segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: Os 13 Porquês, de Jay Asher

Quarto livro lido e resenhado para a Maratona Literária
#EuTôDeFérias Parte I

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Edição: 1
Nº de páginas: 256
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
      E se de repente você encontrasse na porta de sua casa um embrulho sem remetente, direcionado a você e que tivesse em seu conteúdo uma porção de fitas de alguém que se suicidou semanas antes? E, pior ainda, se você começasse a ouvir as fitas e perceber que elas formam uma espécie de lista, contendo as pessoas que contribuíram para o suicídio de quem gravou as fitas? E se você, sem saber, tivesse se tornado um dos culpados?

"Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."
      É exatamente esse o dilema de Clay Jensen. Ele recebe o pacote de fitas e, ao começar a escutá-las, percebe que está entre um dos 13 porquês de sua colega Hannah ter se suicidado. As fitas vão passando em ordem para cada um dos que estão nelas e, dessa forma, muitos segredos são revelados e isso não pode ser evitado, pois, se as fitas não forem passadas de um para outro de maneira correta, outro pacote das mesmas fitas virá à tona e então tudo se tornará público.
      Clay sofre. Sofre por saber que teve culpa naquele incidente terrível, sofre ao ouvir a voz de Hannah pela última vez, sofre ao descobrir tantas coisas que nem imaginava. No decorrer das 13 fitas - cada uma contendo um dos porquês que contribuíram para o suicídio de Hannah - Clay vai revivendo todos os passos da vida de Hannah desde que ela chegara naquela cidade até sua morte.
"Tudo o que a gente realmente possui... é o agora."
      É um livro bem interessante e certamente bem diferente. Ele começa pelo final, bem dizer, e vai voltando no tempo para apresentar ao leitor o conteúdo das fitas e a forma como ele afeta os personagens. Mas seu verdadeiro diferencial está nas suas características: por exemplo, o livro faz uma junção de um tema polêmico, o suicídio (além de tratar de muitos outros temas), com as gravações nas fitas - tornando a história bem peculiar. Além disso, o livro apresenta de maneira simultânea as gravações de Hannah e os pensamentos e sensações de Clay - o que também é bem interessante, pois o leitor pode acompanhar as duas coisas ao mesmo tempo.
      O livro que prende a atenção do leitor e, quando este se dá conta, não consegue mais parar a leitura, pois quer sempre desvendar o que vem na próxima fita e a narrativa também desperta muita curiosidade a respeito de seu desfecho. Aliás, o único ponto que achei meio fraco na história foi o próprio desfecho, pois o decorrer da história deixa uma grande expectativa pelo final e acredito que faltou "algo" neste, pois o livro simplesmente termina e é isso, sem muita emoção.
      Torna-se muito interessante acompanhar o ponto de vista de Hannah em suas fitas e perceber o que se passa na cabeça de alguém nessa situação. Na verdade, no início das fitas, Hannah realmente se tornou uma vítima da situação. Mas no decorrer das fitas, percebe-se que ela passou realmente a buscar motivos que pudessem lhe dar as motivações derradeiras para ser capaz de cometer o ato nefasto de se suicidar, pois ela foi se afundando cada vez mais.
"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play."
      A história toda também serve como lição. É interessante notar como as pequenas atitudes de uma pessoa podem influenciar muito a vida do outro e afetá-la de maneiras que muitas vezes nem se pode imaginar. E como muitas vezes pode haver alguém por perto sofrendo ou passando por alguma situação difícil e nem sempre os outros são capazes de perceber isso. Hannah, por exemplo, queria que alguém lhe ajudasse, que percebesse sua situação, pois como os outros notam depois, os sinais estavam lá. Ela não conseguia ajudar a si mesma, mas queria que alguém fosse capaz de fazer isso por ela.
      Uma história intensa, um livro que prende a atenção... Uma lição.
Por Lerissa Kunzler

20 comentários:

  1. Uau, o livro parece realmente impactante. Fiquei com vontade de lê-lo. Que história... Imagine só saber que você é um dos motivos pela morte de alguém. Chocante. Realmente uma grande lição

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É certamente um livro que gera uma grande variedade de temas para serem discutidos e muitos deles polêmicos!
      Hahaha É verdade né, já pensou... hahaha Com certeza!
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  2. Preciso deste livrooooo =(, faz tempo que quero comprar e ele ta sempre caro. Necessito desta leitura
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais empolgado pra ler
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que vale a pena ler!
      Obrigada! hahaha Que bom saber disso!
      Espero que consigo o livro logo e espero que goste!! xD
      Valeu pela visita! :D

      Excluir
  3. Uau! Amei a resenha! Já estou louca pra ler esse livro faz tempo! Até baixei ele em PDF, mas ultimamente não estou com tempo pra leituras T.T Mas logo logo espero desfrutar dessa leitura que promete me deixar realmente tocada pela tensão dessa situação. Acho que os temas escolhidos pelo autor foram realmente polêmicos e isso acaba contribuindo para uma leitura ainda mais instigante, não é? XD

    Beijos


    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou, obrigada!! xD
      Com certeza, é uma leitura bem instigante mesmo! E é daqueles livros que prendem o leitor sabe, que o deixam cada vez mais curioso a respeito do que vai acontecer a seguir! hahaha
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  4. Hey!
    Esse livro sempre chamou muito minha atenção por causa do tema! Creio que se eu fosse lê-lo eu também não conseguiria parar de ler, já que eu sou muito curiosa!
    Eu gostei muito da resenha, e sem dúvidas, esse livro agora é uma das minhas prioridades haha :)

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu também sou curiosa e comigo aconteceu justamente isso... não consegui mais parar de ler! hahaha xD
      Opa, fico feliz que tenha gostado!!
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  5. Olá Lerissa, tudo bem?

    A resenhista do blog falou sobre o livro lá no blog e eu fiquei muito curioso. Sua opinião bateu muito com a dela, estou louco pelo livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e vc?? :D
      Hahaha É, o livro desperta muito a curiosidade!!
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  6. Olá.
    Já tinha visto esse livro em vários lugares, mas nunca tinha procurado saber do que se tratava, fiquei muito curioso depois que li a sua resenha! Cara... preciso ler hahaha´
    Abraço!

    BLOG LITERANDO >> http://blogliterando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Geralmente quando a gente procura saber mais sobre algum livro, a curiosidade aumenta mais ainda! hahaha xD
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Olá! Já tinha visto a resenha desse livro em alguns lugares mas não fazia ideia de que era essa a história! hahahah Parece ser mesmo bem interessante e adorei os quotes. A história parece ser meio trágica mas trazer uma bonita lição no final, pretendo ler um dia desses, já que não é uma história muito longa.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo! hahaha E os quotes são ótimos, né?? xD
      A história toda possui meio que uma narrativa de angústia e tal e é bem trágica sim, mas faz a gente pensar! E também é bem aquele tipo de livro que possui vários temas que poderiam ser debatidos também!!
      É, ele é bem fácil de ler, dá para ler rapidinho! hahaha
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  8. Li uma parte desse livro (que equivale a três das fitas de Hannah) há algum tempo. Mas infelizmente tive que deixar a leitura de lado, pois o arquivo em PDF que encontrei era, por falta de palavras, pobre. Então, cada vez que lia, sentia que não estava pegando toda a ideia e me perdia entre os pensamentos de Clay e a narrativa de Hannah.

    Mas, pelo pouco que vi, gostei bastante. Creio que Jay Asher soube abordar bem o tema (como todos costumam dizer) e é um livro que preciso ter na minha estante, pois gosto quando os autores se arriscam e criam algo mais complexo e sólido, que realmente mexe com os sentimentos e percepções dos leitores.

    Sua resenha, muito bem escrita, diga-se de passagem, só me deixou com mais vontade de finalizar essa leitura o mais rápido possível. Parabéns. Xx.

    Fernanda - Apenas Uma História

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baah, daí fica complicado!! hahaha Eu também já me deparei com situações semelhantes, é bem lamentável!
      Mas o autor foi ótimo e soube mesmo abordar bem o tema, é um ótimo livro!!
      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado da resenha!! :D
      Obrigada pela visita!! xD

      Excluir
  9. Nunca diga para uma pessoa seguir em frente. É tudo o que tenho a dizer.
    Beijos,
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler hoje esse livro! Por indicação de uma amiga, e to adorando!!! Muito bom, o tema realmente é forte, e estou muito curiosa pra ler o porquê do Clay ser um dos motivos! =D

    (*Adorei o blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que legal! Tenha uma ótima leitura!! xD
      É, o livro deixa a gente bem curiosa sobre isso!! hahaha
      Espero que você goste e fico feliz que tenha gostado do blog! xD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...