domingo, 29 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária: Os 15 melhores livros que li durante o ano de 2013 - Parte II (8-15).

     Na postagem de dois dias atrás (dia 27 de dezembro), quem acompanhou o blog pôde conferir a Parte I da minha Retrospectiva Literária, na qual eu escrevo um pouco sobre cada um dos 15 melhores livros que li durante esse ano de 2013. Foi meu melhor ano, em muitos aspectos, e neles está incluído o aspecto literário. Acho que mesmo sendo um ano de muito estudo para mim (afinal, foi meu 3º ano e também fiz o Enem e tudo o mais), nunca li tantos livros - e tantos livros bons também.
     Bem, aqui está a parte II (8-15), vamos conferir? A ordem está conforme os li.



O Lado Bom da Vida - Matthew Quick. (resenha do blog).

     O Lado Bom da Vida é daqueles livros que dá para se ler em muito pouco tempo, embora eu tenha levado um bom número de dias para concluir a leitura. O livro tem uma linguagem simples e ótima e nos envolve de uma maneira que fica difícil não querer torcer por Pat. O livro é cheio de situações inusitadas e outras um pouco embaraçosas e engraçadas. É incrível como Pat, mesmo tendo tudo contra ele mesmo, luta para seguir em frente para se tornar um alguém cada vez melhor. Nem que seja praticando ser gentil em vez de ter razão, mas ele não desiste. E por pior que estejam as coisas, sempre há um lado bom da vida.

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne. (resenha do blog).

     Este é um livro não muito extenso, mas que traz mais lições e reflexões do que muitos livros que são o dobro ou o triplo de seu tamanho. É um daqueles livros que nos emociona pela sua simplicidade e pela inocência de seu personagem principal, é um livro simplesmente maravilhoso! A amizade de Bruno e Shmuel é pura e bela, de uma simplicidade incrível. Mas o que mais nos toca profundamente nesse livro é a simplicidade com que Bruno tenta compreender as coisas à sua volta e tudo aquilo acontece com ele em sua vida, sem nem mesmo imaginar a terrível realidade que o cerca.
O Pequeno Príncipe



O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry. (resenha do blog).

     Li esse livro tanto na versão português, quanto na versão em inglês. É um livro simples, curto e inocente, mas que carrega consigo mais lições do que muitos dos livros maiores, mais grossos e mais difíceis. Este é um livro que conquista a qualquer um pela sua simplicidade, um livro que todos que ainda não leram deveriam ler e os que já leram deveriam reler com frequência. Afinal, não são poucas as vezes em que deixamos de lado muitas das coisas importantes para nós e nos tornamos como as pessoas grandes, esquecendo-nos daquilo que importa. Mas não nos esqueçamos, o segredo é simples: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks. (resenha do blog).

     Faz um bom tempo que li esse livro, mas lembro muito bem que, mesmo apesar de a história parecer previsível em alguns pontos e com alguns clichês típicos de Sparks, eu gostei muito das reflexões que a história me trouxe. Assim que concluí a leitura de Diário de uma Paixão, diversas perguntas tomaram minha mente: Será que ainda existem amores assim como o da história do livro no mundo atual Mesmo sendo escrita com enorme sensibilidade e com uma simplicidade ímpar, achei a história um pouco previsível, mas por outro lado, a mensagem que o livro carrega consigo é única. Nos faz acreditar no verdadeiro amor e que vale a pena viver somente para poder vivenciar algo assim.


Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo. (resenha do blog).

     Terminei de ler esse livro em poucos dias e apesar de o achar pouco cativante à princípio, a parte II me prendeu totalmente. Olhai os Lírios do Campo é um livro marcante, que sem dúvida nos deixa a refletir acerca de muito do que ele expressa e talvez seja por isso que ele se tornou um dos meus favoritos. Nos faz pensar muito na vida e naquilo que realmente vale a pena para cada um de nós. Será que vale a pena perseguir apenas suas ambições, sua sede pelo sucesso? E deixar de lado aquilo que realmente vale a pena? Será o dinheiro tudo na vida de uma pessoa?



Jogos Vorazes - Suzanne Collins. (resenha do blog).

     De tirar o fôlego. É basicamente essa a definição para esse primeiro livro da trilogia de Jogos Vorazes. Suzanne Collins escreve tão bem que é como se você sentisse na pele todos os dramas e situações difíceis vividos pelos personagens, sem falar que no decorrer da trama há diversas surpresas para o leitor. Juro que quando comecei a ler, literalmente não consegui mais tirar os olhos das páginas. Você termina um capítulo e já quer ler o próximo e assim vai se sucedendo, até que você se dá conta de que o livro já acabou. Então você termina um livro e já quer ler o próximo. Exatamente assim. Eu particularmente adoro aventura e romance e nesse livro, há uma mistura dos dois que é irresistível.

P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern. (resenha do blog).

Esse foi um daqueles livros que, mal acabou de sair de minhas mãos, já se encaminhou direto para meus favoritos. Vários acontecimentos me tocaram na história e isso se deve à forma inteligente como a autora conduz a história, fazendo com que o leitor se sinta cada vez mais curioso a respeito do que vai acontecer. O que achei bacana também é que apesar de o livro ter tudo para ser triste, não é isso que está explícito na história. Ao contrário. É uma história incrível e a autora tem de fato um talento inquestionável, adorei a forma como a obra foi escrita, misturando acontecimentos recentes com lembranças, além do ritmo contagiante e envolvente da narrativa. A linguagem é super simples e os diálogos são muito bem-feitos, além de ter muitas cenas engraçadas.
Entre o Amor e o Sacrifício


Entre o Amor e o Sacrifício - de Gisele de Assis. (resenha do blog).

     Este é um livro fantástico, que possui um misto de romance, aventura, suspense e mistério, fazendo com que o leitor fique cada vez mais curioso para descobrir o que acontecerá em seguida na história. Além disso, a história contém seres sobrenaturais, cidades fictícias e até mundos fictícios. A narrativa é super agradável e quando você se dá conta já está preso à história, tentando desvendar seu final. Além disso, o desfecho é totalmente imprevisível - e isso é uma das melhores características do livro, não há como saber o que virá em seguida. Os personagens são super carismáticos e você simpatiza com eles logo de cara. Adorei o clima tenso que encerrou o livro com um final brilhante, provando que os autores brasileiros também possuem potencial para escrever histórias brilhantes.

     Bem, foram esses então os 15 melhores livros que li durante esse ano. Já conferiram a parte I? O que vocês acharam de minhas leituras? Que venha 2014, a lista já está grande! hahaha Até breve. ;)
Por Lerissa Kunzler.

19 comentários:

  1. O diário de uma paixão e jogos vorazes são ótimos mesmo! Também adoro ps: eu te amo.
    O lado bom da vida já está na minha lista de leitura, quero muito le-lo logo..
    E eu tenho olhai os lírios do campo já fazem uns 5 anos, mas nunca tive curiosidade de ler e nunca vi nada sobre ele também.. bom saber que está nos seus melhores, vou ver se leio agora (:
    òtimo ano pra voce!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo! PS Eu Te Amo é um dos meus favoritos. <3
      Leia sim, vale bem a pena! Talvez ele pareça um pouco chato à princípio, mas depois o livro torna-se muito interessante. Obrigada, para você também! Valeu pela visita. :D

      Excluir
  2. Parabéns pelos livros escolhidos. Desses só li O pequeno príncipe, Diário de uma paixão e Jogos Vorazes. Sou suspeita para falar porque adoro Sparks, mas esse livro é com certeza um dos meus favoritos. Um amor como o de Noah por Allie é o que todas nós sonhamos. Amo esse personagem. Te indico ler o livro O casamento pq Noah aparece mais velhinho e o enredo destaca seus descendentes! mas fala de Noah, Allie e aquela linda casa deles. Fica a dica.
    Parabéns pelas ótimas leituras, beijos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de Sparks, mas tem vários livros dele que ainda pretendo ler. Inclusive esse do qual você falou, estou super ansiosa ara lê-lo, desde que soube que era uma espécie de continuação. Valeu pela dica! Obrigada, e valeu por sua visita. :D

      Excluir
  3. Jogos Vorazes é um ótimo livro. Divergente que também é uma distopia me encantou demais! Os outro livros parecem ser bons. De toda essa lista, o pequeno princípe é um clássico mesmo! Agora, o que eu não conhecia era Entre o Amor e o Sacrifício e estou colocando-o na minha lista de futuras leituras!

    Beijos


    booklover.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Estou bem curiosa à respeito de Divergente, ouvi muitos comentários bons sobre o livro, quero lê-lo em breve! Sim, coloque sim. Valeu por sua visita, beijos! :D

      Excluir
  4. ótima escolha de livro! Já li alguns e são realmente perfeitos! O Pequeno Príncipe, Jogos Vorazes, e O Menino do Pijama Listrado são perfeitos!
    Beijo!
    booksmanybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada! São mesmo, adorei esses. :D
      Obrigada pela visita, beijos. ^^

      Excluir
  5. Ótimos títulos!
    Os que eu ainda não li eu tenho vontade de ler \õ/

    http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Leia sim, valem muito a pena.
      Valeu por sua visita, beijos. :D

      Excluir
  6. Já ouvi mts comentários sobre O Lado Bom da Vida, parece uma ótima leitura, tbm amo Jogos Vorazes!


    Beijos
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lado Bom da Vida é muito bom, vale a pena ler. Jogos Vorazes é sem comparação, não vejo a hora de ler o próximo! hehehe Valeu por sua visita, beijos. :D

      Excluir
  7. O Pequeno Príncipe, Diário de Uma Paixão e Entre o Amor e o Sacrifício: AMO! ♥
    O Lado bom da Vida, O Menino do Pijama Listrado, P.S. Eu Te Amo e Jogos Vorazes estão na minha lista de leitura!
    Beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são ótimos! \o/
      Tenho certeza de que também vai gostar de cada um desses que estão na sua lista de leitura, são quase todos meus favoritos. Valeu por sua visita, beijos; :D

      Excluir
  8. Dentre oito livros dessa lista, eu só li "Jogos Vorazes" e concordo com tudo o que disse sobre ele. Com certeza, esse também entraria na minha lista caso eu fizesse uma de 2012.
    Não havia ouvido falar "Entre o Amor e o Sacrifício", mas fiquei bastante interessada. Gosto muito de livros assim e como estou procurando conhecer autores nacionais, esse livro é uma pedida.
    Quanto a P.S. Eu Te Amo e Diário de Uma Paixão, eu não tenho muita vontade de ler. Não é um gênero que me agrada muito e estou evitando ultimamente.
    Tenho vontade de ler O Lado Bom da Vida, O Menino do Pijama Listrado e O Pequeno Príncipe, mas por curiosidade mesmo e Olhai os Lírios do Campo por ser um livro nacional e como eu disse acima, estou querendo ler livros nacionais.

    Helô Lopes
    Responsável geral do Grupo Librorum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos Vorazes é sensacional! Com certeza, geralmente temos um certo preconceito contra autores nacionais, mas existe uma infinidade de autores realmente bons por aí.
      Se você não curte romance, então talvez não irá mesmo gostar da história desses dois que mencionou. Olhai os Lírios do Campo é ótimo, vale muito a pena! Como eu disse, no início achei um pouco sem graça, mas depois a história me prendeu.
      Valeu por sua visita, beijos! :D

      Excluir
  9. Obrigada! Um 2014 cheio de paz e muuuuuitos livros pra você \õ/


    http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ps eu te amo é lindo, de emocionar o amor do casal, Sparks é divo...
    pretendo ler o lado bom da vida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei também que sou seguidora!
    Não gostei do final de O Lado Bom da Vida.. Me decepcionou muito!
    Sou doida pra ler Jogos Vorazes, mas comprei outros livros todas as vezes que decidi que compraria esse.. kkkk
    Beijos.

    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...