sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária: Os 15 melhores livros que li durante o ano de 2013 - Parte I (1-7).

     O ano de 2013 já vai se findando e já esgotei minhas leituras para esse ano, embora já tenha começado a ler outros livros. Fechei a conta de 50 livros lidos neste ano e foi então que resolvi fazer - como já sugere o título - uma retrospectiva literária, relembrando alguns dos livros que mais gostei de ler neste ano. Escolhi 15 (contando séries como um livro só), mas decidi dividir a postagem em duas, para que não fique muito extensa. Hoje então, podemos conferir a parte I, com os 7 primeiros livros (ou 6 e uma série). Aviso que a ordem não significa nada de mais, já que está mais ou menos na ordem em que os li.



A Culpa é das Estrelas - John Green. (resenha do blog).


     Um dos livros mais emocionantes e tristes com que me deparei em 2013. Não há como não se emocionar com a história de Hazel e Augustus. Este é um livro fantástico e muito bem escrito, os diálogos são incríveis, fazendo com que se simpatize logo de cara com a Hazel e o Augustus, como se fosse possível ser de outra forma. Ambos tem uma afinidade incrível e é inevitável não torcer pela felicidade deles, não importa se eles estejam aqui ou em Amsterdã.



O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon. (resenha no skoob).

     O Menino do dedo verde é uma daquelas histórias que nos trazem grandes reflexões a partir de poucas palavras e seu encanto está na simplicidade. Como não sorrir com as descobertas de Tistu e seus pensamentos tão puros? Como não se encantar? O livro se tornou um dos meus favoritos, porque traz consigo diversas lições sobre as quais podemos pensar... Penso que cada pessoa possui seu próprio "dedo verde", um dom característico que não pode ser deixado de lado. Podemos usar nosso próprio "dedo verde" para mudar a realidade em que vivemos, transformar a nós mesmos e até mesmo mudarmos nossos hábitos de vida.



Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak. (resenha do blog).

    
     Eu Sou o Mensageiro é um daqueles típicos livros que nos prendem e nos intrigam do início ao fim. Ficamos com vontade de ler, ler e ler até a história acabar. Achei o livro sensacional e ele traz uma lição incrível. Quantas vezes nos sentimos fracos diante de tudo e achamos que não há nada a ser feito por nós?! Mas essa história nos mostra que nós podemos, sim, nós podemos! Podemos mudar nossa vida, a vida das outras pessoas, nossa realidade e até a nós mesmos.


Para Sempre

Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter. (resenha do blog).

     Ás vezes a gente precisa ler histórias como essa para se dar conta do quanto é importante valorizar a própria vida - que é o maior presente de todos, os amigos, a família e absolutamente tudo que temos em nossa vida. Esse livro me emocionou, mas afinal... quem poderia não se emocionar com uma história dessas? Só me dei conta de uma coisa quanto estava chegando nos últimos capítulos (não sei como não percebi pelos nomes dos autores): o livro é baseado em uma história real, o que deixa tudo ainda melhor.



A Última Música - Nicholas Sparks. (resenha no skoob).

Dos livros de Nicholas Sparks, esse é um dos meus favoritos, pois foi o que mais me emocionou. O livro nos ensina tantas coisas e nos faz pensar muito também. Será que estamos o valor necessário às pessoas que amamos? Será que muitas vezes, não estamos julgando de forma errada as atitudes dos outros? Será que não estamos tão fechados em nosso próprio mundo, que deixamos de pensar nos outros? Será que não estamos deixando para o amanhã coisas que depois poderão ser tarde demais?
"A presença de Deus está em todo lugar, em todos os momentos, e é sentida, em um momento ou outro, por todas as pessoas."


O Diário de Anne Frank - Anne Frank. (resenha no skoob).

    Me emocionei bastante com essa história, que é muito real e comovente. Anne pertencia a uma família de judeus e ganhou seu diário quando ainda estavam livres, e começou a escrevê-lo aos treze anos. Me comove pensar no fim que essa pobre família teve (e muitas outras também) e o livro nos faz refletir muito sobre o interesse e o poder do homem, e as razões que os levaram a cometer atos desse tipo. É triste pensar que uma adolescente tão brilhante teve de sofrer tanto e passar por tantos obstáculos, deixando de levar uma vida normal como tantas outras pessoas. Por outro lado, é muito bom poder acompanhar o crescimento de Anne e o seu desenvolvimento como pessoa e a sua perseverança e força.

Série Percy Jackson.

     Certamente que eu já ouvira muito dizer que Percy Jackson era o máximo, mas mesmo assim demorei um bocado até começar a ler a série. Posso dizer que, mesmo já tendo uma pequena ideia do que esperar, eu realmente me surpreendi com diversos fatores! A história é fantástica! O primeiro fator foi o de que Rick Riordan escreve com uma simplicidade tal e de forma tão encantadora, que prende a quem lê e fez a mim devorar o livro, quase literalmente em pouco tempo. Depois, fico me perguntando como foi que ele conseguiu transformar um velho mito em uma história tão completa e rica em detalhes. Muitos seres mitológicos estão presentes em diversas passagens da história, o que a torna ainda mais fascinante.

     Certo, essas foram algumas das minhas leituras nesse ano, em breve postarei a parte II da minha retrospectiva com mais livros. O que vocês acharam? E quais foram os melhores livros que vocês leram nesse ano?
Por Lerissa Kunzler.

12 comentários:

  1. Também postei hoje os melhores que li em 2013..hehe
    ACEDE também está nos meus melhores.
    E O Diário de Anne Frank realmente é ótimo!
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que legal! Vou conferir também então! hehehe
      Sim, gostei bastante desses dois, beijos! :D

      Excluir
  2. Oie :)

    Dos livros que você citou eu li apenas ACEDE e não curti muito. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é, gostos diferem bastante! Mas eu gostei do livro. hehehe
      Obrigada por sua visita, beijos! :D

      Excluir
  3. Vc leu vários livros mt bons! Sou doida para ler o diário de anne frank :)

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada! O Diário de Anne Frank é muito interessante e comovente, vale a pena ler.
      Obrigada por sua visita, beijos! :D

      Excluir
  4. Desses aí só li ACEDE e, para ser sincera, não achei nada demais. Apenas um livro mediano que fala sobre amor de uma maneira diferente. Sei que 5252102365 pessoas vão querer me bater, mas estou sendo sincera. Comecei a ler PJ esse ano, já estou no segundo, mas acho a saga bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vai do gosto de cada um. Mas ninguém vai lhe bater por isso! hehehe Afinal, gosto cada um tem o seu e cada um é diferente. *---*
      Eu demorei muito até começar a ler, mas depois gostei também.
      Valeu por sua visita, beijos! :D

      Excluir
  5. Adorei suas escolhas, desses já li a série Percy Jackson, a última música e o diário de Anne frank. Gostei muito deles. Os outros já ouvi muitos elogios, mas ainda não li.
    Beijos e parabéns pelos 50 lidos, um ótimo número!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom saber que gostou! hehehe Obrigada!!
      Valeu por sua visita, beijos. :D

      Excluir
  6. A Culpa é das Estrelas não é um livro que me desperta muito interesse, mas pretendo um dia lê-lo.
    Ganhei O Menino do Dedo Verde de um velho amigo do meu falecido avô e não deu muito créditos ao livros. Mesmo assim, o li no mesmo dia e adorei! Toda criança merece ouvir essa história.
    Como não consegui ler A Menina Que Roubava Livros, não tenho interesse em ler Eu Sou o Mensageiro.
    Já tive muita vontade de ler Para Sempre, mas agora não sinta muito interesse mais.
    A Última Música é um livro interessante, mas não é dos melhores que já li.
    Apesar de um pouco massante, O Diário de Anne Frank é muito bom. Podemos ver com outros olhos como era horrível para os judeus nessa época, como sofreram.
    A série Percy Jackson é incrível! Só demorei a ler porque não levava o livro para a escola e para nenhum outro lugar porque não era meu, mas minha vontade era de levar para todos os lugares e não parar de ler.

    Helô Lopes
    Responsável geral do Grupo Librorum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostos variam muito e já ouvi muitas opiniões acerca de ACEDE, mas eu gostei bastante. Concordo com você, O Menino do Dedo Verde é perfeito para as crianças (e para nós, mais grandinhos, também! hehehe). Me parece que você não curte muito romance, e se estou certa, então talvez não vá gostar muito dessas histórias. Sobre PJ, é incrível realmente! Eu praticamente "devorei" as histórias, não conseguia parar de ler, mas sou suspeita para falar sobre séries. hehehe
      Obrigada pela visita, beijos! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...