sábado, 6 de dezembro de 2014

Resenha do livro: Métrica, de Colleen Houver

Primeiro livro lido e resenhado, da Maratona Literária #EuTôDeFérias - Parte I

Respirem fundo, meus amigos. Hoje trago a resenha de um livro f-a-n-t-á-s-t-i-c-o! Faz muito tempo mesmo que Métrica estava na minha lista de leituras e eu sempre empurrava o livro mais para a frente, porque mesmo tendo uma noção do que tratava a história, eu não dava muito pra ele. Mas eu estava errada, o livro me surpreendeu muito e acabou se tornando um dos meus favoritos!
Não se enganem, não é só mais uma simples história de romance, não, é com certeza MUITO MAIS!
Título: Métrica
Autora: Colleen Houver
Editora: Galera Record
Edição: 1
Nº de páginas: 304
Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
     Eu estou justamente pensando como é que vou colocar em palavras tudo o que esse livro me fez sentir, tudo o que me ensinou e que me fez entender. Como eu disse anteriormente, mesmo sendo um romance, o livro não gira simplesmente em torno de uma simples história de amor (que na verdade nem simples não é), mas vai muito além. É um livro que faz pensar, que faz até mesmo com que as pessoas entendam a importância de aceitar as coisas e os acontecimentos como são e saber lidar com a situação, não importa qual seja.
     A história conta a história de Layken, ou Lake para os mais próximos, uma jovem que está insatisfeita por estar tendo de se mudar do Texas - onde sempre vivera - para o Michigan, com sua mãe e seu irmão. Eles haviam perdido o pai em uma morte repentina e agora eram obrigados a se mudar. Quando conhecemos Lake, ela está revoltada com tudo aquilo, mas logo a situação muda de figura, pois mal tendo chegado a Ypsilanti, no Michigan, ela conhece Will.
"Amplie seus limites, Lake. É para isso que eles existem."
     Will é um jovem misterioso e fascinante e ela logo acaba se apaixonando por ele. Will tinha um irmão pequeno, de nome Caulder - assim como Lake tinha seu irmão Kel, ambos de 9 anos - e os pais de Will e Caulder tinham morrido de um acidente e Will então assumira a responsabilidade de criar seu irmão. Will e Lake se dão muito bem, como se tivessem se conhecido pela vida toda.
     Porém, logo tudo muda de figura. Lake, ao voltar para a escola, descobre algo sobre Will que simplesmente acaba com todas as chances de existir algo entre eles. Agora Lake tem que enfrentar a situação de estar sempre por perto de Will e fingir que não está, o que lhe causa muita dor. Mas calma, as coisas não param por aí. Quando o leitor pensa "opa, que situação terrível" as coisas se tornam ainda mais difíceis. Sim, Lake acaba descobrindo algo que a deixa sem chão e que a obriga a ser forte por sua família, por Kel.
     É um livro de narrativa intensa, que transmite com uma nitidez surpreendente os sentimentos e as sensações dos personagens da história, fazendo com que o leitor se coloque no lugar de Lake e dos outros personagens também. Além disso, os personagens são muito cativantes e é interessante observar que cada um deles possui sua própria história - por exemplo, Eddie não fica conhecida na história apenas por ser a melhor amiga de Lake, mas por toda sua história, que é o que constrói o personagem. Em outras palavras, os personagens não giram apenas em torno do personagem principal, eles possuem "vida própria", o que acaba enriquecendo a história.
"Não levem a vida tão a sério. Deem um murro bem na cara dela quando ela estiver precisando de uma boa surra. Riam dela.
E riam muito. Nunca passem um dia sem rir pelo menos uma vez."
     É um livro que faz chorar, que faz rir, mas que acima de tudo, faz pensa (sem falar que a autora surpreende muito o leitor no decorrer da história). É incrível como Lake consegue ser forte em todas as situações, mesmo quando tudo parece simplesmente estar desabando sobre ela. E mais incrível ainda - e também uma das coisas que achei mais lindo na história - é a maneira como os pequenos, especialmente Kel, aceitam a situação que se impõe sobre eles com a maior tranquilidade e serenidade e até conseguindo fazem os outros rirem. A simplicidade das crianças em situações que até mesmo muitos adultos considerariam desesperadora é tocante.
     Mas o livro também tem muitas outras características interessantes. São muito legais as referências aos Avett Brothers no início de cada capítulo e a forma como a autora conseguiu sincronizar os trechos das músicas da banda com a história. Outra coisa interessante - não, na verdade vai muito além de interessante - é o que livro traz sobre slam poetry. What?!
     Eu nem sabia que isso existia até ter contato com esse livro. Slam poetry é uma variedade poesia, em que as pessoas apresentam, leem ou recitam um poema que elas próprias criaram, mas de uma maneira diferente da tradicional. É uma maneira que faz as pessoas verem a poesia de um modo totalmente diferente e entenderem o verdadeiro sentido de escrever poemas. Em outras palavras, é como pôr sua própria alma e sua própria vida em um poema e fazer com os outros sintam o que você está dizendo. Vale a pena pesquisar e conhecer um pouco mais sobre isso.
     Até deixo a dica de um vídeo (que não encontrei legendado), mas que dá pra ter uma noção sobre o que é um slam poem e eu adoro esse em especial, porque ele faz uma espécie de reflexão sobre a tecnologia e a maneira como ela afeta a nós mesmos e as nossas vidas.

     E vale a pena também conhecer esse livro, se deixar tocar pela história, compreender toda a situação pela qual os personagens passam e aprender junto com eles todas as lições que o livro transmite.
     E olha só... O livro já tem sua continuação, o segundo livro chama-se Pausa e os dois já constituem parte da trilogia chamada Slammed. Nem vou comentar que fiquei muito curiosa a respeito do segundo livro. Em breve, estejam certos de conferir a segunda resenha por aqui também!
     Volto em breve com mais resenhas das leituras da Maratona. ;)
Por Lerissa Kunzler

19 comentários:

  1. Menina, adorei a sua resenha, parece que a historia vai muito além do que eu imaginava, eu sempre via falarem muito desse livro, dizem que ele é muito bom e tudo mais, mas confesso nunca me despertou interesse nenhum sobre o mesmo, mas ao ler sua resenha, e ver que o livro também superou a suas expectativas acho que vale apena dá uma conferida, vou parar de adiar essa leitura então! ;)

    valeu pela dica!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fico muito feliz que tenha gostado!! xD
      E realmente, eu achava isso também sabe, eu queria ler, mas ia empurrando porque achava que era só mais um romance como tantos! Mas não é e eu me surpreendi bastante, a história vai bem além mesmo!!
      Hahaha Leia sim, eu espero que você goste!! :D
      E muito obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Olá!!

    É incrível como todas as resenhas falam super bem desse livro, a cada resenha nova que leio minha vontade de lê-lo só aumenta! Gostei desse primeiro quote, bem inspirador. :)

    Acho que a minha primeira resenha para a maratona também saíra por esses dias.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E falam bem com razão, é um livro muito bom!! xD
      Os quotes são ótimos mesmo! Opa, que legal que você também está participando, vou esperar pela sua resenha então!! :D
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Olha o primeiro livro que li da autora foi UM CASO PERDIDO e sinceramente tenho que confessar que amei. Fiquei apaixonada pela sua narrativa e principalmente pelos personagens que são bastante cativantes. Tenho Métrica em minha estante, mas eu ainda não tive chance de ler. Espero gostar bastante, porque sua resenha me chamou mais atenção ainda e me deixou curiosa para iniciar a leitura. Mas vou deixar agora para o ano que vem, porque pelo que andei vendo, parece que vem muita novidade pela frente =]

    Fico feliz que tenha gostado do livro.
    Espero que continue assim linda
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Um Caso Perdido e eu nem tinha me interessado pelo livro, mas depois de ler Métrica, com certeza vou querer ler mais obras da autora!!
      Eu adorei a forma como ela construiu os personagens nesse livro e, se em UCP também é assim, isso já me incentiva bastante para ler esse também!! :D
      Hahaha Baah, eu espero que você goste então, o livro é muito bom!!
      Opa, obrigada!! xD
      Valeu pela visita!!

      Excluir
  4. Oi Lerissa, como vai?

    Esse livro é mesmo incrível eu também sou apaixonado. Lembro que comecei a me interessar em poesia depois de lê-lo. Pausa é ainda melhor. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o livro faz a gente se interessar por poesia! É bom porque faz a gente perceber que poesia não se limita apenas naquela forma tradicional que normalmente conhecemos, poesia é muito mais!
      Essa é uma das muitas coisas que gostei no livro!
      Baah, se Pausa é ainda melhor, então eu tenho que ler para ontem! hahaha xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  5. Eu nunca tinha botado fé nas histórias dessa autora. Todo mundo falava tãaao bem sobre ela, mas sabe quando você simplesmente não desperta curiosidade em ler? Pois então, até que eu li Um Caso Perdido, e caramba, como eu tava errada. Já leu esse livro? Se não, leia imediatamente, ainda mais se você gostou tanto de Métrica! É incrível como ela consegue retratar assuntos pesados de forma que surpreendem o leitor, as vezes a gente nem tá esperando por aquilo e ela joga a bomba, e temos que ir aprendendo a lidar com a situação junto do personagem. Adorei sua resenha, assim que der vou ler esse livro também *-*

    xx Carol
    Te indiquei pra responder uma tag, vem ver! http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/12/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Aconteceu exatamente o mesmo comigo antes de ler esse livro, mas depois acabei lendo e, caramba, me surpreendi muito!! xD
      Baah, agora estou ficando muito curiosa a respeito de UCP, eu adorei o estilo da autora, então provavelmente vou ler também!!
      Obrigada pela visita!! :D
      Opa, obrigada, vou conferir!! :D

      Excluir
  6. Oi Leryzita!
    Eu vejo tanta gente falando bem desse livro, só que o pamonha aqui ainda não conseguiu ler :/
    Adorei a resenha e espero a segunda haha

    Beijão
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Mas é um ótimo livro!!
      Opa, obrigada, em breve vai aparecer por aqui! hahaha xD
      Vou lá conferir, valeu pela visita!! :D

      Excluir
  7. Oiiie
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha e espero gostar muito da leitura, já tenho o livro mas ainda não o li, espero gostar da trilogia toda e curtir os personagens, escuto muito elogios sobre o livro.
    Parabéns pela resenha e que bom que curtiu o livro haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/caixa-de-correio-19-especial-meu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou!! xD
      Espero que você goste sim! E sobre os personagens, é uma das coisas que eu mais gostei no estilo da autora, ela constrói muito bem a personalidade deles, faz a gente gostar dos personagens!
      Espero que você goste também!! :D
      Valeu pela visita!!

      Excluir
  8. Hey!
    Eu já ouvi muito (muitos elogios inclusive) sobre esse livro , mas nunca tinha me interessado muito...
    Porém esse mistério todo me deixou louca pra lê-lo logo!
    Adorei a resenha flor! *-*

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo acontecia comigo, sabe, não me chamava a atenção!
      Mas acabei amando o livro!! hahaha
      Opa, obrigada, que bom que gostou!! xD
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  9. Olá Lerissa,
    Adorei a sua resenha! Quando eu li Maybe Someday, da mesma autora, senti o mesmo que você: Não sabia expressar em palavras o que senti. Enfim, acho que essa autora sempre nos trás algo que pensar e eu adoraria ler Métrica, mas tenho tanto medo de não gostar, afinal há tantas resenhas negativas :/
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigada!! xD
      Não conheço esse livro que você mencionou, mas é verdade que a autora sempre nos faz pensar e faz isso de uma forma genial!
      Olha, eu confesso que não vi muitas resenhas negativas sobre o livro, mas eu também tinha esse receio sobre não saber se eu ia gostar ou não! hahaha Mas acabei adorando o livro!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  10. Leriisa, estou doida pra ler essa trilogia!
    Já tenho os livros, estava só esperando as férias para começar a ler.
    Sua resenha ficou ótima, só aumentou minha urgência em conferir a história.
    Lerei em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...