quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária:
Os 12 melhores livros que li em 2014 - Parte 1

Hey pessoal, como estão vocês?? \o/
     Bem, 2015 já chegou e eu decidi fazer aqui no NMW uma retrospectiva literária e dividir em dois posts os melhores livros lidos durante o ano passado (seis no primeiro e seis no segundo post). Mesmo 2014 tendo sido um ano muito agitado e cheio de surpresas, consegui atingir a minha meta e li cinquenta livros em 2014!! \o/
     Como vocês devem imaginar, quando se lê 50 livros em um ano, você encontra de tudo... livros que adora, livros que detesta, livros que se tornam os favoritos, livros que lê rapidamente, livros cuja leitura se arrasta, enfim... E nesse ano me surpreendi com a quantidade de livros que eu gostei, então foi extremamente difícil escolher os melhores livros para essa retrospectiva, e acabei tirando da lista os que eu já tinha lido mais vezes (como A Sociedade do Anel, por exemploque, de outra forma, obviamente estariam encabeçando a lista, poque é fantástico). Mas, enfim, vamos lá!
     Lembrando que não estão em ordem de mais gostei ou menos gostei, é apenas a primeira parte das minhas 12 melhores leituras de 2014.

Métrica - Colleen Houver

Métrica estava na minha lista de leituras há uma infinidade de meses e eu ia empurrando sempre adiante, porque sinceramente eu não dava nada pela história. Até que um dia resolvi ler e... me surpreendi demais, tanto que o livro acabou se tornando um dos meus favoritos. Mesmo sendo um romance, o livro não gira apenas em torno de uma simples história de amor (que na verdade nem simples não é), mas vai muito além. O livro trata de muitas outras coisas (como slam poetry, por exemplo) e possui vários detalhes que interagem com a história e chamam a atenção. É um livro que faz pensar, que faz até mesmo com que as pessoas entendam a importância de aceitar as coisas e os acontecimentos como são e saber lidar com a situação, não importa qual seja.


Um Hotel na Esquina do Tempo - Jamie Ford

Eu sinceramente não me canso de falar deste livro! Um dos livros mais incríveis que já li, é uma história muito marcante e, o que deixa tudo melhor ainda, é que é um livro inspirado em fatos reais - não exatamente pela vida dos personagens, mas sim pela realidade que estes viviam. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial (aliás, um tema que eu adoro) e trata do romance de Henry e Keiko entre os conflitos daquele tempo - inclusive, dos problemas entre os sino-americanos (chineses) e os nipo-americanos (japoneses), que viviam em solo americano. Porém, com a chegada da Segunda Grande Guerra e pelo fato do Japão ser inimigo dos EUA na guerra, os japoneses que viviam nos EUA são enviados para campos de concentração (sim, isso mesmo!) e Keiko e Henry são separados.

Orgulho & Preconceito - Jane Austen 

Esse livro, além de ser um clássico maravilhoso, é um livro incrível e é um dos meus favoritos há muito tempo! Jane Austen retrata de uma forma única a época e a forma como se vivia, há mais de dois séculos atrás. Convenhamos, um obra escrita há tanto tempo e que vêm encantando leitores até os dias de hoje, só pode ser sensacional! E realmente é. É uma obra que, por mais que se passe em uma época específica, ainda hoje se encaixa em nossa vida atual em muitos aspectos. E não tem como não admirar a protagonista da história, Elizabeth Bennet - ou simplesmente Lizzy - tão coragem, irreverente e à frente de seu tempo. Porém, este é um livro cuja linguagem é um pouco mais elaborada e geralmente quem não está acostumado acaba desandando um pouco na leitura. Mas, convenhamos, não existe romance mais belo que o de Lizzy e Mr. Darcy.


Primeiras Impressões - LRDO

Esse livro foi uma grande e ótima surpresa para mim em 2014! A autora do livro, a querida Laís, me procurou e me propôs uma parceria e assim acabei conhecendo o livro. O mais incrível sobre ele é que ele trata de um dos maiores clássicos da literatura inglesa... sim, é exatamente esse do qual falei acima: Orgulho & Preconceito. Vocês, queridos leitores, já imaginaram este eterno clássico sendo ambientado no século XXI e, inclusive, com parte da história se passando em terras brasileiras? Ou seus personagens, como Darcy, Liz, Jane, Charles, Georgiana, Caroline... usando e-mails, indo à praia, festas, bares e jantares? Seria algo bem inusitado, não é? Pois é exatamente essa a história do livro Primeiras Impressões (a propósito, olha que interessante: foi este também o primeiro nome que Austen deu a O&P).

Diário de um Banana: A Gota D'água - Jeff Kinney

Li este livro em pouquíssimas horas! Confesso que veio parar em minhas mãos de uma maneira um tanto inesperada e inusitada (um aluno meu me entregou ele e acabou esquecendo de pegar de volta depois, então o livro ficou comigo por uns dias hahaha), e, por passatempo, acabei começando a folheá-lo. Quando vi já estava lendo e não conseguia mais parar. É um livro divertido e que pode ser lido rapidamente e que, sem dúvida alguma, arranca boas gargalhadas. Esse é aquele livro perfeito para relaxar! Nada melhor do que se acomodar em algum canto confortável com um livro desse em mãos. É um livro infanto-juvenil, mas que, independente da idade, te fará dar muitas gargalhadas durante a leitura (daquelas que fazem as pessoas que estão ao seu redor te olharem como se você fosse pirado! hahaha)

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Ouvi falar tão bem desse livro e com certeza não foi à toa. É verdade que até certo ponto, a história não havia me chamado muito a atenção, mas o desfecho encerrou o livro de forma inusitada e impressionante. À medida que a história vai se encaminhando para o final, ela adquire um ritmo eletrizante e dos romances de Sparks que li, este é com certeza o mais imprevisível e surpreendente.  Este - da mesma forma como foi com Uma Curva na Estrada - é diferente de todos os outros romances de Nicholas Sparks, fugindo completamente daqueles clichês previsíveis e surpreendendo a qualquer leitor. Achei incrível a forma como o autor conduziu toda a história, mesclando vidas e pontos de vistas diferentes de diversos personagens. Porém, alguns pontos específicos da história não me agradaram muito, mas vale a pena ler o livro pelas reflexões que ele traz.

_________________________________

E esta é, então, a primeira parte! Nos próximos dias você poderá conferir a segunda, com os outros 6 melhores livros dos 12 que mais gostei de ler em 2014. Espero que tenham gostado, o que vocês acham desses livros?
Por Lerissa Kunzler

11 comentários:

  1. Uau! Que legal! Quem dera eu poder ler cinquenta livros ao ano. Admiro pessoas que conseguem ler tanto em pouco tempo. Eu, infelizmente, não tenho esse privilégio, pois não tenho tempo. Mas os poucos que li também foram assim; Livros que não gostei, e os que amei. Aah, e também adotei um como um dos meus preferidos de tão perfeito que foi. :D
    Tenho vontade de ler Diário de um Banana, mas, além de ser caro, perco a coragem, não sei porquê. Acho que medo de ler e não gostar. Haha.
    Bjinhosss!

    > Meu Cantinho Secreto <

    ResponderExcluir
  2. Oi Lari, O livro métrica é um dos meu mais desejados, pois todos falam bem dele. O diário de um banana não estava na minha lista, mas eu tenho interesse de ler, já os outros eu nunca ouvi falar haha!
    Ah, recebi o seu recado do Skoob!
    Já vou seguir seu blog, simplesmente amo blogs literários e que falam sobre séries (<3)
    Eu tenho um blog, então se quiser visitar :)
    www.gemices.blogspot.com.br

    Beijoos, Gabi Az

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler Métrica! Mas estou enrolando pelo mesmo motivo que você estava... Mas já que mudou de ideia e achou a leitura incrível, vou aposta logo neste livro!
    Primeiras Impressões parece bárbaro! Vou atrás do meu exemplar.
    Parabéns pelo post, como sempre bem escrito <3

    Se estiver sem nada para fazer e interessada em uma boa leitura, recomendo a web Caso 54 - Tales que estou postando em meu blog. Ontem saiu o segundo post! Corre lá dar uma olhada no primeiro e no segundo! http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/2015/01/web-caso-54-tales-capitulo-1-parte-2.html#.VLe8BckYHSA
    Beijos
    Vitoria

    ResponderExcluir
  4. Oi Lery!
    De todos, só li Métrica. Muito amor por essa história!
    Orgulho e Preconceito e O Melhor de mim estão na minha fila de leitura.
    Aguardarei a segunda parte da sua retrospectiva.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um Homem na Esquina do Tempo parece ser incrível, e eu queria muito ler Orgulho e Preconceito, bem como Diários de um Banana. Que bom que você conseguiu ler tantos livros em 2014, ano passado eu não tive tempo pra absolutamente nada, e esse pretendo ler muito mais, e como você disse, se pode esperar de tudo quando se lê muitos livros, adorei a lista. Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, acredita que não li nenhum desses? Mas minhas amigas me enchem para ler ele hahah Tenho muita vontade de ler Orgulho & Preconceito.
    Adorei eu blog, já estou seguindo.
    Beijos
    Devaneios Insignificantes

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o livro Orgulho e Preconceito, então nem preciso dizer que fiquei super curiosa com Primeiras Impressões! Já li um livro meio parecido que foi Prom e Prejudice, é uma versão de Lizy, Mr. Darcy e outros mais adolescentes e estudantes! Super fofa!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lerissa, Orgulho e Preconceito é o meu preferido, junto com Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes. Esses três dividem o primeiro lugar no meu coração. <3

    Fiquei super curiosa sobre Um Hotel na Esquina do Tempo. Também adoro tudo que remete à Segunda Guerra! Quero ler!

    Como sempre, encontro dicas e posts valiosos por aqui.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  9. O único livro que li dessa primeira parte foi "O Melhor de Mim", curiosamente também no ano passado. Pra falar a verdade, estava com receio de o autor não me surpreender tanto quanto em outros livros, mas apesar de tudo a surpresa existiu e isso apenas aumenta minha admiração por ele. Espero que isso não mude com as próximas leituras. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei esses livros, tem alguns que eu não tinha ouvido falar. Adicionei "Um Hotel Na Esquina Do Tempo" na minha lista de leituras futuras. ;)

    Beijos.
    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lerissa,
    Adoro Jane Austen e Orgulho e Preconceito é um dos meus livros preferidos. Quero ver se esse ano consigo ler Emma e Mansfield Park.
    Métrica foi tao elogiado na blogosfera, que um dia ainda pretendo conferir.
    PS: por ventura vc é passofundense ou só estuda por aqui? geralmente n encontro mtos blogueiros gauchos...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...