quinta-feira, 26 de junho de 2014

Resenha do livro: Um Hotel na Esquina do Tempo,
de Jamie Ford.

Um Hotel na Esquina do Tempo     Trago hoje a resenha de uma história linda e emocionante e de um livro marcante. Não exatamente pelo enredo de sua história, por seus personagens ou pela maneira com que a história é conduzida, apesar desses fatos também contribuírem para isso. É um livro marcante pela camada realística que ele traz consigo, pela história que representa a realidade vivida por milhares de pessoas há algumas décadas atrás.
     De forma bem sucinta, o livro narra a história de Henry, um garoto sino-americano que acaba se apaixonando pela melhor amiga, que infelizmente era nipo-americana. Quando chega a Segunda Guerra Mundial, milhares de japoneses são enviados para campos de concentração no interior dos Estados Unidos, e Henry acaba sofrendo com as consequências dessa separação, um amor que o tempo não pôde apagar.
Título: Um Hotel na Esquina do Tempo
Autor: Jamie Ford
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 368
Sinopse: O primeiro romance de Jamie Ford aborda os conflitos de longa data entre pai e filho, a beleza e a tristeza do que aconteceu com os nipo-americanos em Seattle durante a Segunda Guerra Mundial e a intensidade do amor profundo e sincero. Uma estréia notável, ao mesmo tempo amarga e doce. Ambientado nos Estados Unidos, em uma época que o mundo sofria as conseqüências da Segunda Guerra Mundial, 'Um hotel na esquina do tempo' é um romance sobre compromisso e esperança. O poder da generosidade e do perdão mostra que o amor pode vencer qualquer obstáculo.
     Como já mencionei anteriormente, o livro é marcante. A história em si gira em torno do menino Henry, sino-americano (de família chinesa), o único asiático em uma escola de brancos, onde o pai o mandara estudar. Mas de repente, não é mais o único. Surge também Keiko, uma garota nipo-americana (de família japonesa) e os dois tornam-se grandes amigos. A família chinesa de Henry - especialmente seu pai - não tolerava os japoneses, em razão dos conflitos de sua velha terra natal, entre o Japão e a China. Mas ali, nos Estados Unidos, Henry sofre com o preconceito de não ser totalmente aceito, os americanos o desprezam por ser em parte chinês, mas se fosse para a China, os chineses o considerariam "diferente" deles por ser naturalizado americano.
     Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os Estados Unidos entram na guerra, após o bombardeio de Pearl Harbor, todos os japoneses que vivem em território americano acabam sofrendo as consequências, sendo mandados aos milhares para campos de concentração no interior dos Estados Unidos. Henry se vê separado de Keiko, mas isso não o impede de continuar a nutrir sentimentos por ela.
     Confesso que esse livro me surpreendeu, pois eu não conhecia a realidade dessas situações terríveis vividas pelos nipo-americanos. Inclusive, pesquisei mais sobre isso e, realmente, na época da guerra todos os nipo-americanos foram obrigados a deixarem suas casas e seguirem para os campos de concentração, sendo considerados e tratados como o próprio inimigo - mesmo que eles fossem americanos.
"Faria o que sempre fez: encontrar o lado doce da amargura."
     É uma realidade triste e assustadora, que deixou muitas consequências na vida de todas aquelas pessoas - como a história de Henry representa, por exemplo. O autor soube bem conduzir a história, mesclando acontecimentos ocorridos na época da guerra, com a atualidade vivida pelo personagem em 1986. É um livro que certamente recomendo a todos que, como eu, se interessam por assuntos referentes às Guerras Mundiais, ou que possuam algum interesse na cultura oriental, ao jazz, ou simplesmente para quem gosta de um bom romance.
     A história em si é fictícia, mas possui muitas bases reais e históricas. O livro possui um desfecho incrível e os últimos capítulos revelam diversas surpresas. Quando comecei a lê-lo, não esperava por tudo isso que a história trouxe consigo e o livro me surpreendeu, certamente vale muito a pena a leitura. É uma história incrível e única que, sem dúvida, entrou para as minhas favoritas.
Por Lerissa Kunzler.

14 comentários:

  1. Gosto muito de livros que contam sobre a segunda guerra mundial, eu me interessei por esse, pespero ter a oportunidade de lê-lo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre me interessei por esse assunto e esse com certeza, é uma ótima opção, pois mostra um outro lado da guerra, o que aconteceu com os próprios japoneses que viviam nos EUA.
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Esse livro parece ser muito interessante.. Eu não conhecia mas amei a resenha e já está na minha listinha suhausa
    falogarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que goste do livro também! No início a leitura pode ser até meio cansativa, mas depois fica bem interessante e o final é lindo!!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Comprei esse livro a um tempão e confesso que nunca tive coragem de pegar nele porque ele sempre me pareceu muito triste, rs. Tenho que criar vergonha na cara e ler ele, mas sempre fico com um receio quando sei que vou chorar muito em um livro!
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorar faz bem! hahaha Capaz, mas esse livro é muito bom! Ele tem alguns momentos bem emocionantes, mas dá para ler numa boa.
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  4. Oi Lerrisa!
    mas que situação triste né? :/ eu ando evitando ler livros que causem muito impacto emocional rsrs sou mto pamonha para essas coisas :)
    ameei o blog e já estou seguindo!
    um beeijo!

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma situação bem complicada!
      Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer a história, o final sim que vale muito a pena.
      Opa, muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do blog!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  5. Que capa linda! Essa estória parece ser ótima, com muita história de vida :D
    ps: já sou fã do blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro essa capa, linda mesmo!! :D
      Realmente, é um livro que vale a pena.
      Ahh que bom, obrigada, é tão bom saber disso!! :D
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  6. Oi, adorei a resenha. Nunca tinha ouvido falar desse livro mas estou bastante curiosa para ler agora. Adoro fatos sobre as guerras mundiais mas não sabia dessa questão dos japoneses nos Estados Unidos, e ainda mais com uma dose de romance pode ter certeza que vou incluí-lo na minha lista de leitura!
    Beijo
    http://santuario-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou!! Somos duas então, eu também adoro os fatos relacionados às guerras e também fui ler o livro sem saber dessa questão, foi realmente uma situação bem difícil para os japoneses. Espero que goste do livro!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Adorei a dica, vou ler! Comecei a seguir seu blog!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fico contente que gostou da dica e seja sempre bem-vinda aqui no blog!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...