quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TAG: Primeiro e Último.

     Olá pessoas amadas, hoje temos TAG para responder! E quem nos indicou foi a querida Patrícia, do Books Many Books, obrigada!! \o/

     Bem, como o nome já sugere, a TAG se resume em falar do primeiro e do último livro que li. O primeiro, caramba, quanto tempo faz! Comecei a ler com cinco anos - antes mesmo de chegar a 1ª série (e acreditem ou não, eu ainda lembro daquele dia) e desde então lembro que sempre queria ler, ler e ler. (Foi quase como amor à primeira lida).
     Realmente, é muito difícil lembrar qual foi o primeiro livro que li, então resolvi selecionar alguns dos primeiros livros que li e que me marcaram muito naqueles tempos. As primeiras histórias que me encantaram e que me faziam sonhar eram as histórias infantis criadas pelo Monteiro Lobato, sobre o mundo do Sítio do Picapau Amarelo. Eu lia, lia e relia, quantas vezes fossem possíveis. E os que eu mais gostava eram dois: Os Doze Trabalhos de Hércules e Reinações de Narizinho.


Os Doze Trabalhos de HérculesReinações de NarizinhoToda Mafalda
     Lembro que sempre que eu descobria uma palavra nova, eu corria para pedir o que era para o meu pai. Logo, comecei a frequentar as bibliotecas e com o tempo, fui começando a ler livros maiores. Outro do qual eu me lembro muuuito bem foi um livrão quase maior que eu, que continha todas as tirinhas da Mafalda - eu adorava ler tirinhas e histórias em quadrinhos, como Asterix e Obelix. Eu sei que meus coleguinhas sempre me olhavam com uma cara estranha, quando eu aparecia carregando esses livros grandes. Esse do Toda Mafalda, eu lembro até hoje, quando acordei numa manhã de geada no inverno, peguei minha cadeirinha e levei até o pátio onde tinha sol, peguei um cobertor e comecei a ler o livro. Ahh, que saudades desse tempo!
     Mas chega de passado, agora tenho que falar sobre o último que li e esse, é claro, é muito mais fácil. O livro foi Uma Curva na Estrada, do Nicholas Sparks, gostei muuito do livro e não vou falar muito dele, porque em breve teremos a resenha aqui no NMW.
     Certo, agora eu tenho que responder algumas perguntas, que também fazem parte da TAG, vamos lá!
1. Já comprou algum livro pela capa?
Acho que todo mundo já se deixou levar por algum livro de capa bonita, já que à primeira vista, é uma das coisas que mais chamam a atenção. Mas sempre que compro livros, procuro também ler no mínimo a sinopse, para não me decepcionar depois.
2. Gosta de literatura brasileira?
Depende. Depende do autor, depende do tema, depende de diversas coisas. Já li autores ótimos - como Machado de Assis ou Érico Veríssimo, por exemplo - e outros que simplesmente não gostei, que achei tão chato que demorei séculos para concluir a leitura. Não é minha literatura favorita, mas existem sim muuitos livros bons de autores brasileiros, inclusive nos dias atuais.
3. Tem o costume de ler ebooks? Porque?
Frequentemente. Claro que prefiro livros em papel, talvez porque eu goste de poder folheá-lo, admirá-lo, enfim, mas gosto muito de ler ebooks, principalmente no celular, porque aí posso ler onde quer que eu esteja. Geralmente, eu alterno a leitura e leio livros de papel e ebooks ao mesmo tempo.
4. Prefere ler sagas ou livros únicos?
Ambos, leio muito dos dois. Sagas são ótimas porque sempre há uma história a mais para ler, uma nova aventura para conhecer. Livros únicos também são ótimos, o ruim sobre eles é que quando acabam, não temos outro para ler sobre ele.
5. Já deixou ou esqueceu de fazer algo de tão concentrado/a que estava em uma leitura?
Quem nunca? hahaha Quer a gente queira ou não, existem livros que prendem totalmente a nossa atenção e a gente de fato precisa ler, seja para ver o que vai acontecer, ou por curiosidade mesmo. Quem nunca se surpreendeu ao se dar conta que leu muito mais páginas e/ou capítulos do que planejava?
Certo, essas foram minhas respostas, espero que tenham gostado.
Os blogs indicados para respondê-la também, são:
Por Lerissa Kunzler

10 comentários:

  1. Obrigado pela indicação, Leri! Vou fazer a tag o mais rápido possível!

    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela indicação, adorei a tag!

    ResponderExcluir
  3. Que tag criativa! Nossa, eu adoro as tirinhas da Mafalda, mas nem sabia da existência desse livro D: E obrigada pela indicação, Lery!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por me indicar.
    Lery, gostei muito das suas resposta e logo eu vou responder =)
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente, a maioria dos brasileiros compra livro pela capa! Eu estou incluída, exceto quando a sinopse é de morrer, rsrsrs. Adorei a TAG, parabéns!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi Lery!
    Valeu pela indicação.
    Difícil vai ser lembrar o primeiro livro que eu li! rs
    Em breve postarei a TAG lá no blog.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caraca eu adorei essa tag, ainda não respondi ela e acho que vou roubá-la daqui. KKK Não me lembro qual foi o primeiro livro que li, mas lembro que foi de quadrinhos, acho que daí vem minha paixão! Eu também penso da mesma forma que ti quanto a literatura brasileira, tem alguns que é quase impossível de terminar de ler, mas tem outros que você lê com tanta facilidade que você passa a amar... Amei a tag! *--*

    Obrigado pela visita! :3
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho essa tag ótima.
    Legais seus primeiros livros, mas os meus foram os clássicos mesmo hehe
    Gostei das suas respostas, com certeza compramos livros pelas capas, as vezes compensa as vezes não :|
    Beijos e seguindo
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela indicação para a tag. Vou responder com certeza em breve e deixo o link aqui pra ti.
    .
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei, mas cá estou eu com o link. Adorei responder a essa tag... Me trouxe muitas lembranças boas da minha vida de leitora.
      .
      http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2014/02/tag-primeiro-e-ultimo.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...