domingo, 25 de agosto de 2013

Desafio nº4: O cultivo do silêncio.


Pare agora! Dê um stop na música, pause o vídeo, desligue a televisão ou o rádio, guarde o celular, tire os fones de ouvido, enfim... Fuja um pouquinho do barulho e se isso for possível no momento - o que geralmente não é - você terá a possibilidade de perceber com mais clareza o que hoje eu quero expressar.
Vivemos cercado de barulho. Não de sons, como a chuva, a trovoada (sim, aqui está chovendo hoje hehehe), latidos, cantos, o crepitar do fogo... mas de barulho mesmo. Buzinas, telefones tocando, televisão ligada, música no último volume, pessoas contando coisas sem parar, rádio ou noticiário ligados, enfim, milhares de informações e todas ao mesmo tempo. Muitas vezes passam-se dias, semanas, ou até meses sem que experimentemos outra vez o que é realmente o silêncio.

O silêncio tem uma importância crucial em nossa vida, embora muitas vezes não nos damos conta disso. Não são poucas as vezes em que nos deixamos ser engolfados pela correria do dia-a-dia, as preocupações e responsabilidades e nos esquecemos de nós mesmos. Sim, é isso mesmo! Nós não somos máquinas ou robôs, por mais bobo que soe isso! Nós não temos todo dia que acordar, comer, sair e ir pro trabalho, aula ou o que for e simplesmente cumprir obrigações e obedecer regras o dia todo.
Precisamos realmente tirar um tempo, nem que sejam meros minutinhos, para nós mesmos. Temos que cultivar o silêncio. Não estou dizendo que temos que nos desafiar a ficar sem falar nada o tempo todo, nem pensar, pois o diálogo e a comunicação também possuem um papel relevante. O silêncio que temos que cultivar é o silêncio interior. Ah, e como posso fazer isso?
Não é nada complicado. Tire alguns minutos para você, se for mais tempo, melhor ainda. Afaste-se da correria, do barulho, da "mistureba" de informações. Procure um local calmo e tranquilo, se for ao ar livre, melhor ainda! Feche seus olhos por um instante e desligue-se do resto. Depois, respire fundo e observe o mundo ao seu redor. Pense na sua vida, no seu dia, nos seus sonhos, nas suas amizades, na pessoas que você é... enfim, repasse mentalmente tudo que você fez ou deixou de fazer nas últimas semanas, dias ou horas. Pense no que quer mudar ou melhorar. Agradeça a Deus pelo melhor presente que você já ganhou: o dom da vida.
Aprenda a cultivar o silêncio em sua vida e pode não parecer, mas pequenas atitudes como essa fazem toda a diferença! Experimente! Esse é o seu quarto desafio! Não custa nada tentar e você não tem nada a perder. Quem topa?
Por Lerissa Kunzler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...