sábado, 10 de janeiro de 2015

O Magnífico Trilhar da Vida

    A vida, desde o seu início até algum dos seus mais variados fins, é um constante trilhar. Não apenas um simples trilhar, mas um trilhar inconstante, cheio de situações inesperadas e surpresas, além dos seus inúmeros obstáculos e perigos, é claro.
     Gosto muito de pensar na vida, comparando-a a uma longa estrada. Quando nascemos, ainda sem termos consciência de nada, nossos primeiros passos em nossa própria estrada são definidos por nossos pais, avós, ou quem quer que esteja lá por nós. Conforme crescemos, vamos começando a fazer nossas próprias escolhas. Aos poucos, escolhemos nossos próprios caminhos, desvendamos novos rumos e inevitavelmente nos desprendemos da velha rota que costumávamos seguir, dando à nossa estrada um novo trilhar.

     O mundo está cheio de estradas, que formam um grande conjunto de rumos e caminhos. Pense em um enorme mapa, um mapa que ilustrasse todas as rotas, rodovias e direções possíveis de serem tomadas pelo mundo inteiro. Agora imagine que, ao invés destas rotas serem preenchidas por automóveis, elas estejam cheia de pessoas caminhando, trilhando seus caminhos através da vida. Esta é, sem dúvidas, uma bela metáfora que demonstra a imensidão dos caminhos do trilhar da vida de cada pessoa e como eles se mesclam.
     Cada pessoa escolhe seu próprio rumo e vai seguindo seu próprio caminho e, muitas vezes, sua estrada se encontra com a de outras pessoas. É a partir daí que surgem amizades, amores e vínculos que podem durar para sempre, mesmo que as estradas voltem a se afastar algum dia. Porém, algumas vezes, os trilhares de duas pessoas que se encontram jamais voltam a se afastar outra vez, e estas passam a seguir a caminhada juntos. 
     A caminhada, por sua vez, é longa e nem sempre é fácil. A estrada pode possuir flores, que embelezam o caminho, e boas árvores, com agradáveis sombras. Mas, inevitavelmente, também possui pedras, espinheiros, momentos de medo e escuridão, além das encruzilhadas - que sempre nos obrigam a tomar decisões difíceis, queiramos ou não, e fazem com que muitas vezes nos afastemos de nosso ponto de partida. Porém, sempre faz bem, em algum momento de nosso incansável trilhar, voltarmos às raízes e jamais nos esquecermos dos velhos caminhos pelos quais passamos - eles podem, inclusive, nos ensinar muitas coisas. 
     E um certo dia,  seja em um penhasco, em um precipício, em um obstáculo já grande demais para ser superado ou em uma nova encruzilhada, não importa, iremos nos deparar com o fim de nosso trilhar, quando menos esperarmos. Por isso, antes que esse acontecimento tenha vez, devemos aproveitar ao máximo nossa estrada e os caminhos pelos quais passamos e os que ainda estiverem diante de nós.
     Que saibamos sempre admirar as flores de nossos caminhos, passar por cima das pedras que se puserem à nossa frente, desviar dos espinhos, desfrutar as boas sombras, apreciar todas as belas vistas que uma paisagem pode oferecer e, sobretudo, como qualquer estrada sugere... que saibamos ir sempre em frente no magnífico trilhar de nossa vida.
Por Lerissa Kunzler
Escrito em 10/01/2015

2 comentários:

  1. Oi Lerissa, texto super lindo!
    Já pensou em juntar esses seus textos e montar um livro de crônicas?
    Você escreve super bem.
    Beijos

    Lena Rico - Garotas de Jales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!! xD
      Olha que já pensei nisso várias vezes! hahaha Quem sabe um dia!
      Obrigada mesmo!! :D
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...