sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Resenha do livro: Dias Perfeitos, de Raphael Montes

Dias PerfeitosRevoltante. Essa é a palavra que define esse livro e, mais especificamente, o final dessa história. Foi o que mais ouvi falar enquanto eu o estava lendo, mas mesmo levantando inúmeras hipóteses, não cheguei nem perto de imaginar o que esse final guardava consigo. Mas vamos por partes.
Título do livro: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Nº de Páginas: 280
Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável.
A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.
     A sinopse já dá uma ampla ideia do que trata a história, que se divide entre dois personagens principais: Téo, um estudante de medicina, não nutre afetos por nada nem ninguém (nem mesmo pela própria mãe), à exceção de Gertrudes (um cadáver que ele estuda), até o dia em que conhece Clarice, que por sua vez, é uma jovem sem limites ou propósitos, que segue escrevendo o roteiro de um filme, um road movie, no qual três garotas seguem uma viagem para diversos lugares, passando por diversos acontecimentos.
     Dias Perfeitos (que de perfeitos não tem nada) tem início quando os caminhos destes dois se cruzam. Téo acaba se fascinando por Clarice, o que logo acaba se tornando uma paixão doentia. Já nos dias que se seguem, Téo passa a persegui-la incessantemente e a buscar descobrir tudo sobre a vida da garota.
     Alegando ter se apaixonado por ela, para disfarçar sua obsessão doentia e, desesperado para que Clarice se apaixone por ele, Téo acaba dando início a uma série de atitudes insanas. Téo é um completo psicopata e, além disso, um mestre na arte de dar explicações sobre suas atitudes. A primeira de suas ações é sequestrar Clarice e levá-la pelo mesmo caminho tomado pelas personagens do roteiro que a jovem escrevia. Mas até aí tudo bem. Só que a partir de então, a insanidade só aumenta: até onde Téo será capaz de ir para tentar obrigar Clarice a retribuir seu afeto? Como Téo irá explicar suas atitudes? Como irá terminar essa história?
     Essa última pergunta é justamente a pergunta que o leitor fica se fazendo durante toda a leitura. E, acredite, como eu disse no início, se você não tiver nenhuma noção antecipada, você irá se surpreender. Só que, como a maioria das pessoas concorda, não é uma surpresa boa. O final é absolutamente revoltante. Você fecha o livro e fica com uma expressão abobalhada de "como assim?"
     Até agora, ainda não digeri esse final, aliás, nem todo o livro. É impossível uma história simplesmente acabar desse jeito, total e absolutamente contrário do esperado pelos leitores. Vou ser sincera, não gostei. Tudo bem que a história é envolvente, angustiante e você fica curioso a cada página para descobrir o que virá pela frente, mas o final é absurdo. Mas além disso, fiquei com algumas dúvidas: (SPOILER ABAIXO) Como é que foi possível Téo carregar a outra na mala o tempo todo com a maior praticidade, como se fosse uma simples boneca de pano? E a falta de ar em um ambiente claustrofóbico? E outra, o corte feito nas costas, sendo tão reto e profundo (e improvável de ter sido feito nas rochas), como não despertou suspeitas? (SPOILER ACIMA)
     São essas algumas das perguntas que ficaram comigo após o término da leitura. Sinceramente, o livro não faz o meu gênero e, além do final inaceitável e das dúvidas que não foram solucionadas, continuo não gostando da história. Mas, por outro lado, tive a chance de presenciar uma oportunidade em que o autor falou sobre o livro. Devo confessar então que, mesmo não gostando da história, o enredo e a forma como o livro foi escrito é brilhante. O autor, Raphael Montes, soube encaixar super bem as pecinhas do quebra-cabeças da história e bolou um final - que deixa muita gente revoltada - justamente com essa intenção. O final, é bom destacar, é um final aberto, ou seja, não vai trazer ele prontinho  finalizado para você, é o leitor mesmo quem decide por uma das várias possibilidades.
     Enfim, resumindo, a história não me cativou, além de não fazer o meu gênero, mas fiquei fascinada pela inteligência do autor e a forma engenhosa com que o livro foi escrito.
Por Lerissa Kunzler

22 comentários:

  1. Lerissa, estava assim como você, super curiosa para ler esse livro. Aliás, o contrário de você, ainda estou, já que não o li.
    Vi muitas críticas negativas a esse respeito, principalmente sobre o final.
    Vou querer ler para conferir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, é bom ler por si próprio e tirar suas próprias conclusões!
      Espero que goste, o final é bem surpreendente. hahaha
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  2. Oláaa! Não gostei muito dessa capa... É bem estranha!!!
    E lendo a sua resenha me peguntei o que tem a ver?
    Só não sei ainda se leria, sempre fico com um pé atrás quando alguém diz que o livro não cativou...Fico bem desconfiada! hehehe
    Super beijo
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa tem bastante a ver com o local onde se passa a maior parte da história! hahaha
      Mas vale a pena ler, pois é um livro que divide bastante as opiniões, talvez a sua fosse ser diferente da minha, vai saber! hahaha
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  3. Menina que resenha fantástica, parabéns. Não consegui nem piscar enquanto lia.
    Quando esse livro foi lançado parei para analisar por ser nacional, mas depois de ler a sinopse e algumas resenhas percebi que não era meu estilo. Mesmo assim fiquei curiosa e até lembrei do livro a menina que não sabia ler, devido a seu final em aberto também e a todo lado macabro da história. Mas enfim quem sabe o leia um dia, mas não é uma prioridade. Foi ótimo saber sua opinião!!!

    Beijos e te espero lá no blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada, fico muito contente mesmo em saber que você gostou!
      O livro também não fazia meu estilo, mas eu o li mesmo assim e valeu a leitura.
      Até tem certa semelhança mesmo com o AQNSL, mas só na questão do que você falou mesmo, pois ambas as histórias são beem diferentes!
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  4. Oi! ^^
    Esse livro no mínimo desperta a curiosidade. Pela história eletrizante ou para saber que final é esse que não agradou. Não gosto de livros assim. Prefiro aqueles com uma história bem encaixada e um final que te deixa no mínimo aliviada. Não sei se vou ler. Não me conquistou.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, desperta muito a curiosidade! Também fiquei assim antes de começar a leitura. Eu também prefiro finais encaixados e tal, mas nesse livro acredito que esse final foi muito bem colocado.
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  5. Oi!
    Preciso ler algo do autor!!!
    Esse é um bom livro pra iniciar, fiquei bem intrigado com a história :)

    Abraços
    ​​​​​​LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história faz isso mesmo com o leitor, desperta a curiosidade, o intriga e, durante a leitura, o surpreende.
      Obrigada pela visita! xD
      Vou lá conferir.

      Excluir
  6. Que história psicopata hein'
    Mas achei o Téo bem interessante, adoro coisas com cadáveres e essa falta de sentimento em livros, o torna um livro inesperado, já que o personagem é capaz de tudo.
    Muito legal sua resenha, vai para minha listinha.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, o Téo é um personagem bem diferente - pelo menos de tudo o que eu já encontrei por aí! hahaha Ele é realmente capaz de tudo. :P
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  7. Oi, Lerissa.
    Eu li Suicidas desse mesmo autor, e me surpreendi por todos os personagens e acontecimentos loucos. Ele tem mesmo jeito para escrever textos assim, então. Os personagens são frios, calculistas e completamente assassinos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar bastante de Suicidas, mas ainda não sei se vou ler! xD hahaha
      Realmente, Raphael Montes é um mestre nesse gênero, a genialidade dele é incrível!
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  8. Ah que resenha fantástica!!!
    Eu amo histórias com esse tema, quero ler esse livro há algum tempo, agora preciso dele urgente mesmo tendo tantos na fila para ler! rs
    Beijos ^^

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada!! Bom saber que gostou! :D
      Se você gosta desses temas, com certeza vai gostar do livro, ele surpreende bastante! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  9. Também não curti muito Dias perfeitos, acho que a história não teve liga. No meu blog também fiz uma resenha sobre ele e Suicidas. Se quiser conferir:

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/10/montes-dias-perfeitos-e-suicidas-rafael.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a história bem bolada, mas mesmo assim não me agradou.
      Vou conferir sim!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  10. Lerissa, sua resenha está ótima e nos dá uma boa ideia a respeito do livro. Apesar de achar a premissa interessante quando li a sinopse há algum tempo, eu não me animei a ler, fiquei meio desconfiada, e sua resenha só veio comprovar minhas suspeitas.
    Se quer uma boa história com Psicopatia como tema de fundo, leia o policial Viva Para Contar.
    Só posso dizer que é fantástico! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom saber que a resenha está de acordo!!
      É, quando eu li, também foi mais ou menos assim. O livro fugia bastante do que eu estava acostumada a ler, mas me surpreendeu muito.
      Obrigada pela sugestão de leitura, vou conferir! :D
      E obrigada pela visita também! :D

      Excluir
  11. Olá Lerissa, td bem?

    Adorei sua resenha, mas, penso que o fato de não ter gostado do final pode estar ligado ao fato de não ser seu gênero literário (pelo menos é o que parece). Eu ainda não li o livro, mas, por amar o gênero e estar acostumada a leituras do tipo, já imagino o que acontece nesse final que as pessoas desgostam. Mas, se for o que estou pensando, é até melhor justamente por não ser ser o que as pessoas esperam, nem sempre as coisad acabam bem e é im final que combina com estórias de suspense. De qualquer forma, vou comprar para ter minha opinião. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É, na época de fato não fazia o meu gênero, hoje já leio leituras mais diversas. Esse é justamente um daqueles livros que "dividem mares", por assim dizer, muitos detestam e outras adoram. Mas eu ainda lembro direitinho da história e mantenho minha opinião.
      Eu construí inúmeras possibilidades no decorrer da história, de como o livro poderia acabar, mas olha, ainda assim me surpreendeu muuito, foi completamente inacreditável.
      Leia sim, é um livro bem surpreendente.
      Obrigada pela sua visita e sua ótima contribuição aqui no blog! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...