sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resenha do livro A Walk to Remember (Um Amor para Recordar), de Nicholas Sparks

Terceiro livro lido e resenhado para a Maratona Literária
 #EuTôDeFérias Parte II

Título: A Walk to Remember (Um Amor para Recordar)
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Grand Central
Edição: 1
Nº de páginas: 240
Sinopse: There was a time when the world was sweeter... when the women in Beaufort, North Carolina, were dresses, and the men donned hats... Every April, when the wind smells of both the sea and lilacs, Landon Carter remembers 1958, his last year at Beaufort High. Landon had dated a girl or two, and even once sworn that he'd been in love. Certainly the last person he thought he'd fall for was Jamie, the shy, almost ethereal daughter of the town's Baptist minister... Jamie, who was destined to show him the depths of the human heart - and the joy and pain of living.
Sinopse do livro na versão portuguesa: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”
Hey pessoal! Hoje trago a resenha de um livro lindíssimo e que é meu favorito há tempos. Dessa vez, resolvi lê-lo em inglês e esta é, inclusive, uma ótima dica para os autodidatas e para quem quiser praticar um pouco, pois a linguagem é muito simples. Eu simplesmente amo essa história, quem nunca ouviu falar de "Um Amor para Recordar"?
É um livro que emociona, que faz sorrir e também chorar, que traz bons ensinamentos e bonitas lições. Arrisco dizer que dentre todas as obras de Sparks, essa é uma das melhores, se não a melhor delas.
"No inicio você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."
Esse livro lindo conta a história do amor verdadeiro de Landon e Jamie. Ele, era um cara de família rica e, pelo fato de não ter com seu pai a proximidade que gostaria, se tornou um cara um tanto rebelde, que sempre ia na onda de seus amigos e não tinha certeza do que sua vida realmente era. Ela, era a filha do pastor, uma menina inocente e religiosa, que frequentemente sofria bullying pela sua maneira de se vestir e pelo seu jeito de ser, mas que era adorada por todas as outras pessoas pelo seu coração bondoso.
Os dois cresceram sendo praticamente colegas, mas nunca haviam se conhecido realmente até aquele último ano, quando por uma série de "infortúnios" para Landon, acabaram se aproximando. Foi um ano que mudou totalmente a vida de ambos e Landon, principalmente, acabou encontrando todo o sentido de sua vida. Quando os dois foram se tornando mais próximos devido a alguns acontecimentos, o único pedido de Jamie para Landon foi que ele não se apaixonasse por ela. Landon, naquela hora, riu da ideia, mas aos poucos foi percebendo que não seria tão simples assim.
Aliás, a história de ambos não seria nada simples, pois uma descoberta faria com que tudo que havia acontecido até então mudasse completamente de figura. Porém, como se pode ver na história de Landon e Jamie, um amor verdadeiro é capaz de superar tudo.
"O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
É um livro escrito do ponto de vista de um Landon já com mais idade e que vai relembrando o seu tempo de 17 anos e revivendo tudo o que aconteceu naquela época. A narrativa é simples e as cenas se desenrolam rapidamente. Aliás, um dos pontos altos desse livro são justamente algumas cenas que são simplesmente incomparáveis, E a melhor de todas as elas - que entra para a lista das maiores e mais belas cenas existentes - é a cena final, que certamente arranca lágrimas e sorrisos ao mesmo tempo.
É muito bonito acompanhar o crescimento e a mudança dos dois no decorrer da história e a força que ambos encontram para superar o enorme obstáculo que surgira na vida deles. O título da tradução acabou perdendo um dos encantos que existem no título dessa versão em inglês, já que possui muito a ver com a história ou, melhor dizendo, com o ápice dela. De longe um dos melhores romances que já existiram.
Por Lerissa Kunzler

10 comentários:

  1. Já vi o filme e a história é emocionante. Pela resenha parece que não há muito diferença entre o filme e o livro.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem emocionante mesmo! xD
      Não, ambos são bem semelhantes, o que torna o filme fantástico também!!
      Obrigada e valeu pela visita!! :D

      Excluir
  2. Oi Lerissa, ótima resenha. Parabéns!
    Eu já assisti a história através do filme, é muito linda. Mas o que mais me chamou a atenção em seu post é o fato de você ter lido o livro em inglês... Você tem algum curso é apenas autodidata? Pensei em começar a ler livros pequenos em inglês para melhorar meu vocabulário, é tão angustiante esperar a tradução dos livros! Sem contar que poucos chick lit (meu gênero favorito!) são traduzidos para português...
    Beijos, adorei o blog!

    Lena Rico - Garotas de Jales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigada!! xD
      Não, sou apenas autodidata (e há anos já) hahaha!
      É, se você estuda inglês -seja fazendo curso ou sendo autodidata - basta apenas dedicação e esforço que se chega lá! Livros pequenos e simples são uma ótima alternativa para melhorar o vocabulário, com certeza!! :D
      Agora fiquei pensando em trazer algumas dicas aqui para o blog de livros simples para ler em inglês! hahaha Seria uma ótima ideia!
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  3. Olá.
    Leu em inglês *_* meu sonho haha' preciso praticar mais um pouco ainda :)
    A História desse livro é linda. Nunca li mas já vi o filme. Terminei um livro desse autor recentemente e não gostei muito da escrita dele, mesmo ela sendo bem fácil e simples. Adorei sua resenha!
    Abraço!
    Blog Literando >> blogliterando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só praticar! hahaha Posso dizer que não é tãão difícil quanto parece! xD
      É linda mesmo, o filme também é lindo, mesmo que naturalmente possua algumas diferenças!! É, varia de gosto para gosto, mas eu gosto do Sparks. hahaha
      Obrigada!! :D
      Valeu pela visita!! xD

      Excluir
  4. Olá! Parabéns pela leitura em inglês!
    Não li o livro, somente assisti ao filme muuuitos anos atrás, e chorei igual uma condenada! Até hje lembro da música que acho que a protagonista canta, é linda!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada!! xD
      Ahh o filme é lindo e não tem como não chorar! hahaha O livro também não é muito diferente, tem algumas cenas que não tem como não se emocionar! hahhaa
      É linda mesmo, eu também gosto!! :D
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  5. Já li esse livro. Ele é um tanto diferente do filme, né?
    Mas ambos são tão lindos! <3
    Concordo com você: é um dos romances mais lindos já escritos. E saber que é uma história real... <3
    A mudança de Landon é muito maior no livro que no filme, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, mas os dois são lindos mesmo!! xD
      Hahaha Com certeza! É, no livro dá para perceber mais detalhes e dá para acompanhar melhor toda a mudança de Landon, ainda mais pelo fato de que a história é narrada por ele mesmo.
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...