quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha do livro Coração Artificial, de Viviane L. Ribeiro

Sexto livro lido e resenhado para a Maratona Literária
 #EuTôDeFérias - Parte II

Título: Coração Artificial
Autora: Viviane L. Ribeiro
Editora: Multifoco
Edição: 1
Ano: 2014
Nº de páginas: 309
Sinopse: Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite. Então acontece um acidente de carro.E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas. Mas a verdade é que estão completamente errados.
     Uau. Essa pequena palavra resume muito do que nem consigo expressar a respeito desse livro. É uma obra simplesmente fantástica e surpreendente! Quando você está lendo, você pensa que está conseguindo prever o que vai acontecer a seguir e de repente - PUUUF - algo acontece e muda simplesmente tudo. Admiro a habilidade da escritora ao lidar com os personagens, cenários e acontecimentos que criou, pois ela soube encaixar tudo de tal forma que cada capítulo traz algo de novo e em determinadas alturas da história o leitor fica tão surpreso com os acontecimentos, que a curiosidade fala mais alto e a leitura o prende até o final.
"Acaba que viver não é como estar em um parque de diversão. Estar vivo é como assistir a um filme de terror sem saber o que encontrará a seguir.E ninguém se permite viver diariamente com a consciência aterrorizadora disso. Vivemos somente dentro dos limites onde vai o muro. Adaptamos uma venda nos olhos e não enxergamos as coisas óbvias."
     A narrativa do livro é feita em primeira pessoa pelo personagem central, Gabriel, um jovem estudante de engenharia que possuía uma vida que não era aquela que ele realmente queria. Ele tinha tudo ao seu alcance, tudo o que quisesse, porém, vivia para fazer as vontades de seu pai - como por exemplo, estudar engenharia quando na verdade sua verdadeira paixão era a música.
"— Você alguma vez já pensou em como as coisas extraordinárias podem acontecer, se apenas as deixarmos acontecerem?"
     É na faculdade que Gabriel conhece Alicia, aquela jovem misteriosa e com um sorriso marcante, que inevitavelmente roubaria seu coração. Porém, Gabriel logo se depara com o desprezo de seus amigos, já que Alicia era bolsista e eles mensalistas. Mas Gabriel ignora o que está ao seu redor e continua buscando motivos para se aproximar de Alicia, sem nem sequer imaginar tudo o que lhe aguarda.
     Uma descoberta e logo após um acidente mudam tudo.
     Gabriel terá inúmeros obstáculos para enfrentar. Terá de lutar para não perder Alicia e, muito além disso, se descobrirá numa busca por sua própria identidade e questionará a si mesmo a respeito de tudo em sua vida.
"Algumas pessoas conseguem ser um ponto colorido num filme preto e branco."
     O livro trabalha com as questões dos conflitos familiares, da descoberta da própria identidade, a importância de seguir o próprio coração e dar valor aos seus sonhos, da amizade, dentre muitas outras. É um livro alucinante, repleto de descobertas que deixam o leitor de boca aberta e pensando "caramba, e agora?!" e é justamente essa uma das melhores características do livro. 
"— Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico."
     Além disso, o livro traz consigo uma questão peculiar e da qual eu conhecia muito pouco até então: a questão dos órgãos artificiais. É um livro que tira o fôlego do leitor e os personagens são únicos bem construídos e trabalhados no decorrer da história. Eu, particularmente, me encantei pela Alicia - aquela jovem meiga, porém decidida, que sabe o que quer e que não hesita em amar o próximo com todo o coração. O desfecho também surpreende. Aliás, seria difícil imaginar um final melhor. 
"E me perguntei se algum dia nós teremos paz. Se chegará um dia que não teremos nenhum tipo de interferência nos impedindo de seguirmos o curso natural das coisas."
     Outra característica que contribui para o fato de o livro ser tão surpreendente e bem desenvolvido é o próprio título. A princípio parece algo que não tem muito a ver com a história em si, porém, no decorrer desta e por meio de uma das várias descobertas desenroladas na trama, percebe-se o encaixe do título com o centro de todo o livro.
"Descobri que a vida é muito curta para viver uma vida que não é minha. E mesmo se eu tivesse mil vidas depois de outra, não pensaria diferente."
     Coração Artificial é mais uma prova de que os autores brasileiros podem sim ser autores de muito sucesso e Viviane L. Ribeiro provou ser uma autora de muito talento e dedicação!

Sobre a autora...

Viviane L. Ribeiro, autora do livro Coração Artificial


Viviane L. Ribeiro é de Belo Horizonte (MG). 
Ama seus animais, seu marido e sua família. Mas acha que ama ainda mais livros, porque sempre os deixa para ler e escrever. Faz faculdade de Letras e forma no final desse ano. 
É colecionadora de trilha sonora de filmes favoritos e apaixonada por astronomia, apesar de não entender nada do que os astrônomos falam e não conseguir localizar uma constelação.
Além dos livros sua outra paixão é música; toca violão e orgão, mas definitivamente ama mais o primeiro.


Viviane, mais uma vez, agradeço de coração pelo convite para a parceria, eu gostei demais de seu livro e te desejo muito sucesso em sua vida como escritora! Obrigada pela parceria!!

E a vocês, queridos leitores, espero que tenham gostado da resenha! Estou curiosa para saber o que acharam! hahaha Em breve teremos mais.
Por Lerissa Kunzler

17 comentários:

  1. Olha primeiramente quero te dar os parabéns pela sua resenha, porque apesar de tudo foi muito bem escrita e deu para entender o pouco da história perfeitamente. Já faz tempo que estou doida para ler esse livro, mas eu não sou muito chegada em ler livros digital. Espero poder tê-lo em mãos, pois com certeza farei uma boa leitura e quem sabe poderei até resenha-lo em meu blog, mas a autora não tem, por isso tenho que esperar (risos) Mas tipo, amei sinceramente tudo que vc abordou sobre o livro me deixando ainda mais curiosa e espero ainda ter a chance de ter o meu se a autora me permitir hahahaha...Por isso querida muito sucesso com o seu cantinho e continue assim. PARABÉNS =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada, fico feliz que tenha gostado!! xD
      É, é um pouco complicado ler em ebooks, mas nesse caso valeu o esforço! hahaha
      Espero que você também goste do livro e que se surpreenda da mesma maneira como eu gostei e me surpreendi.
      Opa, muito obrigada, sucesso para você também!! :D
      E valeu pela visita!! xD

      Excluir
  2. Oii.

    Os autores nacionais tem me surpreendido com suas histórias cheias de amor e mistério. Tenho gostado muito de conhecer e ler ainda mais esse tipo de livro. Bom, a tua resenha ficou ótima, muito bem explicado e cativante. Achei o mistério todo interessante, ainda mais com o tema órgãos artificiais e mulheres deicidas.

    Li uma resenha com outro tema mas relatando a saúde, ainda hoje, e fiquei surpresa por outro livro ter tema variado e inédito.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, há ótimos autores nacionais por aí e a Viviane é um ótimo exemplo disso!
      Que bom saber que gostou da resenha!! xD
      Exatamente, órgãos artificiais é um tema bem peculiar, eu mesma nunca tinha lido nada acerca disso. Mas o livro trata de vários temas ao mesmo tempo, o que o torna ainda melhor!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  3. Lerissa!
    Sou bem fã dos nossos autores nacionais e sempre que posso leio algum livro de algum deles.
    Esse mês mesmo já li 3...
    Não sabia que o livro abordava tema como órgãos artificiais, e achei diferenciado e bem interessante.
    Gostaria de acompanhar a estória de Alicia.
    Muito boa resenha.
    Desejo uma maravilhosa semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo e a autora encaixa bem o tema no centro de toda a história, o que torna tudo ainda mais cativante.
      Opa, obrigada, e tenha uma maravilhosa semana você também!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  4. Oii, tudo bem??
    A Viviane é um amor, não é mesmo? Ela é parceira do blog e eu amei a conhecer. Eu simplesmente amei o livro dela. O tema que aborda é completamente diferente dos demais livros, me impressionei com a obra em si. Trouxe um assunto totalmente desconhecido para mim e adorei saber um pouco mais sobre. Gostei também que o livro foi contado com a visão pelo Gabriel e não pela mocinha. Se fosse por ela não ficaria tão legal. E a Viviane foi malvada no final, não é mesmo??
    Adorei a resenha e o blog, estou seguindo!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e vc??
      A Viviane é mesmo um amor, também adorei a parceria com ela!! xD
      É, esse é um diferencial que torna o livro dela único! hahaha Aconteceu o mesmo comigo! Eu também achei legal o fato de ser narrado pelo Gabriel, porque dessa maneira a autora conseguiu trabalhar melhor certos pontos que pela visão da Alicia, não seriam possíveis.
      Hahaha Foi sim, mas faz parte! :P
      Opa, que bom que gostou, obrigada!! xD
      E valeu pela visita!! :D

      Excluir
  5. Ahh tenho muita vontade de ler esse livro, fiquei muito curiosa quanto ao mistério que ele carrega, uma ótima resenha.
    http://www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou!! xD
      É um livro cheio de surpresas das mais variadas, vale a pena conhecer!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  6. Oi, Lerissa!
    Sou eu que agradeço pela parceria e por me dar a chance de ver o livro pelos seus olhos.
    Gostei de saber quais os quotes que voce gostou. Acho isso a melhor parte. rs. Saber que se identificou naquilo em especial.

    Obrigada, viu?

    beijos e,
    obrigada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu é quem tenho que agradecer!! xD
      É, me identifiquei com seu livro de muitas formas e até fiquei em dúvida quando fui selecionar os quotes, de tantos que eu gostei e destaquei! hahaha
      Parabéns mais uma vez!! :D
      Obrigada pela visita e pela oportunidade da parceria!! xD

      Excluir
  7. Olá!
    Os autores nacionais estão cada vez mais ganhando um destaque incrível nos blogs. Estou gostando muito disso! Adorei a resenha!

    Te marquei em uma TAG, se você puder responder :) >> http://blogliterando.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente e isso é muito bom!!
      Que bom que gostou!! xD
      Ah obrigada pela indicação, vou lá conferir!!!
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  8. Ótima resenha, agora estou com ainda mais vontade de ler. Achei muito interessante que a história seja narrado pelo Gabriel e não pela Alicia, isso é algo que quase não se vê em romances. E pelos quotes já dá para ver que a autora escreve bem!

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Mas nesse caso, se a história tivesse sido narrada pelo ponto de vista da Alicia, se perderia muito do livro, já que alguns conflitos (tanto familiares, quanto em relação aos amigos ou ao futuro), só poderiam ser narrados do ponto de vista do Gabriel!!
      Eu gostei bastante disso também e os quotes são ótimos mesmo!! xD
      Obrigada pela sua visita!! :D

      Excluir
  9. Ótima resenha! Já tinha lido sobre esse livro em outro blog e ficado curiosa, agora vi sua resenha e a vontade de ler só aumenta. Estou achando essa a melhor fase para autores nacionais! A história parece ótima e o título me deixa com muuuuita vontade de ler!

    Rebecca
    comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...