segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha do livro A Once Upon a Time Tale - Despertar,
de Odette Beane

Quarto livro lido e resenhado para a Maratona Literária 
#EuTôDeFérias Parte II
"As histórias servem para nos ajudar a compreender nosso próprio mundo."
Título: A Once Upon a Time Tale - Despertar
Autora: Odette Beane
Editora: Planeta
Edição: 1
Nº de paginas: 304

Sinopse: Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.

     Fiquei curiosa assim que ouvi falar sobre o livro, já que ele trata sobre a fantástica série Once Upon a Time (da qual, inclusive, o NMW, já tratou: VEJA AQUI). Porém, diferentemente do que eu imaginava e do que se pode pensar à primeira vista, não é o livro que deu origem à série - como frequentemente acontece com livros semelhantes - mas sim um livro que foi escrito baseado na série. Dessa forma, esse é um grande fator que precisa ser levado em conta quando for se considerar o livro em si.
"Em algum momento você tem de crescer e deixar para trás essas coisas, Henry tentou Emma. — As historias são ótimas, mas no fim você vai ter de olhar para o mundo real."
     Há grandes diferenças que podem ser notadas. A principal delas é o fato de que, na série, as cenas se desenrolam sob a perspectiva de inúmeros dos personagens. Já no livro, há apenas duas, a perspectiva de Emma e a de Branca de Neve/Mary Margaret. Mas a história em si e os acontecimentos no decorrer da história são exatamente os mesmos na série e no livro.
"Ninguém nunca disse que o verdadeiro amor era fácil, não é?"
     No entanto, pode-se pensar uma série e um livro - mesmo com uma história totalmente em comum - como dois opostos. Enquanto que numa série pode-se explorar todos os aspectos referentes às cenas em si, - como efeitos, aparências, ações, elementos sonoros, diálogos, etc. -  em um livro a forma como a história é conduzida torna-se totalmente diferente e outros aspectos passam a ser mais relevantes e podem ser melhor explorados, como os sentimentos e os pensamentos das personagens, por exemplo.
     Esses opostos são cruciais e, quando já se conhece a série e em seguida lê-se o livro, ou vice-versa, isso pode ser notado bem claramente.
"Um olhou nos olhos do outro; e não precisaram de palavras para expressar o que sentiam no coração."
     Bem, a história criada no livro é praticamente a mesma da série, contando com os mesmos acontecimentos e cenas perfeitamente semelhantes. A autora soube explorar melhor os personagens de uma maneira que, numa série, torna-se inviável. Porém, do meu ponto vista, penso que os sentimentos e pensamentos das personagens poderiam ter sido ainda melhor explorados, pois os acontecimentos no livro se desenrolam tão rapidamente que é preciso literalmente parar para tomar fôlego a fim de continuar acompanhando todos os fatos. E não apenas isso, as próprias cenas e emoções no livro poderiam ter sido melhor desenvolvidas e exploradas, dando origem a uma história bem mais aprofundada com base na série.
     Certamente não é um livro que contenta a todos os fãs da série, mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma boa história e de transmitir um pouco da mesma emoção transmitida nessa fantástica história de Once Upon a Time!
Por Lerissa Kunzler

8 comentários:

  1. Olá!
    Pois é, eu comprei esse livro porque sou muito fã da série. Não foi um livro ruim, concordo com você em tudo, mas eu ainda prefiro a série. Fui ler o livro achando que seria "a mesma coisa" kkkkkkk. É ótimo para os fãs verem o lado sentimental da coisa. De certa forma eu até acabei gostando :)
    Adorei sua resenha!
    Beijo!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Eu li o livro pelo mesmo motivo! E é verdade, o livro é bom, mas não supera a série e nem consegue se aproximar muito.
      É, não deixa de ser a história de OUaT, porém, em um âmbito bem menor.
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  2. Nunca tinha assistido nenhum capítulo dessa série, e esses dias resolvi dar uma chance e gostei. Só não tenho muita paciência para ficar na TV e assistir vários episódios seguidos, isso só com Revenge hehe.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é bem interessante a primeira temporada continua sendo a minha favorita! hahaha
      Eu também não consigo, a não ser que o que eu estiver assistindo esteja me prendendo muito!
      Obrigada pela visita! xD

      Excluir
  3. Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Sonhos e Aventuras. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, me interessei sim, parece uma ótima história!! xD
      Opa, muito obrigada pelo convite, vou mandar sim!!
      Obrigada e valeu pela visita!! :D

      Excluir
  4. De um modo geral gostei da leitura desse livro e provavelmente, apesar de ter usado palavras diferentes, nossas opiniões são semelhantes. Na verdade achei falta do carisma das personagens, visto que nenhuma conquistou tanto quanto na série (que é sensacional, por sinal), e acho que isso aconteceu justamente pela falta de sentimentos.
    Aliás, a série precisa voltar logo. x.x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, também achei isso! A narrativa do livro parece meio superficial em relação aos personagens, acredito que a autora poderia ter explorado melhor esse lado.
      A série é realmente sensacional, não tem como não gostar! hahaha xD
      É verdade!! Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...