boa leitura! :D

      Excluir
  3. O livro é foda e o filme consegue ser melhor ainda!!! Não consigo imaginar como eles vão consegur fazer com que esperança supere ele.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você! Adorei o livro e o filme e sinceramente, não consigo imaginar como A Esperança possa fechar toda essa história de modo que alcance os dois primeiros livros. hehehe Espero que seja tão bom quanto.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Adoro essa trilogia, Em Chamas foi minha primeira experiencia com cliff ranger, fiquei doida da vida para ler A Esperança que só lançaria no ano seguinte, que bom que vc tbm tá gostando dessa história!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gostando sim, muito boa e por enquanto, estou amando a trilogia! Espero que A Esperança seja tão bom quanto os outros, não vejo a hora de ler.
      Obrigada pela sua visita! :D

      Excluir
  5. Acredita que apesar de apaixonada pelos filmes ainda não li os livros? Pois é. Planejo ler ainda esse ano, e com tantas críticas positivas em relação a trilogia tenho certeza que vou amar.

    Parabéns pela resenha! Beijos!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você vai concordar comigo, mas apesar de os filmes serem ótimos e bem fieis à história, os livros conseguem ser ainda melhores! Leia sim e tomara que você goste tanto quanto gostou dos filmes. hehehe
      Obrigada pela sua visita! :D

      Excluir
  6. Eu ainda não li, mas tenho vontade. Está na minha lista desse ano!

    http://garotasliterais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, se você já leu o primeiro, com certeza vai gostar desse!
      Boa leitura quando for ler e obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Fiquei tão encantada com esse livro que lia de madrugada com a lanterninha do celular. Concordo com você, é super instigante. Sem dúvidas, é o melhor livro da trilogia!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu fiquei do mesmo jeito e eu lia toda hora, sempre que tinha um instante em que estava sem fazer nada e até mesmo de noite, quando estava sem sono. A história é DEZ!
      Valeu pela sua visita, beijos! :D

      Excluir
  8. Olá Letícia,
    Que linda resenha.
    Acho que tive exatamente a mesma reação que você, maas eu não achei o desfecho da série tão bom, ok que Esperança tem muita ação também e muitas coisas acontecem, mas sabe quando você fica esperando mais e não é isso que acontece?
    O final é legalzinho, mas eu esperava mais da Collins.
    Mal posso esperar por sua resenha do próximo livro da trilogia.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/mileumdiasparaler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lerissa. hehehe
      Obrigada, é bom saber que gostou! Estou ansiosa para ler o próximo e ver como acaba, gostei de tudo até aqui e realmente, não consigo imaginar um desfecho bom o suficiente. Legal saber disso.
      Valeu pela visita! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...