quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Resenha do livro A Pousada Rose Harbor,
de Debbie Macomber

Sétimo livro lido e resenhado para a Maratona Literária 
#EuTôDeFérias - Parte II

Título: A Pousada Rose Harbor
Livro 01 da série Rose Harbor
Autora: Debbie Macomber
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2013
Nº de páginas: 348
Sinopse: Jo Marie Rose decide comprar uma pequena pousada, como forma de superar a morte do marido. Mal sabe ela que as surpresas que a esperam nessa nova empreitada. Seu primeiro hóspede é Joshua Weaver, que voltou para casa para cuidar de seu padrasto doente. Os dois nunca se conheceram pessoalmente e Joshua tem alguma esperança de que possam conciliar suas diferenças. No entanto, uma habilidade de Joshua há muito perdida prova que o perdão nunca está fora de alcance e que o amor pode florescer onde menos se espera. A outra hóspede é Abby Kincaid, que retorna a Cedar Cove para comparecer ao casamento do irmão. De volta pela primeira vez em 20 anos, ela quase deseja não ter ido, devido às memórias trazidas pela pitoresca cidade. E conforme Abby se reconecta com sua família e seus velhos amigos, percebe que só pode seguir em frente se permitir-se verdadeiramente a isso.

A busca por um novo começo pode levar a grandes revelações. 
     Encantador - acredito que este seja o melhor termo para definir esse livro. Confesso que eu já havia lido um livro de Debbie Macomber, ainda no final do ano passado (2014), não faz muito tempo. O livro que li foi Anjos à Mesa - que, inclusive, comprei e é uma ótima história natalina (mais sobre ele AQUI). Eu havia me encantado pela forma como a autora conduz a história e a narrativa. A escrita de Macomber é leve, doce, mas prende o leitor de uma forma incomparável.
     Em A Pousada Rose Harbor, a autora nos apresenta o primeiro livro de uma série de treze (sim, exatamente isso!). A protagonista da história é Jo Marie, uma mulher apaixonada que perdeu seu marido pouco tempo depois que haviam se casado e que ainda busca se recuperar da dor e retomar sua vida. Por essa razão, ela resolve se mudar para a pequena cidade de Cedar Crove, onde compra uma pousada e modifica o nome desta para Rose Harbor.
     A partir de então, Jo Marie passa a traçar uma nova história para sua vida e, movida pelos afazeres da pousada, se prepara para receber seus primeiros hóspedes. É então que o leitor é apresentado a Josh e, pouco depois, a Abby - ambos já haviam vivido algum tempo de suas vidas em Cedar Crove.
     Josh volta para lá devido ao estado em que se encontra seu padastro. Ele é chamado por Michelle, uma ex-colega dele, que lhe diz que Richard, seu padastro está muito mal de saúde. Josh nunca havia se dado bem com Richard e também nunca fora capaz de perdoá-lo por aquilo que ele lhe fizera. Mas agora, querendo ou não, ele teria que enfrentar essa situação e resolvê-la de uma vez por todas.
     O mesmo acontece com Abby. Ela planejava nunca mais voltar à Cedar Crove por conta das trágicas e terríveis lembranças que o local lhe traz. Mas seu irmão está prestes a se casar e escolhe justamente aquela pequena cidadezinha para isso. Agora Abby não tem mais escolha, ela terá que enfrentar os fantasmas de seu passado e, na medida do possível, tentar superar seu pesado fardo.
     Fardo.
     Essa palavra surge muito na história. Se pararmos para observar, cada um dos personagens carregar consigo um enorme peso. Cada um deles, à sua própria maneira, vai levando adiando no decorrer da história e, aos poucos, busca por uma maneira de resolver seus problemas.
"Percebi que cada um de nós leva sua carga, alguns mais que outros. Algumas pessoas ficam tão acostumadas ao peso extra que parecem não ter mais consciência dessa bagagem."
     A narrativa da história vai se alternando entre Jo Marie, Josh, Abby e suas histórias, sendo que a primeira delas é sempre em primeira pessoa e a dos outros dois, os hóspedes, em terceira pessoa. A linguagem do livro é muito simples e os diálogos são muito bem conduzidos. Além disso, a história em si possui outros três pontos altos: primeiro são os próprios personagens e a forma como as histórias de cada um mesclam-se entre si; o segundo está relacionado ao cenário, que, mesmo parecendo clichê - afinal, cidade pequena, habitantes que se conhecem, enfim... - consegue ser acolhedor  e o próprio leitor consegue ter essa mesma sensação; o último e um dos melhores pontos do livro são os conflitos. A autora os desenvolve tão bem que simplesmente não há como o leitor não se sentir curioso a respeito do que está por vir. Afinal, a pousada será um bom negócio para Jo Marie? Josh perdoará Richard? E o que acontecerá quanto a Michelle? Será que Abby conseguirá superar seus medos e traumas?
     O desfecho do livro não foge muito do esperado, mas no último capítulo a autora conseguiu brilhantemente deixar um gancho para as próximas histórias da série, já despertando a curiosidade do leitor e fazendo com que sinta uma enorme vontade de desvendar os novos mistérios. Outro gancho está na forma de um personagem e este é Mark, com seu jeitão rude e completamente misterioso. Que segredos ele esconde?
     Além de tudo, o livro também nos faz pensar em nós mesmos. Assim como Jo Marie, Josh e Abby, nós também carregamos fardos em nossas vidas, dos mais variados. E seguimos dia após dia, buscando superar, enfrentar, corrigir. E muitas vezes a iniciativa depende apenas de nós.
     É um livro encantador e mais uma vez a escrita leve e envolvente de Macomber me cativou.
Por Lerissa Kunzler

7 comentários:

  1. Eu não sabia que esse livro fazia parte de uma série e isso me deixa receosa sabe? kk Mas o enredo me conquistou, principalmente por ter narrativas intercaladas. E parece que a autora acertou ein?! Sempre vejo em promoção esse livro e nunca comprei, no entanto depois dessa resenha darei uma chance.
    Adorei o seu blog, seguindo!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também costumo ser meio receosa em relação a séries, mas essa tem tudo para ser ótima! Porque ela mantém a personagem principal, que é a dona da pousada, e o cenário sempre continua o mesmo, o que muda são os hóspedes - que pelo que percebi garantem boas histórias!
      É, a autora acertou sim, eu fiquei bem curiosa em relação aos próximos livros!! hahaha xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Oi Lerissa!

    Esse livro realmente é incrível, né? Eu lembro que na época em que comprei ele não esperava absolutamente nada da história, mas fui totalmente surpreendido. Apesar de ter tido algumas falhas, conseguiu ser um dos melhores de 2013. Realmente me marcou bastante. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!! hahaha Eu também me surpreendi bastante, especialmente com os conflitos que a autora criou na história!!
      É, eu também achei que houve algumas falhas, especialmente algumas coisas que ficaram simplesmente no ar, mas no fim, isso acaba nem atrapalhando a qualidade do livro.
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  3. A história parece mesmo interessante, mas, por se tratar de uma série longa, acho que não teria coragem de iniciar a leitura antes de mais volumes serem lançados.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, as histórias são independentes entre si, pelo que pude perceber você não precisa ler o livro que vem antes para entender a história, pois o enfoque da história é justamente em relação aos hóspedes, que variam em cada livro.
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  4. Lerissa, eu amo esse livro!
    Me apaixonei pela história e pela escrita da Debbie.
    Recomendo a todos.


    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...