quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Resenha do livro: Escola da Vida - Caminho para a Felicidade, de Wilson Pereira Figueiredo.

Escola da Vida
     Oba, primeira resenha e primeiro livro lido em 2014 (claro que comecei a lê-lo ainda em 2013, né? hehehe). \o/
     Bem... O livro que vou resenhar hoje, foi o primeiro livro lançado pelo Wilson Pereira Figueiredo, parceiro aqui do blog. É um livro muito interessante, de leitura fácil e simples, e o melhor de tudo... possui belíssimas mensagens que podemos ~e devemos~ levar para a nossa vida e o nosso dia-a-dia. Vamos ver do que se trata?
Sinopse: Escola da Vida - Caminho para a Felicidade, conta a história de um jovem viciado em drogas que no auge do desespero encontra um novo caminho, uma nova vida. Eduardo o personagem principal, quando criança é abandonado pela mãe em uma praça de uma grande cidade e durante a adolescência vive consumindo drogas e praticando pequenos furtos. Na juventude depois de uma noite se drogando e consumindo álcool tenta se jogar do 15ª andar de um prédio abandonado, mas antes de praticar o ato ele terá um encontro que irá transformar a sua vida.
     Eduardo era um típico jovem que possuía tudo para se considerar infeliz. Cresceu como um menino de rua, sem pais, sem futuro, sem esperança. Certo dia, quando ele se encontra prestes a acabar com sua própria vida, tudo muda. Ele recebe um livro de capa de couro e letras douradas. Estando drogado, tudo lhe parece irreal, mas no dia seguinte ao acordar no local mísero e abandonado onde passava suas noites, ele percebe que o que acontecera era realidade.
     A partir de então, Eduardo percebe diante de si a chance de mudar de vida, sendo guiado pelos ensinamentos do livro que recebera. Ao longo da história, nos deparamos com 10 bonitas lições, que não só mudaram toda a vida de Eduardo, mas também podem mudar a minha e a sua, se colocarmos essas ideias em prática. No decorrer da história, a narração do que acontece na vida de Eduardo e as lições que ele aprende com o livro vão se intercalando. Eduardo passa a enfrentar os obstáculos com força e determinação e as oportunidades batem em sua porta. Mas nem tudo é tão simples, pois Eduardo ainda terá que enfrentar seu próprio passado e a história de seus pais. Será ele capaz de suportar?
     Bem... As lições do livro são realmente ótimas e muitas delas se encontram na Bíblia. São grandes mensagens e maneiras de cada pessoa melhorar sua vida e sua realidade, mudando principalmente seus pensamentos e atitudes. Eu gostei do livro pela mensagem mensagem principal que ele nos transmite, o que gira em torno disso, vai de acordo com a interpretação de cada um e do que cada pessoa acredita. Eu, por exemplo, discordo inteiramente de alguns dos apontamentos que a história contém, como a existência de outras vidas, carmas, ou sobre sermos como deuses (acho sim que somos filhos de Deus, criados por Ele - que é perfeito - no entanto, mesmo tendo sido criados por Ele, nós somos seres humanos imperfeitos e temos que viver em busca do que é bom e do que é correto e não temos o direito de nos comparar com Deus), dentre vários outros. Gostei do desfecho da história e das revelações que contém sobre a família de Eduardo, apenas não gostei do último parágrafo, pois isso também bate de frente com as coisas em que acredito.
     Mas, mesmo isso não estando de acordo com o que eu acredito, isso não impede que sejamos contagiados com os bons ensinamentos que a história contém. Cada pessoa tem sua própria opinião e o direito de manifestá-la. Eu recomendo a leitura do livro, justamente para que você o leia, pare, pense e reflita sobre aquilo que você acredita, sobre a maneira como você vive, seus pensamentos, suas ações e sobre sua vida. Podemos perceber claramente na história que as dificuldades pelas quais passamos são o que nos fortalecem. Os únicos responsáveis pelos nossos problemas, somos nós mesmos e é por isso mesmo que tudo depende de nós. Se queremos ser felizes, isso dependerá de nossas próprias atitudes!
     Quando fazemos o bem ao próximo, por exemplo, estamos consequentemente fazendo o bem a nós mesmos, mesmo que não percebamos isso. Se cada pessoa tirasse um pouquinho de seu tempo para refletir e pôr em prática as lições que esse livro traz, com certeza nosso mundo e nossa realidade seriam totalmente diferente. São muitos os que não se dão conta das maravilhas do mundo criado por Deus e de que nós mesmos também somos filhos dEle.
Por Lerissa Kunzler.

7 comentários:

  1. Esse livro me pareceu ser bem emocionante e com uma história linda. Se eu conseguir encontrar esse livro nas livrarias, eu com certeza irei compra-lo. Me interesso por coisas assim!

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser ótimo!
    Estou super ansiosa para lê-lo!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    PS: Te indiquei para uma TAG, dá uma olhada lá! =)

    ResponderExcluir
  3. Resenha excelente. Quem sabe um dia eu possa ter a oportunidade de ler este livro também. Fiquei curioso.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Tudo bom?
    Eu não conhecia a obra... pela sua resenha achei muito interessante a história... parece ser realmente bem emocionante....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei bem curiosa com o livro pela sinopse e pela capa, parece interessante!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
  6. Um livro muito interessante pelo que pude perceber através da sua resenha. Dizem que tudo aquilo que sabemos é apenas futilidade se não tiver nenhuma função social, algo que possa ir para além das páginas. Pelo que entendi lendo a resenha esse é um dos livros que nos possibilita um conhecimento menos egoísta e mais participativo.
    Gostei muito. Parabéns!!
    .
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro me chamou bastante a atenção, é bom quando as palavras vão além das folhas e parabéns pela resenha, gostei bastante!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/BlogMarcaProvisoria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...