quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária:
Os 12 melhores livros que li em 2014 - Parte II


Como vocês devem ter conferido nas últimas postagens aqui do NMW, eu tinha decidido fazer uma retrospectiva literária, dividindo em  dois posts os melhores livros lidos durante o ano passado (seis no primeiro e seis no segundo post). Mesmo 2014 tendo sido um ano bem cheio para mim, alcancei minha meta de 50 livros!! \o/
E, como eu disse da última vez, quando se lê 50 livros em um ano, você encontra de tudo... livros que adora, livros que detesta, livros que se tornam os favoritos, livros que lê rapidamente, livros cuja leitura se arrasta, enfim...
E no ano passado eu realmente me surpreendi com os livros bons que eu encontrei e foi por isso que resolvi compartilhar um pouco delas com vocês nesta retrospectiva. Lembrando que não estão em ordem de melhores ou piores leituras, venha conferir!

Anjos à Mesa - Debbie Macomber


Com uma escrita doce, leve e viciante, Debbie Macomber faz com que o leitor se encante pela história e não consiga mais parar de ler. É um história de amor, de um milagre de Natal, cheia de momentos e situações engraçadas que certamente não dá para perder! O livro é simplesmente lindo em todos os sentidos, tanto na capa, na história, no enredo, nos personagens... Simplesmente fantástico! Anjos à Mesa conta a fascinante história do romance entre Aren e Lucie, que, por descuido de alguns anjos atrapalhados, acabaram se conhecendo no momento errado de suas vidas e tudo saiu às avessas... Agora os atrapalhados anjos terão que desfazer o que fizeram e consertar toda a situação.


O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

O Caçador de Pipas conta a história de uma amizade. Uma amizade entre dois meninos que cresceram juntos, mas que são muito diferentes um do outro. Amir e Hassan. É um livro lindo pela lição que ele transmite através da leitura e pelo drama em si, que é praticamente uma história de vida. É uma obra repleta de lições com inúmeras possibilidades, ou seja, você pode relacioná-lo a sua realidade e interpretá-lo de muitas maneiras. Percebe-se também o quanto as nossas próprias atitudes podem influenciar o dia de amanhã e o quanto é essencial aproveitar as oportunidades quando elas estão diante de nós, sem deixá-las passar em branco.

A Sabedoria do Condado - Noble Smith
(resenha em breve)

Certamente um dos melhores livros que comprei em 2014 e sem dúvidas uma das melhores leituras (inclusive estou até relendo ele agora para a Maratona Literária). Eu o li no final do ano passado e o utilizei também para escrever um artigo para a faculdade sobre O Senhor dos Anéis e simplesmente me apaixonei por esse livro, é fascinante. Como pode-se prever a partir do livro, o livro trata sobre o universo criado por Tolkien, a Terra Média, e seus inúmeros personagens, fazendo uma complexa relação entre eles e seus papéis na história. O livro traz diversas lições que se pode aprender com O Senhor dos Anéis e que cada pessoa pode aplicar em seu cotidiano, tornando-o melhor e mais feliz.


Em Chamas - Suzanne Collins

Você termina de ler e fica de boca aberta, pensando em como um livro pode ser tão bom e prender tanto você na história. Suzanne Collins é completamente genial por ter criado um enredo tão envolvente, personagens tão bem definidos e uma história de tirar o fôlego! Perdi a conta do número de vezes que ouvi dizer que este segundo livro seria ainda melhor que o primeiro e posso dizer que não deixou de corresponder às minhas expectativas. Eu não fazia ideia do que poderia acontecer nesse segundo livro que pudesse fazê-lo ser ainda mais instigante que o primeiro, mas acredite, isso foi completamente possível! Cheguei a conclusão que não é somente a personagem central que é conhecida como a garota em chamas, mas que o próprio livro pode ser definido dessa maneira, já que a história "pega fogo" em cada capítulo, em cada parágrafo, em cada linha.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken 
- Jostein Gaarder, Klaus Hagerup (resenha aqui)

Ahh, adoro essa história! Eu li esse livro pela primeira vez há um bom tempo, e me diverti bastante pela forma dinâmica e entusiasmada com que é escrito. Ano passado, então, aproveitei para relê-lo. É um livro curto e leve e, certamente, qualquer pessoa que goste de livros irá adorá-lo. Por que, adivinhe só do que o livro fala? Sim, exatamente! De livros, ler, escrever, leitura... enfim, acho que já deu para sacar a ideia, não?! A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken narra a história de Nils e Berit, dois primos que resolvem escrever um para o outro, sempre contando as novidades que surgem em suas vidas. Porém, coisas estranhas começam a acontecer... Uma mulher misteriosa, um cara estranho de sorriso zombeteiro, uma biblioteca mágica... Nils e Berit logo se veem envolvidos em um mistério que, no entanto, estão bem dispostos a decifrar, bancando os detetives por entre muitas confusões.

Se Houver Amanhã - Sidney Sheldon

Esse livro hipnotizante conta a história de Tracy, que era uma jovem bem-sucedida, com uma vida que aparentemente podia ser considerada perfeita. Possuía um ótimo emprego no banco e estava prestes a se casar com Charles, um homem que pertencia a uma família americana rica. Mas de repente, sua mãe se suicida e, intrigada, Tracy resolve descobrir o que aconteceu. Dona de uma beleza fascinante e de um cérebro invejável, não há obstáculo que a possa impedir. Depois de sofrer muito e passar por coisas de fato horríveis, Tracy está pronta para se vingar de cada um dos que contribuíram para destruir sua vida, até mesmo aqueles que são considerados intocáveis.

_________________________________________

Bem, estes são então os melhores livros que li em 2014 e essa foi a segunda parte da Retrospectiva Literária. O que acharam desses livros? Alguém já os leu? Espero que tenham gostado!
Por Lerissa Kunzler

10 comentários:

  1. Olá!
    Na última vez que vim aqui, eu estava lendo a trilogia O Senhor dos Anéis, e percebi que você gosta muito desse universo. Eu adorei os livros e fiquei super contente que você tenha acrescentado esse livro sobre o Condado entre suas melhores leituras. A Terra-média é mesmo maravilhosa!!!
    O Caçador de Pipas está na minha lista de "quero ler" :)

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Olá, o livro Se houver amanhã é o meu favorito pra vida. Lembro que faz uns 2 anos e que li e fiquei totalmente estasiada. Não vejo a hora de comprar esse livro (na época eu li emprestado) e relê-lo. Sidney Sheldon é meu autor favorito, sem dúvidas.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Em Chamas e O Caçador de Pipas <3

    http://meumundo-corderosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lery!
    Se Houver amanhã e O caçador de Pipas, muito amor por essas duas histórias! São ótimas!
    Ótimas leituras! Preciso ler Em Chamas!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Lerissa, tudo bom?
    Dos livros que você citou, só li o Em chamas, que gostei muito, apesar de a coisa só ficar realmente boa a partir da metade do livro.
    Tenho vontade de ler O Caçador de Pipas, parece ser muito bom ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  6. Desses livros o único que eu também li foi Em Chamas. Não foi o meu favorito da Trilogia, mas a leitura dele foi muito importante para a trama.

    Retribuindo o comentário no skoob! Eis o meu blog, já estou seguindo o seu! Beijos!

    www.elaescreveu.com.br

    ResponderExcluir
  7. É incrível como tudo o que é ligado à Tolkien é bom,né?! Quero muito ler A Sabedoria do Condado, ainda mais depois de tudo o que vc falou sobre ele!

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  8. ótimas escolhas, adorei ver anjos à mesa entre sua seleção, pois além de uma trama espetacular a autora se tornou uma das minhas favoritas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lerissa!
    Dessa sua seleção li apenas O Caçador de Pipas, que por sinal é um livro maravilhoso.
    Tenho muita vontade de ler Anjos à Mesa, já vi diversas resenhas positivas sobre ele.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Em chamas foi o meu favorito da trilogia. Conforme eu ia descobrindo sobre o distrito
    13 ficava mais empolgado. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...