quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resenha do livro Encontrada, de Carina Rissi - Segundo livro da série Perdida

Segundo livro lido e resenhado para a Maratona Literária #EuTôDeFérias Parte II

Título: Encontrada
À Espera do Felizes para Sempre
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Edição: 1
Nº de páginas: 476
Sinopse: Sofia está de volta ao século dezenove e mais que animada para começar a viver o seu final feliz ao lado de Ian Clarke. No entanto, em meio à loucura dos preparativos para o casamento, ela percebe que se tornar a sra. Clarke não vai ser tão simples quanto imaginava. As confusões encontram a garota antes mesmo de ela chegar ao altar e uma tia intrometida que quer atrapalhar o relacionamento é apenas uma delas. Além disso, coisas estranhas estão acontecendo na vila. Ian parece estar enfrentando alguns problemas que prefere não dividir com a noiva. Decidida, Sofia fará o que estiver ao seu alcance para ajudar o homem que ama. Ela não está disposta a permitir que nada nem ninguém atrapalhe seu futuro. Porém suas ações podem pôr tudo a perder, e Sofia descobre que a única pessoa capaz de destruir seu felizes para sempre é ela própria.
     E finalmente li a sequência do Perdida (a resenha desse livro você pode conferir clicando AQUI). Sofia está mais uma vez perdida no século XIX, ou talvez nem tão perdida, já que ela parece ter encontrado seu lugar e este seria ao lado de seu amado Ian. Porém, mesmo que ela tenha deixado sua vida no século XXI para trás, algumas coisas são inevitáveis e acabam causando inúmeros conflitos. E como na vida nem tudo são rosas, logo surgem outros imprevistos e problemas. Sofia logo perceberá que ficar ao lado de Ian e viver o seu "felizes para sempre" não será tão simples assim.
     Confesso que eu sempre fico meio receosa a respeito de uma sequência que surge de uma história que, por si só, já é única. Não foi diferente com relação a esse livro, mas me surpreendi - e muito. Em Encontrada, sequência da história presente no livro Perdida, Carina Rissi conseguiu se superar ainda mais. Se o primeiro livro já conseguiu trazer riso, emoção, drama e muita confusão, este segundo traz tudo isso em dose dupla.
     A autora conseguiu abordar de forma ainda mais divertida e interessante a questão do choque cultural entre os dois séculos, trazendo no decorrer da história inteira muito romance e inúmeras situações hilárias - que, pelo visto, é uma marca registrada da Carina. Os personagens estão ainda mais cativantes do que no primeiro - caramba, tem como não gostar da Madalena, do Gomes, da Elisa ou até do Storm?? hahaha E Sofia, como sempre, continua sendo a Sofia... e isso, é claro, significa muita confusão, muitas situações extremamente engraçadas e embaraçosas - inclusive com suas gírias que sempre deixam o pessoal do século XIX de boca aberta.
     A questão do choque cultural de duas épocas diferentes é uma das coisas de que mais gostei, tanto neste livro, quanto no primeiro. Sofia é uma pessoa admirável, corajosa, destemida e incomparavelmente teimosa. E é justamente esta última característica que faz com que toda essa questão se torne tão interessante e, por vezes, engraçada. Sofia tem dificuldades para se adaptar ao século XIX e, inevitavelmente, acaba trazendo consigo para este século alguns costumes que são razão de escândalo para o restante da sociedade. E, convenhamos, também acaba se tornando razão de modernização, porque né...
     Além disso, a autora conseguiu fazer uma contraposição muito admirável entre os costumes do século XIX com os costumes atuais, especialmente no que se refere ao casamento, às superstições, à vida a dois e até mesmo nos hábitos do dia-a-dia de uma casa como a dos Clarke, para citar apenas alguns exemplos.
     Outra questão que deixou esta sequência muito interessante é a questão da maldição das noivas - as pessoas na história acreditavam que havia uma maldição que fazia com que todas as jovens moças recém casadas que saíssem em lua de mel com o marido, acabam inevitavelmente sendo atingidas por um raio e, obviamente, morriam. A forma como esse enigma é solucionado no livro - transbordando criatividade e se tornando uma das melhores cenas - é fantástica e achei ainda mais bacana o fato de que essa "maldição" e essas mortes mencionadas no livro eram baseadas em fatos reais, como explica a autora em uma nota no final do livro.
     Mas o que é ainda mais fascinante é o desfecho da história! Estou ainda sem palavras para a criatividade da autora. Confesso que comecei a admirá-la ainda mais, pois ela não apenas cria personagens, cenários e enredos únicos, mas também sabe lidar com estes de forma a trazerem boas e inesperadas surpresas ao leitor. Quem poderia imaginar?
     Outra coisa que me faz admirar a autora e a composição do livro é a forma como a história é apresentada ao leitor. Por experiência própria, sempre que eu terminava um capítulo eu não me via em condições de largar o livro, eu simplesmente precisava ver o que aconteceria em seguida. Então eu começava a ler mais um e pensava "só mais um e vou dormir...", porém, acabou sendo que esse "mais um" acabou sendo mais uns quantos! hahaha Essa forma de sempre deixar um gancho no final do capítulo ou de terminá-lo em uma situação problemática e de certa forma sem saída, faz com que o leitor inevitavelmente fique com essa enorme curiosidade e expectativa a respeito do que virá em seguida.
     Embora eu também tenha lido muitas resenhas e comentários negativos a respeito dessa continuação, não vejo como o livro possa merecer menos que 5 estrelas, levando-se em conta toda a criatividade da autora, a forma como enganchou costumes reais da sociedade daquela época e misturou-os à vida e às confusões de Sofia e a maneira como o enredo foi composto. Quando se passa a considerar todos os outros aspectos existentes na elaboração de uma obra - não apenas a questão do romance entre Sofia e Ian e da história em si numa primeira análise, fatores geralmente levados em conta em uma avaliação superficial, como tantas por aí - o livro se torna simplesmente extraordinário.
     Bem, recomendo esse livro a todos que quiserem mergulhar no século XIX e darem boas risadas ou que - como eu - gostam de se deparar com aquelas situações em que você se pergunta "puxa vida, e agora?". Também recomendo a todos que quiserem um romance leve e inusitado para ler e se divertir.
Por Lerissa Kunzler

8 comentários:

  1. Oii!

    Sou suspeita para falar desses livros e da autora, porque sou muito fã. O casal Sofia e Ian são melhores e a história prende o leitor até o final.

    beijos

    http://mundo-retrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu também sou suspeita para falar, a Carina é demais!!
      No meu caso, a história prendia tanto que eu não conseguia mais parar de ler! :P
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Oi Lerissa!

    Perdida não faz muito o meu estilo, sabe? Por isso, eu nem procuro muito o livro. Fiquei feliz de você ter curtido a continuação, isso mostra que a literatura nacional é boa como qualquer outra. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os gostos e preferências variam de pessoa para pessoa! hahaha
      Ahh com certeza, essa é uma das muitas provas de que há ótimos autores nacionais!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  3. Olá Lerissa,

    Sou um pouco suspeira para falar dos livros da Carina Rissa, ela é demaisssssss.... Os livros também, claro..
    Fui em um evento dela na minha cidade, e ela é tão fofa, mais tão fofa, que nem da para explicar.....

    Adorei seu blog, sua resenha, da para perceber que é tudo feito com carinho... ^^

    Beijos

    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela e seus livros são demais mesmo!! xD
      Eu também conheci ela no ano passado e adorei ela! :D
      Ahh que bom saber que gostou, muito obrigada!!
      E valeu pela visita! :D

      Excluir
  4. Tô com Muuuita vontade de ler esse livro... E pela sua resenha fiquei com mais vontade ainda
    Parabéns pela resenha e pelo blog. Adorei ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha É um livro muito bacana!! xD
      Opa, obrigada, fico feliz que tenha gostado!! :D
      Obrigada pela visita!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...