segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RESULTADO: Maratona Literária #EuTôDeFérias
- Parte I e II

Galera, finalmente, cá está o resultado da Maratona Literária #EuTôDeFérias!

Quem acessou o NMW durante essa última semana deve ter notado que foi ao ar uma grande quantidade de resenhas, fato que se deve justamente à Maratona. Esta se dividia em duas partes: a primeira, que foi realizada em dezembro, tratava-se de ler cinco livros; e a segunda, realizada em janeiro, que consistia na leitura de dez livros.
Bem, eu consegui tranquilamente cumprir a primeira parte, já a segunda foi bem sofrida - terminei por pouco, mas consegui.
Então trago agora o resultado, vocês poderão conferir as duas partes da Maratona e as 15 leituras que tive ao todo. Separei os livros, os links da resenha, e fiz uma avaliação para cada um deles (de 1 a 5 estrelas + favoritos), de modo que vocês possam saber de modo mais exato o que achei de cada um.
Espero que gostem!


Maratona Literária - Parte I:


01. Métrica - Colleen Houver -  (RESENHA AQUI) 
02. O Sobrinho do Mago - C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia 01) - (RESENHA AQUI)
 03. Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle - (RESENHA AQUI) 
04. Os 13 Porquês - Jay Asher - (RESENHA AQUI)
05. Anjos à Mesa - Debbie Macomber - (RESENHA AQUI)

_____________________________________

Maratona Literária - Parte II:






01 - Se eu ficar - Gayle Forman (RESENHA AQUI)
Eu li esse livro para buscar entender o porquê de ter tanto sucesso, mas não consegui gostar da história. É interessante o dilema que a autora constrói sobre a questão entre ir ou ficar e a forma como os flashbacks da vida de Mia surgem na história, trazendo à tona lembranças e apresentando ao leitor fatos que se encaixam como um grande quebra-cabeças a respeito de sua vida. Porém, a autora poderia ter explorado de melhor forma alguns pontos do livro, inclusive o próprio dilema da personagem. A narrativa deste é feito em primeira pessoa pela personagem central, Mia, mas isto acaba se tornando de certa forma entediante no decorrer da história - exceto pela presença dos flashbacks, que, se não estivessem presentes na história, a tornariam completamente maçante - porque não há presença de muitos fatos novos, somente as idas e vindas hospitalares e o drama essencial da história.

02 - Encontrada - Carina Rissi (RESENHA AQUI)

Confesso que eu sempre fico meio receosa a respeito de uma sequência que surge de uma história que, por si só, já é única. Não foi diferente com relação a esse livro, mas me surpreendi - e muito. Em Encontrada, sequência da história presente no livro Perdida, Carina Rissi conseguiu se superar ainda mais. Se o primeiro livro já conseguiu trazer riso, emoção, drama e muita confusão, este segundo traz tudo isso em dose dupla. A autora conseguiu abordar de forma ainda mais divertida e interessante a questão do choque cultural entre os dois séculos, trazendo no decorrer da história inteira muito romance e inúmeras situações hilárias - que, pelo visto, é uma marca registrada da Carina. Os personagens estão ainda mais cativantes do que no primeiro e Sofia, como sempre, continua sendo a Sofia... e isso, é claro, significa muita confusão, muitas situações extremamente engraçadas e embaraçosas - inclusive com suas gírias que sempre deixam o pessoal do século XIX de boca aberta.

03 - A Walk to Remember - Nicholas Sparks (RESENHA AQUI)

Este é um livro lindíssimo e que é meu favorito há tempos. Um livro que emociona, que faz sorrir e também chorar, que traz bons ensinamentos e bonitas lições. Um dos pontos altos desse livro são algumas cenas que são simplesmente incomparáveis, e a melhor de todas as elas - que entra para a lista das maiores e mais belas cenas existentes - é a cena final, que certamente arranca lágrimas e sorrisos ao mesmo tempo. É muito bonito acompanhar o crescimento e a mudança dos dois personagens centrais no decorrer da história e a força que ambos encontram para superar o enorme obstáculo que surgira na vida deles. O título da tradução acabou perdendo um dos encantos que existem no título dessa versão em inglês, já que possui muito a ver com a história ou, melhor dizendo, com o ápice dela. De longe um dos melhores romances que já existiram.

04 - A Once Upon a Time Tale - Despertar - Odette Beane (RESENHA AQUI)

Fiquei curiosa assim que ouvi falar sobre o livro, já que ele trata sobre a fantástica série Once Upon a Time , porém, diferentemente do que eu imaginava e do que se pode pensar à primeira vista, não é o livro que deu origem à série - como frequentemente acontece com livros semelhantes - mas sim um livro que foi escrito baseado na série. Dessa forma, esse é um grande fator que precisa ser levado em conta quando for se considerar o livro em si. A história criada no livro é praticamente a mesma da série, contando com os mesmos acontecimentos e cenas perfeitamente semelhantes, mas, do meu ponto vista, penso que os sentimentos e pensamentos das personagens poderiam ter sido ainda melhor explorados, pois os acontecimentos no livro se desenrolam tão rapidamente que é preciso literalmente parar para tomar fôlego a fim de continuar acompanhando todos os fatos.

05 - O Guardião do Tempo - Mitch Albom (RESENHA AQUI)

Desde que a humanidade aprendeu a medir o tempo, surgiu também a insatisfação. Nunca estamos satisfeitos com o tempo que temos - ou que não temos. Sempre queremos mais. O Guardião do Tempo é justamente um livro que fala sobre isso, sobre a existência do tempo e sobre o quanto somos infelizes por não sabermos aproveitar nosso próprio tempo. Este é um livro simplesmente fantástico e que, além de possuir uma história incrível, também faz com que a gente pense em nossa própria vida. Como estamos aproveitando nosso próprio tempo? Estamos fazendo com que ele valha a pena ou estamos jogando tudo pela janela? Será que muitas vezes não somos nós aquelas pessoas infelizes que ficam lamentando o tempo que já se foi ou implorando por mais tempo?

06 - Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro (RESENHA AQUI)

Uau. Essa pequena palavra resume muito do que nem consigo expressar a respeito desse livro. É uma obra simplesmente fantástica e surpreendente! Quando você está lendo, você pensa que está conseguindo prever o que vai acontecer a seguir e de repente - PUUUF - algo acontece e muda simplesmente tudo. Admiro a habilidade da escritora ao lidar com os personagens, cenários e acontecimentos que criou, pois ela soube encaixar tudo de tal forma que cada capítulo traz algo de novo e em determinadas alturas da história o leitor fica tão surpreso com os acontecimentos, que a curiosidade fala mais alto e a leitura o prende até o final.

07 - A Pousada Rose Harbor - Debbie Macomber (RESENHA AQUI)

Encantador - acredito que este seja o melhor termo para definir esse livro. Confesso que eu já havia lido um livro de Debbie Macomber, inclusive para a Parte I dessa Maratona e o livro foi Anjos à Mesa. Eu havia me encantado pela forma como a autora conduz a história e a narrativa. A escrita de Macomber é leve, doce, mas prende o leitor de uma forma incomparável. Em A Pousada Rose Harbor, a autora nos apresenta o primeiro livro de uma série de treze (sim, exatamente isso!). A protagonista da história é Jo Marie, uma mulher apaixonada que perdeu seu marido pouco tempo depois que haviam se casado e que ainda busca se recuperar da dor e retomar sua vida. Por essa razão, ela resolve se mudar para a pequena cidade de Cedar Crove, onde compra uma pousada e modifica o nome desta para Rose Harbor e a história começa de fato quando ela recebe seus primeiros hóspedes.

08 - Band of Brothers - Stephen E. Ambrose (RESENHA AQUI)

Não há palavras que estejam à altura desta obra, não pela sua narrativa ou por algum outro detalhe, mas sim pela imensa camada de realidade que esta traz consigo, sendo baseada em relatos reais dos soldados que realmente vivenciaram a Segunda Guerra Mundial - e passaram por ela. O livro é bem realista, por assim dizer, pois o autor não se preocupa em disfarçar os amenizar os acontecimentos, ele mostra a realidade tal qual ela é. É uma obra que, além de tudo, também faz pensar. Faz pensar no que somos como nações, como seres humanos, como pessoas. Quantas atrocidades, quantos horrores, quantas tragédias este mundo já viu? Centenas de milhares de jovens de diversas nacionalidades perderam suas vidas naqueles anos terríveis. Eram jovens cheios de vida, de saúde e de sonhos, que tiveram que deixar para trás suas famílias e seus lares e partir para uma guerra que não provocaram. Lutaram pelos seus países, lutaram por aquilo que acreditavam, lutaram porque era preciso. Lutaram por um mundo melhor.

09 - A Sabedoria do Condado - Noble Smith (RESENHA EM BREVE)

A Sabedoria do Condado é uma preciosidade para qualquer fã de Tolkien. O autor interage com o leitor de uma forma dinâmica e fascinante, com linguagem simples e fatos sem dúvida muito interessantes. Relacionando a encantadora vida dos hobbits com a vida de qualquer ser humano atual, Noble Smith traz um grande número de lições e reflexões que fazem com que o leitor reflita acerca da maneira como está vivendo sua própria vida. Arrisco dizer que esse livro é um tesouro, não apenas para os fãs de Tolkien, mas para qualquer pessoa que goste de desfrutar bons momentos em sua vida, especialmente se, como qualquer hobbit, esses momentos estiverem relacionados a uma boa leitura diante da lareira, ou a uma farta e divertida refeição com os amigos mais próximos, ou, enfim, qualquer coisa que envolva alegria e aconchego.

10 - O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato (RESENHA EM BREVE)

Em "O Penúltimo Capítulo", a autora gaúcha Clarice Pessato nos apresenta sua autobiografia. Clarice, aos 18 anos, era uma jovem alegre, barulhenta e cheia de sonhos, quando o inesperado acontece: ela acaba sofrendo um acidente de carro, que resulta em tetraplegia. Clarice é vítima do preconceito e da discriminação de uma sociedade que tem seus padrões pré-determinados e encontra seu conforto nas crianças e em outras pessoas que passam por situações semelhantes. Clarice buscava por respostas, por uma razão para tudo aquilo estar acontecendo com ela e a encontrou na FÉ. É um livro lindo, emocionante e comovente. Clarice é um exemplo para cada pessoa e, assim como ela, também somos convidados a encontrar o sentido de nossa vida. É um livro repleto de lições, uma história de vida que faz pensar e que serve de inspiração para cada um de nós.

________________________________

E aí, o que acharam? Já conheciam alguns dos livros? O que acham sobre eles?
E tem mais alguém participando de alguma Maratona? Conte nos comentários! Até breve.
Por Lerissa Kunzler

4 comentários:

  1. Olá!
    Eu até tinha pensado em fazer uma maratona, mas não estou conseguindo me dedicar muito a leitura, estou mais é viciada em séries.
    Acredito que esse livro de OUaT deve ter deixado a desejar porque o autor escolhido para escrevê-lo não é tão bom, e certas histórias ficam mesmo melhores na TV.
    Desde que li a resenha de A Sabedoria do Condado aqui no blog fiquei com muita vontade de conhecer o livro e pretendo comprá-lo em breve.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Pois é, aí fica mais complicado! Eu quase que não consegui cumprir a última etapa, em parte também porque ando assistindo a algumas séries e quando a gente começa, não consegue mais parar!! xD
      É, exatamente!! Vai ter resenha completa de ASdC em breve aqui no blog!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Oi, Lery!

    Parabéns por ter conseguido concluir a maratona! Eu também participei, mas não consegui ler apenas metade dos livros que propus nesta segunda etapa. E olha, foram ótimas leituras.
    Beijos

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada!! xD
      É, nem sempre a gente consegue, eu sofri para conseguir a última etapa!! :D
      Mas o que vale são as leituras mesmo!!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...