quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha do livro: Se eu ficar, de Gayle Forman.

Primeiro livro lido e resenhado, da Maratona Literária #EuTôDeFérias - Parte II

     Eu li esse livro não por curiosidade a respeito da história - que eu considero em grande parte completamente absurda - mas sim por ser um lançamento recente e por tantas pessoas elogiarem o livro. Então, em grande parte pelo fato de que gosto de estar por dentro do que o pessoal em geral anda lendo (e eu gosto de buscar entender o porquê das pessoas procurarem ler mais certos livros do que outros), decidi ler também esse livro.
Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Nº de páginas: 224
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
     A história, que também originou o filme de mesmo nome, conta a situação dramática de Mia, uma jovem que estava presente no acidente que tirou a vida de seus pais e deixou ela e seu irmão em estado grave. Mia é encaminhada para a UTI e sua situação é extremamente crítica, mas, de certa forma, ela possui a oportunidade de tomar a decisão sobre continuar vivendo ou morrer. Porém, nada é tão simples. Se ela viver, será órfã, mas se morrer, deixará devastado o restante de sua família e amigos.

“Todos os relacionamentos são duros. Assim como com a música, as vezes você tem harmonia e as vezes uma cacofonia. Não tenho que te dizer isso.”
     Eu tentei, realmente, mas não consegui gostar da história. É um livro bem dramático e emocionante, certamente, mas acho que faltou algo. É interessante o dilema que a autora constrói sobre a questão entre ir ou ficar e a forma como os flashbacks da vida de Mia surgem na história, trazendo à tona lembranças e apresentando ao leitor fatos que se encaixam como um grande quebra-cabeças a respeito de sua vida.
     Porém, sendo uma história tão trágica e dramática, a autora poderia sim ter explorado de melhor forma alguns pontos do livro, inclusive o próprio dilema da personagem. A narrativa deste é feito em primeira pessoa pela personagem central, Mia, mas isto acaba se tornando de certa forma entediante no decorrer da história - exceto pela presença dos flashbacks, que, se não estivessem presentes na história, a tornariam completamente maçante - porque não há presença de muitos fatos novos, somente as idas e vindas hospitalares e o drama essencial da história.
A vida pode levar vocês para caminhos diferentes. Mas são vocês que decidem para qual vocês vão seguir.
     A história em si é muito comovente e triste e algumas cenas são particularmente muito emocionantes, mas acredito que a história seria interessante e melhor, se conduzida por meio de outro ponto de vista. Os personagens em geral - como Willow, as enfermeiras, Adam, Teddy, Kim, enfim - são muito bem construídos e são daquele tipo de personagens que possui uma personalidade própria dentro da história, não são apenas personagens a mais para compor o enredo, mas sim personagens únicos.
“Tem tipo vinte pessoas na ala de espera agora. Alguns são seus parentes. Alguns não. Mas todos somos sua família.” [...] “Você ainda tem uma família,” ela sussurra.
     Outra parte interessante do livro é o fato de ele tratar sobre música e a história transmite com exatidão o que é o amor pela música e tudo que esta pode ser capaz de transmitir a alguém. Neste ponto, o livro também trata sobre a busca pela identidade própria. Mia, a personagem central, fazia parte de uma família de músicos. Porém, toda sua família se direcionava aos instrumentos como guitarra e bateria, enquanto que Mia preferia a música clássica e tocava violoncelo. É interessante perceber que Mia se sentia perdida em relação a isso, mas que no decorrer de sua vida, ela foi encontrando seu lugar.
     De forma geral, é uma história que não chama muito a atenção, exceto pelo seu drama intenso e pela forma como o enredo é conduzido, mesclando acontecimentos atuais com flashbacks do passado de Mia. Porém, não é um livro que eu leria outra vez.
     Alguém já leu o livro ou já ouviu falar? O que acha sobre ele?
     Em breve teremos mais resenhas.
Por Lerissa Kunzler

8 comentários:

  1. Oiii.

    Eu tive muita resistência pra ler essa história, e ainda não assisti ao filme, mas quando terminei a leitura, achei demais. Sério, eu amei o livro, não tenho nada para reclamar da história, e acho uma pena tu não ter gostado muito. É bem chato quando isso acontece, eu sei. Mas confesso que achei o amor do Adam pela Mia encantador, e digno de cinemas.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Lari! Apesar de nossas opiniões se divergirem bastante. Amei a história quando assisti o filme, mas o livro me decepcionou bastante =( acho que fiz errado em ver o filme primeiro e depois fazer a leitura... Mas ah, acontece! hahaha
    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    Vitoria

    Dá uma passadinha lá: lonelyfireflies.blogspot.com.br hoje começo a postar minha web novela!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que você é a primeira pessoa que leu que tem a mesma opinião que a minha! Também não achei a história muito chamativa e não entendo porque as pessoas acham que esse livro é assim tão ultra mega bom! Já li outros muito melhores. Mas é uma história legal e não me arrependo de ter lido.

    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lerissa, como vai?

    Sua resenha, foi, com certeza, a melhor que já li do livro. Concordo plenamente com tudo o que você disse sobre o livro. Em minha opinião ela pecou em quase tudo. Ela só se preocupou em mostrar os personagens antes e não conquistou o leitor e nem pegou a apatia deles. Eu não senti dó nem tristeza por nenhum personagem. Um dos piores livros que li. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii.

    Gostei bastante da sua resenha, pois ela foi bem clara para mim. Sua resenha me desanimou ainda mais para ler o livro (e isso é ótimo), e agora tenho certeza que não quero mais o ler. Minha amiga começou a ler e disse que a narrativa é bem arrastada e a protagonista é bem...Bleh.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e até gostei, achei ok, mas só. Não é um grande e maravilhoso livro. Gostei muito mais da continuação, "Para onde ela foi". Voce já leu?

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  7. depois de ler sua resenha,fiquei com mais vontade de ler esse livro,sempre esbarro nele mais não comprei ainda,vai ser o proximo rsrsrs bjsssss

    ResponderExcluir
  8. tenho uma opinião bem parecida com a sua. A história não me convenceu muito, na verdade até me irritou algumas vezes. O ponto alto definitivamente é a relação dos personagens com a música.
    Achei o filme um sonífero... Zzz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...