Segundo livro lido e resenhado para a Maratona Literária
#EuTôDeFérias - Parte I
Título: O Sobrinho do Mago
Autor: C. S. Lewis
Livro 01 de As Crônicas de Nárnia
Editora: Martins Fontes
Edição: 1
Nº de páginas: 184
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
Finalmente comecei a leitura de As Crônicas de Nárnia! Eu já conhecia os filmes e sempre quis ler a história (confesso que parte disso se deve ao fato de Tolkien ter sido um grande amigo de C.S. Lewis e de ambos terem discutido suas histórias e as influenciado simultaneamente). E é com certeza um livro muito interessante, gostei bastante da história.
É uma história bem infantil, com uma linguagem simples e repleta de acontecimentos mágicos, mas que vale a pena ser lida. Quem nunca ouviu falar da história do guarda-roupa mágico que leva à Nárnia? Aliás, quem nunca ouviu falar da própria Nárnia? Do fantástico Aslam e da Feiticeira? Dos animais falantes? Esse livro, o primeiro da série, conta exatamente como todo esse mundo surgiu. Como Nárnia passou a existir e como o mal acabou entrando naquela terra fantástica, personificado na Feiticeira.
"Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo; mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores."
A história traz Digory e Polly como os personagens principais. São eles que, buscando explorar uma casa vazia, acabam parando no escritório do tio André, onde acabam se envolvendo em uma estranha aventura. Tio André era uma espécie de feiticeiro e há anos vinha fazendo testes com anéis mágicos, que permitiam uma viagem entre vários mundos.
Polly, por ordem de tio André, acaba tocando em um dos anéis e desaparece. Digory se vê sem saída, agora ele também precisa tocar em um anel e ir atrás da amiga. E é justamente o que ele faz. E é a partir daí que as aventuras começam.
Como eu disse anteriormente é um livro um pouco infantil, mas ele possui algumas cenas belíssimas e outras até engraçadas. A cena do surgimento de Nárnia, por exemplo, é de uma beleza sem igual, dá a impressão de que o próprio leitor está vendo aquele novo mundo surgir. E uma cena simplesmente hilária e uma das minhas favoritas, sem dúvidas, é a cena dos animais e de tio André, em Nárnia, quando eles decidem o que fazer com este. Não posso dar mais detalhes para evitar os spoilers para quem não leu o livro, mas é uma cena fantástica e que certamente arranca alguns risos.
Em linhas gerais, é uma história simples que dá início a todas as outras que a sucedem, um livro de leitura rápida e vocabulário descomplicado e que também permite várias interpretações. Recomendo especialmente aos que gostam de histórias sobre acontecimentos mágicos e para aqueles que gostariam de descobrir como foi que Nárnia surgiu e como foi que se tornaram possíveis as "viagens" para aquela bela terra. E seria também uma ótima recomendação para aquelas pessoas que não gostam muito de ler e gostariam de começar, é certamente uma obra que cativa para o hábito da leitura.
E aí, alguém já tinha lido? O que acham do livro e de As Crônicas de Nárnia como um todo?
Por Lerissa Kunzler
Comecei a ler as crônicas, mas parei no segundo, vou ver se retomo nessas férias, os livros são muito ricos em detalhes e em conteúdo, adorei os contos que já li. Bjos
ResponderExcluirhttp://coisasdebelaa.blogspot.com.br/
Eu lembro vagamente que uma vez eu comecei a ler o segundo livro e eu estava gostando, mas não sei porque não segui adiante! hahaha Aí eu sempre queria ler todos os volumes e agora então finalmente comecei! hahaha
ExcluirÉ, são ótimos, gostei muito desse! xD
Valeu pela visita!! :D
Oi Lerissa, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha e já li O Sobrinho do Mago, acho espetacular a escrita do Lewis e é bem o tipo de livro para que crianças ou até mesmo, adultos adquiram o hábito da leitura! Conforme a história for passando você vai notar que o autor se inspirou bastante na Bíblia para a construção dessas crônicas, que são espetaculares!
Por enquanto é isso,
tchau tchau
www.obaucultural.blogspot.com.br
Concordo plenamente com você, é mesmo o tipo de livro que cria o gosto pela leitura!! :D
ExcluirHahaha Pois é, eu já percebi isso nesse primeiro volume também, em vários aspectos!!
Tchau e valeu pela visita!! :D
Eu só li dois contos até agora, mas tô amando a leitura.
ResponderExcluirEu nunca tinha assistido os filmes, só conhecia de ouvir falar mesmo, mas quando comecei a ler esse conto fiquei encantada. A criação de Nárnia, com certeza, é minha cena favorita <3
Beijos
Tá rolando promoção de fim de ano lá no Blog, participa!
Colecionando Primaveras
Fanpage
A criação de Nárnia é uma cena belíssima, um das mais lindas que eu já vi em qualquer livro! Dá a sensação que a gente está presenciando tudo o que acontece!! É lindo!! xD
ExcluirOpa, vou conferir!!
Valeu pela visita!! :D
Hey, Lerissa!
ResponderExcluirMenina, você leu um livro que sou fã de carteirinha!
Na minha opinião, não há saga que te leva tanto para outro mundo como As Crônicas de Nárnia. C.S. Lewis é como Aslam, toma o lugar de nos teletransportar para uma realidade de pura magia e aventura. O Sobrinho do Mago é incrível. mas como meus favoritos estão O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa e A Última Batalha. Lhe aconselho demaaaais que leia os livros seguintes! Você não se arrependerá, garanto-lhe!
=)
Abraços do Jovem Leitor!
Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/
Hahaha Que legal!! xD
ExcluirEu concordo com você, C.S. Lewis faz com que a gente mergulhe em suas histórias, como se a gente estivesse vivenciando ela, isso é fantástico!!
Com certeza vou ler, tenho certeza de que vou gostar também! hahaha xD
Obrigada pela visita! :D
Eu tenho um carinho gigantesco por esse livro, pois foi o primeiro que comprei, então já pode imaginar... E o melhor ainda é que é um livro bem acessível :)
ResponderExcluirJá ao contrário de você, eu não comecei a ler Lewis por causa de Tolkien, mas sim ler Tolkien por causa de Lewis.
Leitores Forever
Hahahaha É, eu imagino!! xD
ExcluirOlha só, que interessante!! hahaha :D
Obrigada pela visita!!!
Oi Lery!
ResponderExcluirEu li o gigantesco vol. único das Crônicas de Nárnia e confesso que passei muito rápido pelos primeiros rsrs
Não via a hora de chegar no O Leão a Feiticeira e o Guarda-roupa rsrs
Adoro essa série e adorei a resenha!
Beijos
P.s.: Respondi a TAG \o/
LiteraMúsicas - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.
Pois é! hahaha Quando a gente lê muito rápido, acaba esquecendo mais rápido depois de um tempo! hahahaha
ExcluirEu também estou gostando bastante!! Que bom que gostou da resenha!! xD
Certo, vou lá conferir!!
Obrigada pela visita!! :D
Oi Lery!
ResponderExcluirNão assisti ao filme, nem li o livro. Eu tenho a edição única, mas ainda não consegui lê-lo. Sempre vejo falar muito bem dele, e espero conseguir lê-lo em breve.
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
São ótimas histórias, é meio difícil não gostar!! hahaha
ExcluirEspero que goste quando for ler!! xD
Obrigada pela visita!! :D
Nossa, eu nem fazia ideia dessa introdução! Assisti aos filmes, mas não tive muita curiosidade em acompanhar nos livros. Bom saber que a história continua sendo tão boa quanto a do filme! :D
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de "O Desafio de Ferro", vem conferir!
Eu também já tinha visto os filmes, mas nunca lia os livros, só agora que realmente consegui começar a ler! hahaha :D
ExcluirA história é ótima!! xD
Obrigada pela visita!!
Quero muito ler As crônicas de nárnia, mas o que eu tenho é o livro único, horrível de ler =/
ResponderExcluirAdorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler ^^
Bjs
Oficina do Leitor / Facebook
Lerissa, eu quero tanto terminar de ler esse livro!
ResponderExcluirMas vou passando outros na frente e acabo não lendo.
Mas lerei!