quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Resenha do livro: Deixe a Neve Cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle.

Terceiro livro lido e resenhado para a Maratona Literária
#EuTôDeFérias Parte I

Título: Deixe a Neve Cair
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco Jovens Leitores
Edição: 1
Nº de páginas: 336
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. Comédia romântica com a assinatura de um dos maiores bestsellers da atualidade, o livro é o presente de Natal perfeito para os fãs de John Green e de histórias de amor e aventura.
Neve, muita neve.
Um clima natalino.
Histórias de amor.
     Deixe a Neve Cair é um livro composto por três contos escritos por autores diferentes e todos eles possuem em comum os três itens acima. Além disso, são histórias que compartilham um único cenário: uma cidade atolada de neve. Também compartilham os mesmos personagens, por exemplo, alguns personagens que são secundários no primeiro se tornam principais em um dos outros contos e vice-versa. E, assim, o final do livro se torna maravilhoso, pois faz uma espécie de fechamento, unindo todos os três contos como uma história única. E foi justamente isso que mais gostei no livro, uma forma inteligente de montar e fechar a história.
     O conto que eu mais gostei foi certamente o primeiro, cuja história achei mais bem construída e mais interessante, a ponto de prender mais a atenção do leitor. Quando comecei a ler o segundo, eu meio que fui me desinteressando pela história, até porque o início desse conto e o desenrolar dele parece meio confuso. Mas segui adiante com a leitura e cheguei ao terceiro, que é bem mais dramático, por assim dizer, em relação aos outros. Mas como mencionei anteriormente, o final compensa tudo, interagindo com os personagens centrais de todos os contos.
     Mas vamos a cada um para compreender melhor...
"Todos nós temos defeitos, querida. Cada um de nós.
E, acredite em mim, todos cometemos erros."
O primeiro conto, O Expresso Jubileu, escrito por Maureen Johnson, traz a história de Jubileu. Sim, Jubileu, uma garota complexada com o próprio nome e que gostava de ser chamada de Julie. Jubileu ou Julie, estava ansiosa pelo maravilhoso Natal que passaria com seu namorado incrível. Porém, seus pais acabam sendo presos e seus planos vão pelo ar, pois agora ela tem que pegar um trem e ir até a casa de seus avós. Porém, a meio caminho de lá, o trem atola na neve e é a partir daí que ela acaba conhecendo Stuart, com quem ela possuía mais coisas em comum do que podia sequer imaginar. Maureen Johnson tem uma maneira de tornar a narrativa bem engraçada, o que torna a leitura ainda mais agradável.
O segundo conto, O Milagre da Torcida de Natal, é da autoria de John Green e retrata as aventuras de um grupo de três amigos que buscavam atravessar o caminho de neve até uma Wafflehouse, mesmo que as estradas estivessem intransitáveis. É um conto marcado pelos diálogos e pelas piadinhas entre os três amigos: JP, Tobin e Duke. No decorrer da caminhada, Tobin - que é quem narra o conto - acabará fazendo uma descoberta que mudará sua realidade. John Green conseguiu colocar mais ação em seu conto em relação aos outros dois e a narrativa é basicamente preenchida por diálogos entre os amigos.

Já o terceiro, O Santo Padroeiro dos Porcos, de Lauren Myracle, narra os conflitos internos de uma garota chamada Addie e de seus relacionamentos consigo mesma, com as amigas Dorrie e Tegan e, sobretudo, sobre seu relacionamento com Jeb. Addie amava Jeb, mas conseguira estragar tudo cometendo um erro terrível. Será que passaria o Natal mais sozinha do que nunca? O conto traz o drama existencial vivido pela personagem principal, Addie, e a autora consegue apresentar tudo isto de uma forma muito interessante.
__________________________________________

É basicamente esta a história de cada conto.
Em outras palavras, pode-se definir o primeiro como o mais romântico, o segundo como o que possui mais aventura e o terceiro como o mais dramático.
Mas o interessante mesmo é perceber como há diferentes pontos de vista dentro de uma história e como as histórias conseguem se mesclar e se alternar, encaixando-se finalmente em um desfecho muito bacana.
Além disso, é uma ótima recomendação para quem gosta de contos e quiser entrar no clima natalino.

Por Lerissa Kunzler

8 comentários:

  1. Olá! Adorei a premissa do livro, muitos já falaram ser um ótimo livro. Não se porque mas não consigo gostar do John Green, acho que ele não é tudo isso que falam, mas respeito quem gosta, e espero conseguir dar mais uma chance à ele, talvez lendo esse livro, já que ele não é o único autor.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, eu também não consigo gostar do John Green, parece que quanto mais eu leio dele, menos eu gosto! hahaha E o conto dele nesse livro foi o que eu achei mais fraco.
      Mas gosto é gosto né, tem gente que adora e eu também respeito!
      Obrigada pela visita! :D :D

      Excluir
  2. Oi Lery!
    Estou louco pra ler esse livro, todos dize, que o conto da Maureen Johnson é o melhor rs.
    Ótima leitura e em clima natalino :)

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha É o melhor mesmo!! xD
      Com certeza, eu também deixei para lê-lo bem nessa época! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  3. Olá!
    Queria muito ler esse livro, li muitas resenhas falando bem. Ainda mais na época do natal. Adorei sua resenha. Sempre bom ler um livro assim. :)

    BLOG LITERANDO >> http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh é com certeza uma ótima leitura para essa época!
      Opa, que bom que gostou, obrigada!! xD
      E valeu pela visita! :D

      Excluir
  4. Estou com esse livro aqui e lerei ainda esta semana!
    Adoro histórias de Natal! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nada melhor que ler histórias de Natal bem nessa época né??! hahaha xD
      Espero que goste do livro, depois me conte!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...